DESIGN PARTICIPATIVO EM PROJETO DE AMBIENTES : COMO INCLUIR OS USUÁRIOS?

O design participativo se apresenta como um paradigma projetual de design que orienta coletar, analisar e projetar um sistema, ou artefato, ou até mesmo um ambiente físico, juntamente com a participação de usuários. Esse método tem foco na participação de diferentes pessoas e atores nas etapas do de...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sarmento, Thaisa Sampaio
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/31252
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Descrição
Resumo:O design participativo se apresenta como um paradigma projetual de design que orienta coletar, analisar e projetar um sistema, ou artefato, ou até mesmo um ambiente físico, juntamente com a participação de usuários. Esse método tem foco na participação de diferentes pessoas e atores nas etapas do desenvolvimento projetual, visando estabelecer uma plataforma interativa de troca de experiências e desenvolvimento de novas ideias, para solucionar problemas e propor soluções mais criativas e eficientes. Ao longo dos anos, percebe-se uma maior preocupação entre arquitetos e designers em estabelecer um perfeito entendimento das múltiplas necessidades dos futuros usuários de seus ambientes projetados. Isso deve-se em parte a avanços científicos na área de psicologia ambiental em associação ao projeto do ambiente construído. Este artigo é de natureza teórico-prática, pois explora definições e conceitos teóricos projetuais que levaram ao atual modo de projetar contemporâneo, assim como, descreve ferramentas práticas de design participativo a serem aplicadas em projetos de arquitetura e design de interiores. A metodologia é descrita por 03 etapas: inicialmente apresenta-se os conceitos que definem o tema central, num segundo momento apresenta-se os fundamentos e ferramentas do design participativo e no terceiro momento discute-se estratégias projetuais direcionadas a metodologias participativas. Os resultados apresentados demonstram situações projetuais já realizadas em projetos de natureza escolar, nos quais estudantes, professores e outros usuários puderam participar do processo de desenvolvimento do artefato ambiental.