Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição

O presente trabalho visa analisar as marcas psicológicas sutis e violentas oriundas da relaçáo professor/aluno e vivenciadas  por estudantes em seu cotidiano escolar nas diferentes instituições de ensino público de Campina Grande-PB. Tomando como referencial teórico Michel de Certeau e Mich...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Uchoa, Denise
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/313
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-313
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-3132011-12-20T19:04:10Z Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição Uchoa, Denise Violência Infância Intervenção cirúrgico-pedagógica O presente trabalho visa analisar as marcas psicológicas sutis e violentas oriundas da relaçáo professor/aluno e vivenciadas  por estudantes em seu cotidiano escolar nas diferentes instituições de ensino público de Campina Grande-PB. Tomando como referencial teórico Michel de Certeau e Michel Foucault, procuramos entender como foi sendo construído o espaço escolar, marcado por disciplinas, interdições e silenciamentos, de modo que o aluno tivesse seu cotidiano escolar esquadrinhado, vigiado e punido. Analisaremos como o corpo do educando foi sendo utilizado como espaço para intervenções "cirúrgico-pedagógicas", propiciadoras de dores, de marcas psicológicas e de traumas.     Mneme - Revista de Humanidades 2010-07-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/313 Mneme - Revista de Humanidades; v. 7 n. 17 (2005): Dossiê: História da Saúde e da Doença 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/313/288 Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Uchoa, Denise
spellingShingle Uchoa, Denise
Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição
author_facet Uchoa, Denise
author_sort Uchoa, Denise
title Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição
title_short Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição
title_full Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição
title_fullStr Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição
title_full_unstemmed Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição
title_sort corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição
description O presente trabalho visa analisar as marcas psicológicas sutis e violentas oriundas da relaçáo professor/aluno e vivenciadas  por estudantes em seu cotidiano escolar nas diferentes instituições de ensino público de Campina Grande-PB. Tomando como referencial teórico Michel de Certeau e Michel Foucault, procuramos entender como foi sendo construído o espaço escolar, marcado por disciplinas, interdições e silenciamentos, de modo que o aluno tivesse seu cotidiano escolar esquadrinhado, vigiado e punido. Analisaremos como o corpo do educando foi sendo utilizado como espaço para intervenções "cirúrgico-pedagógicas", propiciadoras de dores, de marcas psicológicas e de traumas.    
publisher Mneme - Revista de Humanidades
publishDate 2010
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/313
work_keys_str_mv AT uchoadenise corrigindocorposimperfeitosaescolacomocartografiadadoredapunicao
_version_ 1766681566352769024