EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN : REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN

Discutir aspectos relacionados à avaliação, sobretudo no espaço escolar, requer muito cuidado, uma vez que aborda procedimentos que estão relacionados à prática didático-pedagógica, envolvendo assim, crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas, professores e alunos. Diante desta problemátic...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Geovar Miguel, Silva de Araújo, Maria Franciely, Araújo da Silva, Julliana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31942
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Discutir aspectos relacionados à avaliação, sobretudo no espaço escolar, requer muito cuidado, uma vez que aborda procedimentos que estão relacionados à prática didático-pedagógica, envolvendo assim, crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas, professores e alunos. Diante desta problemática resolveu-se realizar este trabalho, visando conhecer a realidade de uma escola da zona rural do município de Santana do Matos/RN, no que diz respeito aos aspectos da avaliação numa instituição educativa. O presente estudo assume uma abordagem qualitativa, que trabalha com o universo de significados, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos sobre avaliação da aprendizagem utilizando os escritos de Luckesi (2011) Sobrinho, Morais, Garcia (2017), Hadji (2001), dentre outros; trata-se também de pesquisa de campo, onde fomos in lócus em uma escola da zona rural do município pesquisado, em que, na oportunidade foi realizada uma entrevista estruturada com a direção, coordenação e uma professora da instituição com relação a nota do IDEB e de como se dá o processo avaliativo na referida escola. Sabendo que a avaliação é um processo muito importante na vida dos alunos e dos professores, concluímos que de modo geral a instituição faz o uso de metodologias diversas  e estratégias inovadoras avaliativas no processo ensino-aprendizagem, facilitando a compreensão do aluno sobre diversos objetos de conhecimentos, fazendo com que estes compreendam e percebam cada vez melhor o desenvolvimento da sua aprendizagem, aspecto este que pode ser melhorado.