O emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do Facebook sobre pobreza e precarização do trabalho

As transformações sociais e políticas no Brasil e no mundo têm influenciado a consciência da população. Nesse contexto, o surgimento e a evolução das redes sociais digitais têm possibilitado compreender a expressão dessa consciência por meio das diversas formas de interações realizadas pelos sujeito...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva de Oliveira, Orlando, Rocha Bessa, José Cezinaldo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31124
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-31124
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-311242023-06-12T12:35:35Z O emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do Facebook sobre pobreza e precarização do trabalho Silva de Oliveira, Orlando Rocha Bessa, José Cezinaldo As transformações sociais e políticas no Brasil e no mundo têm influenciado a consciência da população. Nesse contexto, o surgimento e a evolução das redes sociais digitais têm possibilitado compreender a expressão dessa consciência por meio das diversas formas de interações realizadas pelos sujeitos nesses espaços. O emoji, em particular, é uma forma expressiva de interação presente nas publicações nas redes sociais. Neste estudo, pretendemos analisar a utilização do emoji de riso (Haha) como uma forma de reação discursiva em publicações sobre pobreza e precarização do trabalho em perfis da Folha de S. Paulo e do UOL Notícias no Facebook. Nosso objetivo é compreender o sujeito que ri diante desses problemas sociais e o posicionamento axiológico desse riso como uma forma de expressão. A pesquisa se baseia na teoria dialógica do Círculo de Bakhtin e segue uma abordagem metodológica interpretativa e qualitativa. Como resultado, identificamos que a utilização do emoji de riso (Haha) no Facebook serviu como elemento indiciário para a identificação de sujeitos que compartilham valores ideológicos do movimento político-social denominado "bolsonarismo". Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-06-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31124 Revista do GELNE; v. 25 n. 1 (2023); e31124 2236-0883 10.21680/1517-7874.2023v25n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31124/17025 Copyright (c) 2023 Revista do GELNE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva de Oliveira, Orlando
Rocha Bessa, José Cezinaldo
spellingShingle Silva de Oliveira, Orlando
Rocha Bessa, José Cezinaldo
O emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do Facebook sobre pobreza e precarização do trabalho
author_facet Silva de Oliveira, Orlando
Rocha Bessa, José Cezinaldo
author_sort Silva de Oliveira, Orlando
title O emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do Facebook sobre pobreza e precarização do trabalho
title_short O emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do Facebook sobre pobreza e precarização do trabalho
title_full O emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do Facebook sobre pobreza e precarização do trabalho
title_fullStr O emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do Facebook sobre pobreza e precarização do trabalho
title_full_unstemmed O emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do Facebook sobre pobreza e precarização do trabalho
title_sort o emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do facebook sobre pobreza e precarização do trabalho
description As transformações sociais e políticas no Brasil e no mundo têm influenciado a consciência da população. Nesse contexto, o surgimento e a evolução das redes sociais digitais têm possibilitado compreender a expressão dessa consciência por meio das diversas formas de interações realizadas pelos sujeitos nesses espaços. O emoji, em particular, é uma forma expressiva de interação presente nas publicações nas redes sociais. Neste estudo, pretendemos analisar a utilização do emoji de riso (Haha) como uma forma de reação discursiva em publicações sobre pobreza e precarização do trabalho em perfis da Folha de S. Paulo e do UOL Notícias no Facebook. Nosso objetivo é compreender o sujeito que ri diante desses problemas sociais e o posicionamento axiológico desse riso como uma forma de expressão. A pesquisa se baseia na teoria dialógica do Círculo de Bakhtin e segue uma abordagem metodológica interpretativa e qualitativa. Como resultado, identificamos que a utilização do emoji de riso (Haha) no Facebook serviu como elemento indiciário para a identificação de sujeitos que compartilham valores ideológicos do movimento político-social denominado "bolsonarismo".
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31124
work_keys_str_mv AT silvadeoliveiraorlando oemojiderisocomosignoideologicocompreendendoosujeitoqueriempostagensdofacebooksobrepobrezaeprecarizacaodotrabalho
AT rochabessajosecezinaldo oemojiderisocomosignoideologicocompreendendoosujeitoqueriempostagensdofacebooksobrepobrezaeprecarizacaodotrabalho
_version_ 1769127645549690880