EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO

O objetivo deste artigo é discutir sobre as contribuições do pensador alemão Theodor W. Adorno para uma educação de resistência ao autoritarismo e em defesa da democracia. Quando de seu retorno ao Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, Adorno se mostrou interessado em refletir sobre a p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Roque da Silva, Max Rodolfo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31940
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-31940
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-319402023-07-13T18:27:22Z EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO Roque da Silva, Max Rodolfo autoritarismo resistência educação emancipação democracia O objetivo deste artigo é discutir sobre as contribuições do pensador alemão Theodor W. Adorno para uma educação de resistência ao autoritarismo e em defesa da democracia. Quando de seu retorno ao Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, Adorno se mostrou interessado em refletir sobre a persistência dos pressupostos nazifascistas, inserindo a educação no debate mais amplo de suas formas de enfrentamento e superação. Ao que parece, o centro de sua reflexão passa diretamente pela formação de um sujeito que não se deixe levar cegamente por uma liderança autoritária e que seja capaz de refletir por si próprio. Neste sentido, ancorando-se em ensaios escritos por Adorno e textos de comentadores, espera-se lançar luzes sobre uma questão latente em nossa sociedade, que exige da educação um posicionamento e uma atuação assente com as exigências colocadas pelo nosso tempo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-07-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31940 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 23 n. 1 (2023): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; 170-188 1984-3879 10.21680/1984-3879.2023v23n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31940/17200 Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Roque da Silva, Max Rodolfo
spellingShingle Roque da Silva, Max Rodolfo
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO
author_facet Roque da Silva, Max Rodolfo
author_sort Roque da Silva, Max Rodolfo
title EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO
title_short EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO
title_full EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO
title_fullStr EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO
title_sort educação e democracia: contribuições a partir de theodor w. adorno
description O objetivo deste artigo é discutir sobre as contribuições do pensador alemão Theodor W. Adorno para uma educação de resistência ao autoritarismo e em defesa da democracia. Quando de seu retorno ao Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, Adorno se mostrou interessado em refletir sobre a persistência dos pressupostos nazifascistas, inserindo a educação no debate mais amplo de suas formas de enfrentamento e superação. Ao que parece, o centro de sua reflexão passa diretamente pela formação de um sujeito que não se deixe levar cegamente por uma liderança autoritária e que seja capaz de refletir por si próprio. Neste sentido, ancorando-se em ensaios escritos por Adorno e textos de comentadores, espera-se lançar luzes sobre uma questão latente em nossa sociedade, que exige da educação um posicionamento e uma atuação assente com as exigências colocadas pelo nosso tempo.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31940
work_keys_str_mv AT roquedasilvamaxrodolfo educacaoedemocraciacontribuicoesapartirdetheodorwadorno
_version_ 1771948234374119424