Turismo Pedagógico em Contexto de Patrimônio Natural e Cultural da Vila de Paranapiacaba em Santo André - SP
A Vila de Paranapiacaba, que se encontra no município de Santo André-SP, em meio a Serra do Mar e é uma área de mananciais e de Unidades de Conservação da Mata Atlântica. A construção da Vila guarda um Patrimônio Material e Imaterial decorrente do histórico de construção da ferrovia, com a forte inf...
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Formato: | Online |
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Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/30637 |
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Resumo: | A Vila de Paranapiacaba, que se encontra no município de Santo André-SP, em meio a Serra do Mar e é uma área de mananciais e de Unidades de Conservação da Mata Atlântica. A construção da Vila guarda um Patrimônio Material e Imaterial decorrente do histórico de construção da ferrovia, com a forte influência da cultura Inglesa. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a proposição de um roteiro de turismo de experiência, pedagógico e ou excursionista de 1 dia sob a perspectiva de modelos de cadeias produtivas sustentáveis. A proposta foi organizada em Estações de modo a facilitar a Educação Patrimonial e a Educação Ambiental no contexto da Vila de Paranapiacaba. O perfil de população atual da Vila é composto por descendentes das famílias ferroviárias que a ocupam desde sua fundação e por ocupações mais recentes de famílias em situação de vulnerabilidade social. Dentre as atividades de cadeias produtivas, constatou-se um forte potencial local para o Turismo Excursionista ou Pedagógico fundamentado no turismo de Experiência na natureza e no patrimônio e ou Turismo de 1 dia. O Turismo de Experiência pode ser desenvolvido em Estações como estratégia pedagógica de modo a facilitar a circulação de visitantes sem extrapolar a capacidade de carga do espaço arquitetônico preservado. O Turismo de Experiência, excursionista pedagógico de 1 dia pode atrair público de escolas da Capital nos dias da semana de modo a equilibrar a economia local e fomentar a conservação do patrimônio histórico-cultural. |
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