Discursos Pós-Coloniais sobre a Lusofonia: Comparando Agualusa e Saramago
Pretende-se analisar e comparar as crónicas de José Eduardo Agualusa e os Cadernos de Lanzarote (III) de JoséSaramago, relativamente aos respectivos discursos sobre a lusofonia. Para tal, parte-se da crítica pós-colonial àideia de lusofonia, assim como do conceito de diáspora, desenvolvendo a premis...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-31712013-01-09T22:03:38Z Discursos Pós-Coloniais sobre a Lusofonia: Comparando Agualusa e Saramago Seixas, Eunice Cristina do N. C. Pretende-se analisar e comparar as crónicas de José Eduardo Agualusa e os Cadernos de Lanzarote (III) de JoséSaramago, relativamente aos respectivos discursos sobre a lusofonia. Para tal, parte-se da crítica pós-colonial àideia de lusofonia, assim como do conceito de diáspora, desenvolvendo a premissa de que Agualusa e Saramagorepresentam dois intelectuais diaspóricos pós-coloniais, mas que vivem em diferentes ‘presentes pós-coloniais’ epor isso, colocam diferentes questões sobre a lusofonia. Conclui-se que, enquanto que Agualusa parece centrar aquestão da reconstrução identitária na própria questão lusófona, criticando as políticas culturais de Portugal, esimultaneamente mantendo viva a utopia lusófona, já Saramago, parece contextualizar a questão político-culturalnuma escala mais global e menos centrada na identificação com a ideia duma comunidade lusófona, ligandoainda a resistência cultural ao trabalho individual do escritor e às potencialidades políticas desse trabalho. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2013-01-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/3171 Revista Cronos; v. 8 n. 1 (2007): Globalizações alternativas 1982-5560 1518-0689 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/3171/2561 Copyright (c) 2014 Revista Cronos |
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Pretende-se analisar e comparar as crónicas de José Eduardo Agualusa e os Cadernos de Lanzarote (III) de JoséSaramago, relativamente aos respectivos discursos sobre a lusofonia. Para tal, parte-se da crítica pós-colonial àideia de lusofonia, assim como do conceito de diáspora, desenvolvendo a premissa de que Agualusa e Saramagorepresentam dois intelectuais diaspóricos pós-coloniais, mas que vivem em diferentes ‘presentes pós-coloniais’ epor isso, colocam diferentes questões sobre a lusofonia. Conclui-se que, enquanto que Agualusa parece centrar aquestão da reconstrução identitária na própria questão lusófona, criticando as políticas culturais de Portugal, esimultaneamente mantendo viva a utopia lusófona, já Saramago, parece contextualizar a questão político-culturalnuma escala mais global e menos centrada na identificação com a ideia duma comunidade lusófona, ligandoainda a resistência cultural ao trabalho individual do escritor e às potencialidades políticas desse trabalho. |
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