PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A educação financeira é uma ferramenta que as pessoas e a sociedade utilizam para aprimorarem seu conhecimento e administrarem os recursos financeiros da melhor maneira possível. Neste sentido este estudo busca analisar a percepção dos estudantes do ensino médio profissionalizante de Iguatu-CE a res...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Batista, Fracisco Sávio Bernardo, Amorim, Domingos Isaias Maia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/30462
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-30462
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-304622023-02-05T17:03:19Z PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA Batista, Fracisco Sávio Bernardo Amorim, Domingos Isaias Maia A educação financeira é uma ferramenta que as pessoas e a sociedade utilizam para aprimorarem seu conhecimento e administrarem os recursos financeiros da melhor maneira possível. Neste sentido este estudo busca analisar a percepção dos estudantes do ensino médio profissionalizante de Iguatu-CE a respeito deste objeto. A pesquisa consiste em um estudo exploratório e descritivo de origem quanti-qualitativo, com informações coletadas por meio de questionários estruturados e analisados fazendo uso da estatística descritiva. Os resultados indicam que não há uma educação financeira efetiva entre esses estudantes, o que é validado pelos resultados da pesquisa como: parte dos estudantes não são obrigados a explicar aos pais como estão gastando seus recursos financeiros; o conhecimento financeiro proveniente da escola ainda é baixo; os alunos têm adquirido em boa parte, conhecimentos financeiros com pais e parentes, embora haja pouco dialogo no ambiente familiar, pois o principal ponto abordado pelas famílias desses estudantes é estudos e carreiras. Assim, seria de grande valor a participação dos alunos em cursos de curta duração sobre a importância da educação financeira. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/30462 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho; v. 11 n. 02 (2022): QUESTÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO 2316-5235 10.21680/2316-5235.2022v11n02 por https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/30462/16541 Copyright (c) 2022 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Batista, Fracisco Sávio Bernardo
Amorim, Domingos Isaias Maia
spellingShingle Batista, Fracisco Sávio Bernardo
Amorim, Domingos Isaias Maia
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
author_facet Batista, Fracisco Sávio Bernardo
Amorim, Domingos Isaias Maia
author_sort Batista, Fracisco Sávio Bernardo
title PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
title_short PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
title_full PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
title_sort percepção dos estudantes do ensino médio profissionalizante de iguatu-ce sobre da educação financeira
description A educação financeira é uma ferramenta que as pessoas e a sociedade utilizam para aprimorarem seu conhecimento e administrarem os recursos financeiros da melhor maneira possível. Neste sentido este estudo busca analisar a percepção dos estudantes do ensino médio profissionalizante de Iguatu-CE a respeito deste objeto. A pesquisa consiste em um estudo exploratório e descritivo de origem quanti-qualitativo, com informações coletadas por meio de questionários estruturados e analisados fazendo uso da estatística descritiva. Os resultados indicam que não há uma educação financeira efetiva entre esses estudantes, o que é validado pelos resultados da pesquisa como: parte dos estudantes não são obrigados a explicar aos pais como estão gastando seus recursos financeiros; o conhecimento financeiro proveniente da escola ainda é baixo; os alunos têm adquirido em boa parte, conhecimentos financeiros com pais e parentes, embora haja pouco dialogo no ambiente familiar, pois o principal ponto abordado pelas famílias desses estudantes é estudos e carreiras. Assim, seria de grande valor a participação dos alunos em cursos de curta duração sobre a importância da educação financeira.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/30462
work_keys_str_mv AT batistafraciscosaviobernardo percepcaodosestudantesdoensinomedioprofissionalizantedeiguatucesobredaeducacaofinanceira
AT amorimdomingosisaiasmaia percepcaodosestudantesdoensinomedioprofissionalizantedeiguatucesobredaeducacaofinanceira
_version_ 1766683663900082176