Políticas de democratização da educação: um estudo com base no pensamento de Boaventura de Sousa Santos

Este trabalho analisa as políticas de democratização da educação no Município do Cabo de Santo Agostinho,Região Metropolitana do Recife. Utiliza como arcabouço teórico o pensamento de Boaventura de Sousa Santos,particularmente suas proposições sobre a democracia participativa. Busca perceber os cont...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Marques, Luciana Rosa
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/3172
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Resumo:Este trabalho analisa as políticas de democratização da educação no Município do Cabo de Santo Agostinho,Região Metropolitana do Recife. Utiliza como arcabouço teórico o pensamento de Boaventura de Sousa Santos,particularmente suas proposições sobre a democracia participativa. Busca perceber os conteúdos emancipatóriosdestas políticas, assim como a possibilidade da construção de uma relação diferenciada entre Estado e sociedade,partindo do pressuposto de que a democratização da gestão de escolas públicas pode contribuir no processo dedemocratização da sociedade e ser incluída no rol de práticas sociais que concorrem para a consciência democráticae participação popular.