O USO DITADO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA

O trabalho ora apresentado versa sobre processo de alfabetização de alunos disléxicos ou com dificuldades específicas na aquisição da leitura e escrita, e a proposta aqui apresentada diz respeito a criar uma alternativa de ensino que estimule o aluno a realizar leitura de livros paradidáticos, e&...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: MARTINS CARDOSO, SIDIRNEIDE SIMÕES, Ventin Bomfim, Luciano Sérgio
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30527
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-30527
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-305272023-02-10T12:29:55Z O USO DITADO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA MARTINS CARDOSO, SIDIRNEIDE SIMÕES Ventin Bomfim, Luciano Sérgio educação Educação básica Aprendizagem. Disortografia. Factores. Dificuldade. Transtornos de Aprendizagem Educação inclusiva O trabalho ora apresentado versa sobre processo de alfabetização de alunos disléxicos ou com dificuldades específicas na aquisição da leitura e escrita, e a proposta aqui apresentada diz respeito a criar uma alternativa de ensino que estimule o aluno a realizar leitura de livros paradidáticos, e  utilize este gênero textual ( contos), como um instrumento facilitador com uso do ditado contextualizado, que motive a  consciência fonética  na elaboração das hipóteses de escrita dos alunos com base na leitura realizada. Neste sentido, o objetivo geral centra-se em analisar o ditado contextualizado como uma estratégia de ensino aprendizagem, e sua importância no processo da aquisição da leitura e escrita dos alunos que apresentem dificuldades e limitações específicas de assimilação. Os objetivos específicos estão focados em : Identificar estratégias diferenciadas com uso do ditado contextualizado para alfabetização dos alunos; compreender o uso do ditado contextualizado como um instrumento pedagógico facilitador na elaboração das hipóteses de escrita dos alunos por meio da consciência fonética. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa, com buscas em plataformas dos Periódicos da Capes e  Scielo, visando a busca de teóricos que falam sobre as temática e o processos de alfabetização de alunos com dificuldades específicas na aquisição da leitura e escrita.O resultado esperado colaborar para o processo alfabetização, e aquisição da leitura e escrita dos alunos, e apresentar uma alternativa de trabalho para auxiliar professores no atendimento ao alunos com dificuldades específicas por meio do ditado contextualizado, na educação básica. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-01-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30527 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 21 n. 1 (2021): Saberes: Inclusão e diversidade no ensino superior; 145-168 1984-3879 10.21680/1984-3879.2021v21n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30527/16653 Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author MARTINS CARDOSO, SIDIRNEIDE SIMÕES
Ventin Bomfim, Luciano Sérgio
spellingShingle MARTINS CARDOSO, SIDIRNEIDE SIMÕES
Ventin Bomfim, Luciano Sérgio
O USO DITADO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA
author_facet MARTINS CARDOSO, SIDIRNEIDE SIMÕES
Ventin Bomfim, Luciano Sérgio
author_sort MARTINS CARDOSO, SIDIRNEIDE SIMÕES
title O USO DITADO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA
title_short O USO DITADO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA
title_full O USO DITADO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA
title_fullStr O USO DITADO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA
title_full_unstemmed O USO DITADO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA
title_sort o uso ditado contextualizado como ferramenta pedagógica para alfabetização dos alunos com dislexia
description O trabalho ora apresentado versa sobre processo de alfabetização de alunos disléxicos ou com dificuldades específicas na aquisição da leitura e escrita, e a proposta aqui apresentada diz respeito a criar uma alternativa de ensino que estimule o aluno a realizar leitura de livros paradidáticos, e  utilize este gênero textual ( contos), como um instrumento facilitador com uso do ditado contextualizado, que motive a  consciência fonética  na elaboração das hipóteses de escrita dos alunos com base na leitura realizada. Neste sentido, o objetivo geral centra-se em analisar o ditado contextualizado como uma estratégia de ensino aprendizagem, e sua importância no processo da aquisição da leitura e escrita dos alunos que apresentem dificuldades e limitações específicas de assimilação. Os objetivos específicos estão focados em : Identificar estratégias diferenciadas com uso do ditado contextualizado para alfabetização dos alunos; compreender o uso do ditado contextualizado como um instrumento pedagógico facilitador na elaboração das hipóteses de escrita dos alunos por meio da consciência fonética. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa, com buscas em plataformas dos Periódicos da Capes e  Scielo, visando a busca de teóricos que falam sobre as temática e o processos de alfabetização de alunos com dificuldades específicas na aquisição da leitura e escrita.O resultado esperado colaborar para o processo alfabetização, e aquisição da leitura e escrita dos alunos, e apresentar uma alternativa de trabalho para auxiliar professores no atendimento ao alunos com dificuldades específicas por meio do ditado contextualizado, na educação básica.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30527
work_keys_str_mv AT martinscardososidirneidesimoes ousoditadocontextualizadocomoferramentapedagogicaparaalfabetizacaodosalunoscomdislexia
AT ventinbomfimlucianosergio ousoditadocontextualizadocomoferramentapedagogicaparaalfabetizacaodosalunoscomdislexia
_version_ 1766681720415846400