Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição
O presente trabalho visa analisar as marcas psicológicas sutis e violentas oriundas da relaçáo professor/aluno e vivenciadas por estudantes em seu cotidiano escolar nas diferentes instituições de ensino público de Campina Grande-PB. Tomando como referencial teórico Michel de Certeau e Mich...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Mneme - Revista de Humanidades
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/313 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-313 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-3132011-12-20T19:04:10Z Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição Uchoa, Denise Violência Infância Intervenção cirúrgico-pedagógica O presente trabalho visa analisar as marcas psicológicas sutis e violentas oriundas da relaçáo professor/aluno e vivenciadas por estudantes em seu cotidiano escolar nas diferentes instituições de ensino público de Campina Grande-PB. Tomando como referencial teórico Michel de Certeau e Michel Foucault, procuramos entender como foi sendo construído o espaço escolar, marcado por disciplinas, interdições e silenciamentos, de modo que o aluno tivesse seu cotidiano escolar esquadrinhado, vigiado e punido. Analisaremos como o corpo do educando foi sendo utilizado como espaço para intervenções "cirúrgico-pedagógicas", propiciadoras de dores, de marcas psicológicas e de traumas. Mneme - Revista de Humanidades 2010-07-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/313 Mneme - Revista de Humanidades; v. 7 n. 17 (2005): Dossiê: História da Saúde e da Doença 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/313/288 Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Uchoa, Denise |
spellingShingle |
Uchoa, Denise Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição |
author_facet |
Uchoa, Denise |
author_sort |
Uchoa, Denise |
title |
Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição |
title_short |
Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição |
title_full |
Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição |
title_fullStr |
Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição |
title_full_unstemmed |
Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição |
title_sort |
corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição |
description |
O presente trabalho visa analisar as marcas psicológicas sutis e violentas oriundas da relaçáo professor/aluno e vivenciadas por estudantes em seu cotidiano escolar nas diferentes instituições de ensino público de Campina Grande-PB. Tomando como referencial teórico Michel de Certeau e Michel Foucault, procuramos entender como foi sendo construído o espaço escolar, marcado por disciplinas, interdições e silenciamentos, de modo que o aluno tivesse seu cotidiano escolar esquadrinhado, vigiado e punido. Analisaremos como o corpo do educando foi sendo utilizado como espaço para intervenções "cirúrgico-pedagógicas", propiciadoras de dores, de marcas psicológicas e de traumas. |
publisher |
Mneme - Revista de Humanidades |
publishDate |
2010 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/313 |
work_keys_str_mv |
AT uchoadenise corrigindocorposimperfeitosaescolacomocartografiadadoredapunicao |
_version_ |
1766681566352769024 |