Humor e paródia na obra juvenil "O poeta e o cavaleiro", de Pedro Bandeira

This paper aims to analyze, through the perspective of laughter and parody, the novel O poeta e o cavaleiro, written by Pedro Bandeira, and investigate how, through these elements, the author creates a praise for art, disobedience and humor. For this purpose, our theoretical foundation starts from t...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rodrigues, Severino, Conde, Cristiane, Lottermann, Clarice
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31932
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-31932
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-319322023-10-11T15:08:48Z Humor e paródia na obra juvenil "O poeta e o cavaleiro", de Pedro Bandeira Rodrigues, Severino Conde, Cristiane Lottermann, Clarice This paper aims to analyze, through the perspective of laughter and parody, the novel O poeta e o cavaleiro, written by Pedro Bandeira, and investigate how, through these elements, the author creates a praise for art, disobedience and humor. For this purpose, our theoretical foundation starts from the discussions about laughter by Henry Bergson, carnivalization and parody by Mikhail Bakhtin and parody as an art form by Linda Hutcheon, linking with academic studies by scholars Affonso Romano Sant’anna and José Luiz Fiorin. As a result, we observed that the literary work is able to criticize History, institutions or people, subverting and desacralizing the established. Furthermore, in the case of Brazilian young adult literature, the center of this research, it stimulates a dialogical network of contact with other readings and expands social awareness without leaving aside the ludic aspects. O presente artigo objetiva analisar, pelo viés do riso e da paródia, a obra O poeta e o cavaleiro, escrita por Pedro Bandeira, e investigar como, por meio desses elementos, o autor constrói um elogio à arte, à desobediência e ao humor. Para tanto, nossa fundamentação teórica parte das discussões sobre o riso de Henri Bergson, da carnavalização e da paródia de Mikhail Bakhtin e da paródia como forma de arte de Linda Hutcheon, interligando com os estudos acadêmicos de Affonso Romano de Sant’anna e de José Luiz Fiorin. Como resultados, observamos que a obra literária pode fazer uma crítica à História, às instituições ou às pessoas, subvertendo e dessacralizando o estabelecido. E no caso da literatura juvenil brasileira, centro deste trabalho, estimula uma rede dialógica de contato com outras leituras e expande a consciência social sem deixar à margem o lado lúdico. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-10-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31932 Revista do GELNE; v. 25 n. 1 (2023); e31932 2236-0883 10.21680/1517-7874.2023v25n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31932/17602 Copyright (c) 2023 Revista do GELNE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Rodrigues, Severino
Conde, Cristiane
Lottermann, Clarice
spellingShingle Rodrigues, Severino
Conde, Cristiane
Lottermann, Clarice
Humor e paródia na obra juvenil "O poeta e o cavaleiro", de Pedro Bandeira
author_facet Rodrigues, Severino
Conde, Cristiane
Lottermann, Clarice
author_sort Rodrigues, Severino
title Humor e paródia na obra juvenil "O poeta e o cavaleiro", de Pedro Bandeira
title_short Humor e paródia na obra juvenil "O poeta e o cavaleiro", de Pedro Bandeira
title_full Humor e paródia na obra juvenil "O poeta e o cavaleiro", de Pedro Bandeira
title_fullStr Humor e paródia na obra juvenil "O poeta e o cavaleiro", de Pedro Bandeira
title_full_unstemmed Humor e paródia na obra juvenil "O poeta e o cavaleiro", de Pedro Bandeira
title_sort humor e paródia na obra juvenil "o poeta e o cavaleiro", de pedro bandeira
description This paper aims to analyze, through the perspective of laughter and parody, the novel O poeta e o cavaleiro, written by Pedro Bandeira, and investigate how, through these elements, the author creates a praise for art, disobedience and humor. For this purpose, our theoretical foundation starts from the discussions about laughter by Henry Bergson, carnivalization and parody by Mikhail Bakhtin and parody as an art form by Linda Hutcheon, linking with academic studies by scholars Affonso Romano Sant’anna and José Luiz Fiorin. As a result, we observed that the literary work is able to criticize History, institutions or people, subverting and desacralizing the established. Furthermore, in the case of Brazilian young adult literature, the center of this research, it stimulates a dialogical network of contact with other readings and expands social awareness without leaving aside the ludic aspects.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31932
work_keys_str_mv AT rodriguesseverino humoreparodianaobrajuvenilopoetaeocavaleirodepedrobandeira
AT condecristiane humoreparodianaobrajuvenilopoetaeocavaleirodepedrobandeira
AT lottermannclarice humoreparodianaobrajuvenilopoetaeocavaleirodepedrobandeira
_version_ 1780814802488131584