EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN
Discutir aspectos relacionados à avaliação, sobretudo no espaço escolar, requer muito cuidado, uma vez que aborda procedimentos que estão relacionados à prática didático-pedagógica, envolvendo assim, crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas, professores e alunos. Diante desta problemátic...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31942 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-31942 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-319422023-07-13T18:24:41Z EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN AVALIAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN Santos, Geovar Miguel Silva de Araújo, Maria Franciely Araújo da Silva, Julliana Avaliação Ensino-aprendizagem Zona rural Educação do Campo Avaliação Ensino-aprendizagem Zona rural Educação do Campo Evaluación Enseñanza-aprendizaje Zona rural Educación rural Assessment Teaching-learning Countryside Field Education Discutir aspectos relacionados à avaliação, sobretudo no espaço escolar, requer muito cuidado, uma vez que aborda procedimentos que estão relacionados à prática didático-pedagógica, envolvendo assim, crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas, professores e alunos. Diante desta problemática resolveu-se realizar este trabalho, visando conhecer a realidade de uma escola da zona rural do município de Santana do Matos/RN, no que diz respeito aos aspectos da avaliação numa instituição educativa. O presente estudo assume uma abordagem qualitativa, que trabalha com o universo de significados, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos sobre avaliação da aprendizagem utilizando os escritos de Luckesi (2011) Sobrinho, Morais, Garcia (2017), Hadji (2001), dentre outros; trata-se também de pesquisa de campo, onde fomos in lócus em uma escola da zona rural do município pesquisado, em que, na oportunidade foi realizada uma entrevista estruturada com a direção, coordenação e uma professora da instituição com relação a nota do IDEB e de como se dá o processo avaliativo na referida escola. Sabendo que a avaliação é um processo muito importante na vida dos alunos e dos professores, concluímos que de modo geral a instituição faz o uso de metodologias diversas e estratégias inovadoras avaliativas no processo ensino-aprendizagem, facilitando a compreensão do aluno sobre diversos objetos de conhecimentos, fazendo com que estes compreendam e percebam cada vez melhor o desenvolvimento da sua aprendizagem, aspecto este que pode ser melhorado. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-07-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31942 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 23 n. 1 (2023): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; 207-221 1984-3879 10.21680/1984-3879.2023v23n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31942/17207 Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Santos, Geovar Miguel Silva de Araújo, Maria Franciely Araújo da Silva, Julliana |
spellingShingle |
Santos, Geovar Miguel Silva de Araújo, Maria Franciely Araújo da Silva, Julliana EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN |
author_facet |
Santos, Geovar Miguel Silva de Araújo, Maria Franciely Araújo da Silva, Julliana |
author_sort |
Santos, Geovar Miguel |
title |
EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN |
title_short |
EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN |
title_full |
EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN |
title_fullStr |
EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN |
title_full_unstemmed |
EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN |
title_sort |
evaluación en el espacio escolar: reflexiones sobre una escuela en el área rural de santana do matos-rn : reflexões acerca de uma escola da zona rural de santana do matos-rn |
description |
Discutir aspectos relacionados à avaliação, sobretudo no espaço escolar, requer muito cuidado, uma vez que aborda procedimentos que estão relacionados à prática didático-pedagógica, envolvendo assim, crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas, professores e alunos. Diante desta problemática resolveu-se realizar este trabalho, visando conhecer a realidade de uma escola da zona rural do município de Santana do Matos/RN, no que diz respeito aos aspectos da avaliação numa instituição educativa. O presente estudo assume uma abordagem qualitativa, que trabalha com o universo de significados, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos sobre avaliação da aprendizagem utilizando os escritos de Luckesi (2011) Sobrinho, Morais, Garcia (2017), Hadji (2001), dentre outros; trata-se também de pesquisa de campo, onde fomos in lócus em uma escola da zona rural do município pesquisado, em que, na oportunidade foi realizada uma entrevista estruturada com a direção, coordenação e uma professora da instituição com relação a nota do IDEB e de como se dá o processo avaliativo na referida escola. Sabendo que a avaliação é um processo muito importante na vida dos alunos e dos professores, concluímos que de modo geral a instituição faz o uso de metodologias diversas e estratégias inovadoras avaliativas no processo ensino-aprendizagem, facilitando a compreensão do aluno sobre diversos objetos de conhecimentos, fazendo com que estes compreendam e percebam cada vez melhor o desenvolvimento da sua aprendizagem, aspecto este que pode ser melhorado. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31942 |
work_keys_str_mv |
AT santosgeovarmiguel evaluacionenelespacioescolarreflexionessobreunaescuelaenelarearuraldesantanadomatosrnreflexoesacercadeumaescoladazonaruraldesantanadomatosrn AT silvadearaujomariafranciely evaluacionenelespacioescolarreflexionessobreunaescuelaenelarearuraldesantanadomatosrnreflexoesacercadeumaescoladazonaruraldesantanadomatosrn AT araujodasilvajulliana evaluacionenelespacioescolarreflexionessobreunaescuelaenelarearuraldesantanadomatosrnreflexoesacercadeumaescoladazonaruraldesantanadomatosrn AT santosgeovarmiguel avaliacaonoespacoescolarreflexoesacercadeumaescoladazonaruraldesantanadomatosrn AT silvadearaujomariafranciely avaliacaonoespacoescolarreflexoesacercadeumaescoladazonaruraldesantanadomatosrn AT araujodasilvajulliana avaliacaonoespacoescolarreflexoesacercadeumaescoladazonaruraldesantanadomatosrn |
_version_ |
1771948234583834624 |