Luta, força e direito no português socioideológico da educação escolar indígena

Theoretically and methodologically located in Ethnography in Applied Linguistics, and departing from the bakhtinian notion of expressivity as a judgement on reality which is necessarily triggered by the active positioning of subjects in utterances, this text studies the meaning judgements e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Maroto Guerola, Carlos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/30724
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-30724
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-307242023-08-09T12:49:01Z Luta, força e direito no português socioideológico da educação escolar indígena Maroto Guerola, Carlos Theoretically and methodologically located in Ethnography in Applied Linguistics, and departing from the bakhtinian notion of expressivity as a judgement on reality which is necessarily triggered by the active positioning of subjects in utterances, this text studies the meaning judgements expressed by Guarani and Kaingang teachers and leaders in their utterances on objects that permeate indigenous political discourse on land and indigenous differentiate schooling: struggle, strength and right. Within a transdisciplinary approach, this text synthesizes Guarani and Kaingang expressivity at their uttering about a struggle that is judged continuous, ineludible, extreme, human and physical; a struggle that unites the strength of individuals and grounds a right that is inside the body since birth, but is algo recognized by law, and refers to life, survival, possibility of a future with dignity, respect and peace in the ancestors’ lands. Posicionando-se teórico-metodologicamente na Linguística Aplicada indisciplinar, com base em dados gerados etnograficamente e no auxílio teórico, principalmente, de Mikhail Bakhtin e Michel Foucault; partindo da compreensão da educação escolar indígena enquanto esfera da atividade humana e tomando como materialidade de análise interpretativa excertos de enunciados em um dos gêneros discursivos (palestras em eventos de formação de professores) em que enunciados se organizam de forma relativamente estável nela, este trabalho levanta teorias, sobre três objetos do discurso em particular (luta, força e direito), que repercutem nos enunciados em português de lideranças educacionais indígenas do Sul do Brasil, particularmente guarani e kaingang, através da expressividade das particularidades de composição e seleção de recursos linguísticos com que deixam transparecer tendências e juízos de valor a respeito da realidade. Assim fazendo, busca-se efetivar uma contribuição para consolidar a visão de que uma língua como o português brasileiro, na enunciação, torna-se ideologicamente saturada graças a um plurilinguismo social e histórico de línguas sócio-ideológicas que o descentralizam e desunificam e, nos enunciados, o saturam de teorias, juízos e tendências. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-08-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/30724 Revista do GELNE; v. 25 n. 1 (2023); e30724 2236-0883 10.21680/1517-7874.2023v25n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/30724/17292 Copyright (c) 2023 Revista do GELNE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Maroto Guerola, Carlos
spellingShingle Maroto Guerola, Carlos
Luta, força e direito no português socioideológico da educação escolar indígena
author_facet Maroto Guerola, Carlos
author_sort Maroto Guerola, Carlos
title Luta, força e direito no português socioideológico da educação escolar indígena
title_short Luta, força e direito no português socioideológico da educação escolar indígena
title_full Luta, força e direito no português socioideológico da educação escolar indígena
title_fullStr Luta, força e direito no português socioideológico da educação escolar indígena
title_full_unstemmed Luta, força e direito no português socioideológico da educação escolar indígena
title_sort luta, força e direito no português socioideológico da educação escolar indígena
description Theoretically and methodologically located in Ethnography in Applied Linguistics, and departing from the bakhtinian notion of expressivity as a judgement on reality which is necessarily triggered by the active positioning of subjects in utterances, this text studies the meaning judgements expressed by Guarani and Kaingang teachers and leaders in their utterances on objects that permeate indigenous political discourse on land and indigenous differentiate schooling: struggle, strength and right. Within a transdisciplinary approach, this text synthesizes Guarani and Kaingang expressivity at their uttering about a struggle that is judged continuous, ineludible, extreme, human and physical; a struggle that unites the strength of individuals and grounds a right that is inside the body since birth, but is algo recognized by law, and refers to life, survival, possibility of a future with dignity, respect and peace in the ancestors’ lands.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/30724
work_keys_str_mv AT marotoguerolacarlos lutaforcaedireitonoportuguessocioideologicodaeducacaoescolarindigena
_version_ 1774866657664040960