CARACTERIZAÇÃO AFETIVA DOS AMBIENTES DE LOJAS DE VESTUÁRIO: UM ESTUDO ORIENTADO À GESTÃO VISUAL
A área da experiência do consumidor cresce constantemente pois trata-se de uma das mais eficazes estratégias da atualidade para aumentar o engajamento e melhorar a lucratividade das marcas. Nesse contexto, na perspectiva da produção de vestuário, a experiência do consumidor não se limita a interação...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/31494 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-31494 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-314942024-01-24T12:03:02Z CARACTERIZAÇÃO AFETIVA DOS AMBIENTES DE LOJAS DE VESTUÁRIO: UM ESTUDO ORIENTADO À GESTÃO VISUAL Dantas, Ítalo José de Medeiros Soares, Moally Janne de Brito Bessa, Maria Lindelene da Silva Souza, Sthéfani Santos de Melo, Edna Maria de marketing sensorial ambiente de loja de vestuário NeuroDesign Moda Experiência do consumidor A área da experiência do consumidor cresce constantemente pois trata-se de uma das mais eficazes estratégias da atualidade para aumentar o engajamento e melhorar a lucratividade das marcas. Nesse contexto, na perspectiva da produção de vestuário, a experiência do consumidor não se limita a interação usuário-produto, mas se estende até o ambiente de comercialização, ou seja, as lojas de varejo. Isso requer um planejamento estético que atenda às expectativas dos consumidores, garantindo experiência positiva e promovendo conforto psicológico aos indivíduos, incentivando-os a comprar e retornar. Observando a necessidade de desenvolver estratégias de marketing sensorial, este artigo faz parte de uma pesquisa de iniciação científica, conduzida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, que visa investigar os afetos (positivos ou negativos) associados pelos potenciais consumidores de moda às lojas de vestuário de Caicó (Rio Grande do Norte). Metodologicamente, trata-se de pesquisa aplicada, de objetivos exploratório-descritivos e abordagem quantitativa. Para avaliar as relações afetivas dos potenciais consumidores aplicou-se a versão reduzida da escala “Positive and Negative Affect Schedule” (PANAS), empregando escala Likert de 5 pontos como técnica de classificação. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Em relação ao estímulo visual, adotaram-se fotografias em 360º dos ambientes das lojas locais, com a imersão ocorrendo com o uso de óculos de realidade virtual, visando obter uma experiência mais assertiva. Os resultados obtidos demonstraram que os ambientes investigados evocam sentimentos predominantemente positivos, porém com algumas moderações, indicando problemas de organização dos produtos, tamanho dos espaços e iluminação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2024-01-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto e Imagem application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/31494 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 9 n. 1 (2024): Edição de Janeiro de 2024; 156-174 2448-296X 10.21680/2448-296X.2024v9n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/31494/18211 Copyright (c) 2024 Ítalo José de Medeiros Dantas, Moally Janne de Brito Soares, Maria Lindelene da Silva Bessa, Sthéfani Santos de Souza, Edna Maria de Melo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Dantas, Ítalo José de Medeiros Soares, Moally Janne de Brito Bessa, Maria Lindelene da Silva Souza, Sthéfani Santos de Melo, Edna Maria de |
spellingShingle |
Dantas, Ítalo José de Medeiros Soares, Moally Janne de Brito Bessa, Maria Lindelene da Silva Souza, Sthéfani Santos de Melo, Edna Maria de CARACTERIZAÇÃO AFETIVA DOS AMBIENTES DE LOJAS DE VESTUÁRIO: UM ESTUDO ORIENTADO À GESTÃO VISUAL |
author_facet |
Dantas, Ítalo José de Medeiros Soares, Moally Janne de Brito Bessa, Maria Lindelene da Silva Souza, Sthéfani Santos de Melo, Edna Maria de |
author_sort |
Dantas, Ítalo José de Medeiros |
title |
CARACTERIZAÇÃO AFETIVA DOS AMBIENTES DE LOJAS DE VESTUÁRIO: UM ESTUDO ORIENTADO À GESTÃO VISUAL |
title_short |
CARACTERIZAÇÃO AFETIVA DOS AMBIENTES DE LOJAS DE VESTUÁRIO: UM ESTUDO ORIENTADO À GESTÃO VISUAL |
title_full |
CARACTERIZAÇÃO AFETIVA DOS AMBIENTES DE LOJAS DE VESTUÁRIO: UM ESTUDO ORIENTADO À GESTÃO VISUAL |
title_fullStr |
CARACTERIZAÇÃO AFETIVA DOS AMBIENTES DE LOJAS DE VESTUÁRIO: UM ESTUDO ORIENTADO À GESTÃO VISUAL |
title_full_unstemmed |
CARACTERIZAÇÃO AFETIVA DOS AMBIENTES DE LOJAS DE VESTUÁRIO: UM ESTUDO ORIENTADO À GESTÃO VISUAL |
title_sort |
caracterização afetiva dos ambientes de lojas de vestuário: um estudo orientado à gestão visual |
description |
A área da experiência do consumidor cresce constantemente pois trata-se de uma das mais eficazes estratégias da atualidade para aumentar o engajamento e melhorar a lucratividade das marcas. Nesse contexto, na perspectiva da produção de vestuário, a experiência do consumidor não se limita a interação usuário-produto, mas se estende até o ambiente de comercialização, ou seja, as lojas de varejo. Isso requer um planejamento estético que atenda às expectativas dos consumidores, garantindo experiência positiva e promovendo conforto psicológico aos indivíduos, incentivando-os a comprar e retornar. Observando a necessidade de desenvolver estratégias de marketing sensorial, este artigo faz parte de uma pesquisa de iniciação científica, conduzida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, que visa investigar os afetos (positivos ou negativos) associados pelos potenciais consumidores de moda às lojas de vestuário de Caicó (Rio Grande do Norte). Metodologicamente, trata-se de pesquisa aplicada, de objetivos exploratório-descritivos e abordagem quantitativa. Para avaliar as relações afetivas dos potenciais consumidores aplicou-se a versão reduzida da escala “Positive and Negative Affect Schedule” (PANAS), empregando escala Likert de 5 pontos como técnica de classificação. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Em relação ao estímulo visual, adotaram-se fotografias em 360º dos ambientes das lojas locais, com a imersão ocorrendo com o uso de óculos de realidade virtual, visando obter uma experiência mais assertiva. Os resultados obtidos demonstraram que os ambientes investigados evocam sentimentos predominantemente positivos, porém com algumas moderações, indicando problemas de organização dos produtos, tamanho dos espaços e iluminação. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2024 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/31494 |
work_keys_str_mv |
AT dantasitalojosedemedeiros caracterizacaoafetivadosambientesdelojasdevestuarioumestudoorientadoagestaovisual AT soaresmoallyjannedebrito caracterizacaoafetivadosambientesdelojasdevestuarioumestudoorientadoagestaovisual AT bessamarialindelenedasilva caracterizacaoafetivadosambientesdelojasdevestuarioumestudoorientadoagestaovisual AT souzasthefanisantosde caracterizacaoafetivadosambientesdelojasdevestuarioumestudoorientadoagestaovisual AT meloednamariade caracterizacaoafetivadosambientesdelojasdevestuarioumestudoorientadoagestaovisual |
_version_ |
1790059819177082880 |