Resenha do livro “Negritude Potiguar vol. III, cultura popular negra” de Geraldo Barboza de Oliveira Junior
O objetivo desta resenha é apresentar ao leitor o terceiro volume da série intitulada Negritude Potiguar (OLIVEIRA JUNIOR, 2021). O livro traz aspectos da cultura e da música afro-ameríndia norte-rio-grandense que são importantes não apenas como elementos constitutivos de uma identidade singular do...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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oai:periodicos.ufrn.br:article-314692023-08-16T20:03:46Z Resenha do livro “Negritude Potiguar vol. III, cultura popular negra” de Geraldo Barboza de Oliveira Junior Araújo, Andersonn Henrique Resenha Música afro-ameríndia Música potiguar Review Afro-American Indian music Potiguar music O objetivo desta resenha é apresentar ao leitor o terceiro volume da série intitulada Negritude Potiguar (OLIVEIRA JUNIOR, 2021). O livro traz aspectos da cultura e da música afro-ameríndia norte-rio-grandense que são importantes não apenas como elementos constitutivos de uma identidade singular do povo potiguar, como também se tornam mecanismos de atuação política, da luta e da resistência que têm na música o seu viés de atuação. Como metodologia foi utilizada a descrição analítica do contexto da obra, através das reminiscências de um fazer acadêmico vinculado a obra de Câmara Cascudo (1955), suas influências no fazer social e na construção da história oficial do povo potiguar. Como resultados, inferimos a necessidade da presença dos trabalhos que versam sobre as músicas afro-ameríndias não apenas nos espaços de pesquisa, como também nos espaços de aprendizagem musical nos seus mais diferentes níveis. Universidade Federal do Rio Grande do Norte 2023-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/31469 Diálogos Sonoros; v. 2 n. 1 (2023); 1-11 2764-8257 por https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/31469/17333 Copyright (c) 2023 Diálogos Sonoros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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O objetivo desta resenha é apresentar ao leitor o terceiro volume da série intitulada Negritude Potiguar (OLIVEIRA JUNIOR, 2021). O livro traz aspectos da cultura e da música afro-ameríndia norte-rio-grandense que são importantes não apenas como elementos constitutivos de uma identidade singular do povo potiguar, como também se tornam mecanismos de atuação política, da luta e da resistência que têm na música o seu viés de atuação. Como metodologia foi utilizada a descrição analítica do contexto da obra, através das reminiscências de um fazer acadêmico vinculado a obra de Câmara Cascudo (1955), suas influências no fazer social e na construção da história oficial do povo potiguar. Como resultados, inferimos a necessidade da presença dos trabalhos que versam sobre as músicas afro-ameríndias não apenas nos espaços de pesquisa, como também nos espaços de aprendizagem musical nos seus mais diferentes níveis. |
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