PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
A educação financeira é uma ferramenta que as pessoas e a sociedade utilizam para aprimorarem seu conhecimento e administrarem os recursos financeiros da melhor maneira possível. Neste sentido este estudo busca analisar a percepção dos estudantes do ensino médio profissionalizante de Iguatu-CE a res...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/30462 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-30462 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-304622023-02-05T17:03:19Z PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA Batista, Fracisco Sávio Bernardo Amorim, Domingos Isaias Maia A educação financeira é uma ferramenta que as pessoas e a sociedade utilizam para aprimorarem seu conhecimento e administrarem os recursos financeiros da melhor maneira possível. Neste sentido este estudo busca analisar a percepção dos estudantes do ensino médio profissionalizante de Iguatu-CE a respeito deste objeto. A pesquisa consiste em um estudo exploratório e descritivo de origem quanti-qualitativo, com informações coletadas por meio de questionários estruturados e analisados fazendo uso da estatística descritiva. Os resultados indicam que não há uma educação financeira efetiva entre esses estudantes, o que é validado pelos resultados da pesquisa como: parte dos estudantes não são obrigados a explicar aos pais como estão gastando seus recursos financeiros; o conhecimento financeiro proveniente da escola ainda é baixo; os alunos têm adquirido em boa parte, conhecimentos financeiros com pais e parentes, embora haja pouco dialogo no ambiente familiar, pois o principal ponto abordado pelas famílias desses estudantes é estudos e carreiras. Assim, seria de grande valor a participação dos alunos em cursos de curta duração sobre a importância da educação financeira. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/30462 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho; v. 11 n. 02 (2022): QUESTÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO 2316-5235 10.21680/2316-5235.2022v11n02 por https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/30462/16541 Copyright (c) 2022 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Batista, Fracisco Sávio Bernardo Amorim, Domingos Isaias Maia |
spellingShingle |
Batista, Fracisco Sávio Bernardo Amorim, Domingos Isaias Maia PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
author_facet |
Batista, Fracisco Sávio Bernardo Amorim, Domingos Isaias Maia |
author_sort |
Batista, Fracisco Sávio Bernardo |
title |
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
title_short |
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
title_full |
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
title_sort |
percepção dos estudantes do ensino médio profissionalizante de iguatu-ce sobre da educação financeira |
description |
A educação financeira é uma ferramenta que as pessoas e a sociedade utilizam para aprimorarem seu conhecimento e administrarem os recursos financeiros da melhor maneira possível. Neste sentido este estudo busca analisar a percepção dos estudantes do ensino médio profissionalizante de Iguatu-CE a respeito deste objeto. A pesquisa consiste em um estudo exploratório e descritivo de origem quanti-qualitativo, com informações coletadas por meio de questionários estruturados e analisados fazendo uso da estatística descritiva. Os resultados indicam que não há uma educação financeira efetiva entre esses estudantes, o que é validado pelos resultados da pesquisa como: parte dos estudantes não são obrigados a explicar aos pais como estão gastando seus recursos financeiros; o conhecimento financeiro proveniente da escola ainda é baixo; os alunos têm adquirido em boa parte, conhecimentos financeiros com pais e parentes, embora haja pouco dialogo no ambiente familiar, pois o principal ponto abordado pelas famílias desses estudantes é estudos e carreiras. Assim, seria de grande valor a participação dos alunos em cursos de curta duração sobre a importância da educação financeira. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2022 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/30462 |
work_keys_str_mv |
AT batistafraciscosaviobernardo percepcaodosestudantesdoensinomedioprofissionalizantedeiguatucesobredaeducacaofinanceira AT amorimdomingosisaiasmaia percepcaodosestudantesdoensinomedioprofissionalizantedeiguatucesobredaeducacaofinanceira |
_version_ |
1766683663900082176 |