Educação, diversidade e políticas públicas brasileiras:: reflexões sobre 30 anos de debate no Brasil (1990-2020)
O presente texto reflete sobre as transformações no debate sobre diversidade e políticas públicas educacionais no Brasil no período entre 1990 e 2020. Por meio de um exercício panorâmico, trata-se de destacar alguns pontos dessa temática a partir de dois eixos: gênero e sexualidade e diversidade étn...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31946 |
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Resumo: | O presente texto reflete sobre as transformações no debate sobre diversidade e políticas públicas educacionais no Brasil no período entre 1990 e 2020. Por meio de um exercício panorâmico, trata-se de destacar alguns pontos dessa temática a partir de dois eixos: gênero e sexualidade e diversidade étnico-racial. No período analisado, são destacadas duas questões: por um lado, as relações entre políticas universalistas e políticas focadas na diferença; por outro lado, como a polarização política, progressivamente, passou a incidir no debate sobre diversidade e educação. Nas considerações finais, analisa-se o papel do Estado brasileiro em promover o desenvolvimento de uma educação comprometida com os direitos humanos, a diversidade e a equidade. |
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