QUANDO O SERTÃO É UMA OPÇÃO: : a ocupação de Cantagalo e o desenvolvimento de uma atividade econômica nos anos finais do XVIII e início do XIX.

This article aims to provide a reflection on the social economic formation in different spaces and times and the importance of the family as a regulatory institution of this system. The focus will be on Cantagalo, a city in the state of Rio de Janeiro, and the process of constituing a local elite ba...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Affonso Ornelas, Manuel
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/31255
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-31255
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-312552023-06-16T18:05:00Z QUANDO O SERTÃO É UMA OPÇÃO: : a ocupação de Cantagalo e o desenvolvimento de uma atividade econômica nos anos finais do XVIII e início do XIX. Affonso Ornelas, Manuel Produção Elite Sociedade Economia Local This article aims to provide a reflection on the social economic formation in different spaces and times and the importance of the family as a regulatory institution of this system. The focus will be on Cantagalo, a city in the state of Rio de Janeiro, and the process of constituing a local elite based on a mode of production. In the course of the investigation of the mechanisms that provided the formation of wealth and the accumulation of capital by groups and individuals, we observed some particularities that are important to be observed and consequently contributed to create and accentuate a social hierarchical division. O presente artigo tem como objetivo proporcionar uma reflexão acerca da formação econômica social em Cantagalo, cidade do Estado no Rio de Janeiro, no início da sua ocupação por colonos, nos anos finais do século XVIII e início do XIX. Uma atividade econômica diferente da que foi pensada com a “miragem do ouro” era o que encaminharia as famílias pioneiras à formação de riqueza e acumulação de capital, contribuindo para a formação e acentuação da divisão hierárquica no local, constituindo a primeira elite social da localidade. Tempos depois essa área pertenceria ao Vale do Paraíba Fluminense, um núcleo de grandes fazendas que se tornaram a principal fonte econômica por anos no Império do Brasil. Utilizo os registros eclesiásticos e inventários post-mortem da época. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-06-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/31255 Espacialidades Journal; Vol. 19 No. 1 (2023): Paisagens em Perspectiva; 99-118 Revista Espacialidades; Vol. 19 Núm. 1 (2023): Paisagens em Perspectiva; 99-118 Revue Espacialidades; Vol. 19 No. 1 (2023): Paisagens em Perspectiva; 99-118 Revista Espacialidades; v. 19 n. 1 (2023): Paisagens em Perspectiva; 99-118 1984-817X 10.21680/1984-817X.2023v19n1 por https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/31255/17005 Copyright (c) 2023 Revista Espacialidades https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Affonso Ornelas, Manuel
spellingShingle Affonso Ornelas, Manuel
QUANDO O SERTÃO É UMA OPÇÃO: : a ocupação de Cantagalo e o desenvolvimento de uma atividade econômica nos anos finais do XVIII e início do XIX.
author_facet Affonso Ornelas, Manuel
author_sort Affonso Ornelas, Manuel
title QUANDO O SERTÃO É UMA OPÇÃO: : a ocupação de Cantagalo e o desenvolvimento de uma atividade econômica nos anos finais do XVIII e início do XIX.
title_short QUANDO O SERTÃO É UMA OPÇÃO: : a ocupação de Cantagalo e o desenvolvimento de uma atividade econômica nos anos finais do XVIII e início do XIX.
title_full QUANDO O SERTÃO É UMA OPÇÃO: : a ocupação de Cantagalo e o desenvolvimento de uma atividade econômica nos anos finais do XVIII e início do XIX.
title_fullStr QUANDO O SERTÃO É UMA OPÇÃO: : a ocupação de Cantagalo e o desenvolvimento de uma atividade econômica nos anos finais do XVIII e início do XIX.
title_full_unstemmed QUANDO O SERTÃO É UMA OPÇÃO: : a ocupação de Cantagalo e o desenvolvimento de uma atividade econômica nos anos finais do XVIII e início do XIX.
title_sort quando o sertão é uma opção: : a ocupação de cantagalo e o desenvolvimento de uma atividade econômica nos anos finais do xviii e início do xix.
description This article aims to provide a reflection on the social economic formation in different spaces and times and the importance of the family as a regulatory institution of this system. The focus will be on Cantagalo, a city in the state of Rio de Janeiro, and the process of constituing a local elite based on a mode of production. In the course of the investigation of the mechanisms that provided the formation of wealth and the accumulation of capital by groups and individuals, we observed some particularities that are important to be observed and consequently contributed to create and accentuate a social hierarchical division.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/31255
work_keys_str_mv AT affonsoornelasmanuel quandoosertaoeumaopcaoaocupacaodecantagaloeodesenvolvimentodeumaatividadeeconomicanosanosfinaisdoxviiieiniciodoxix
_version_ 1769127645956538368