EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN

Discutir aspectos relacionados à avaliação, sobretudo no espaço escolar, requer muito cuidado, uma vez que aborda procedimentos que estão relacionados à prática didático-pedagógica, envolvendo assim, crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas, professores e alunos. Diante desta problemátic...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Geovar Miguel, Silva de Araújo, Maria Franciely, Araújo da Silva, Julliana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31942
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-31942
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-319422023-07-13T18:24:41Z EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN AVALIAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN Santos, Geovar Miguel Silva de Araújo, Maria Franciely Araújo da Silva, Julliana Avaliação Ensino-aprendizagem Zona rural Educação do Campo Avaliação Ensino-aprendizagem Zona rural Educação do Campo Evaluación Enseñanza-aprendizaje Zona rural Educación rural Assessment Teaching-learning Countryside Field Education Discutir aspectos relacionados à avaliação, sobretudo no espaço escolar, requer muito cuidado, uma vez que aborda procedimentos que estão relacionados à prática didático-pedagógica, envolvendo assim, crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas, professores e alunos. Diante desta problemática resolveu-se realizar este trabalho, visando conhecer a realidade de uma escola da zona rural do município de Santana do Matos/RN, no que diz respeito aos aspectos da avaliação numa instituição educativa. O presente estudo assume uma abordagem qualitativa, que trabalha com o universo de significados, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos sobre avaliação da aprendizagem utilizando os escritos de Luckesi (2011) Sobrinho, Morais, Garcia (2017), Hadji (2001), dentre outros; trata-se também de pesquisa de campo, onde fomos in lócus em uma escola da zona rural do município pesquisado, em que, na oportunidade foi realizada uma entrevista estruturada com a direção, coordenação e uma professora da instituição com relação a nota do IDEB e de como se dá o processo avaliativo na referida escola. Sabendo que a avaliação é um processo muito importante na vida dos alunos e dos professores, concluímos que de modo geral a instituição faz o uso de metodologias diversas  e estratégias inovadoras avaliativas no processo ensino-aprendizagem, facilitando a compreensão do aluno sobre diversos objetos de conhecimentos, fazendo com que estes compreendam e percebam cada vez melhor o desenvolvimento da sua aprendizagem, aspecto este que pode ser melhorado. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-07-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31942 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 23 n. 1 (2023): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; 207-221 1984-3879 10.21680/1984-3879.2023v23n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31942/17207 Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Santos, Geovar Miguel
Silva de Araújo, Maria Franciely
Araújo da Silva, Julliana
spellingShingle Santos, Geovar Miguel
Silva de Araújo, Maria Franciely
Araújo da Silva, Julliana
EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN
author_facet Santos, Geovar Miguel
Silva de Araújo, Maria Franciely
Araújo da Silva, Julliana
author_sort Santos, Geovar Miguel
title EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN
title_short EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN
title_full EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN
title_fullStr EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN
title_full_unstemmed EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN
title_sort evaluación en el espacio escolar: reflexiones sobre una escuela en el área rural de santana do matos-rn : reflexões acerca de uma escola da zona rural de santana do matos-rn
description Discutir aspectos relacionados à avaliação, sobretudo no espaço escolar, requer muito cuidado, uma vez que aborda procedimentos que estão relacionados à prática didático-pedagógica, envolvendo assim, crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas, professores e alunos. Diante desta problemática resolveu-se realizar este trabalho, visando conhecer a realidade de uma escola da zona rural do município de Santana do Matos/RN, no que diz respeito aos aspectos da avaliação numa instituição educativa. O presente estudo assume uma abordagem qualitativa, que trabalha com o universo de significados, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos sobre avaliação da aprendizagem utilizando os escritos de Luckesi (2011) Sobrinho, Morais, Garcia (2017), Hadji (2001), dentre outros; trata-se também de pesquisa de campo, onde fomos in lócus em uma escola da zona rural do município pesquisado, em que, na oportunidade foi realizada uma entrevista estruturada com a direção, coordenação e uma professora da instituição com relação a nota do IDEB e de como se dá o processo avaliativo na referida escola. Sabendo que a avaliação é um processo muito importante na vida dos alunos e dos professores, concluímos que de modo geral a instituição faz o uso de metodologias diversas  e estratégias inovadoras avaliativas no processo ensino-aprendizagem, facilitando a compreensão do aluno sobre diversos objetos de conhecimentos, fazendo com que estes compreendam e percebam cada vez melhor o desenvolvimento da sua aprendizagem, aspecto este que pode ser melhorado.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31942
work_keys_str_mv AT santosgeovarmiguel evaluacionenelespacioescolarreflexionessobreunaescuelaenelarearuraldesantanadomatosrnreflexoesacercadeumaescoladazonaruraldesantanadomatosrn
AT silvadearaujomariafranciely evaluacionenelespacioescolarreflexionessobreunaescuelaenelarearuraldesantanadomatosrnreflexoesacercadeumaescoladazonaruraldesantanadomatosrn
AT araujodasilvajulliana evaluacionenelespacioescolarreflexionessobreunaescuelaenelarearuraldesantanadomatosrnreflexoesacercadeumaescoladazonaruraldesantanadomatosrn
AT santosgeovarmiguel avaliacaonoespacoescolarreflexoesacercadeumaescoladazonaruraldesantanadomatosrn
AT silvadearaujomariafranciely avaliacaonoespacoescolarreflexoesacercadeumaescoladazonaruraldesantanadomatosrn
AT araujodasilvajulliana avaliacaonoespacoescolarreflexoesacercadeumaescoladazonaruraldesantanadomatosrn
_version_ 1771948234583834624