PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE IGUATU-CE SOBRE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A educação financeira é uma ferramenta que as pessoas e a sociedade utilizam para aprimorarem seu conhecimento e administrarem os recursos financeiros da melhor maneira possível. Neste sentido este estudo busca analisar a percepção dos estudantes do ensino médio profissionalizante de Iguatu-CE a res...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Batista, Fracisco Sávio Bernardo, Amorim, Domingos Isaias Maia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/30462
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A educação financeira é uma ferramenta que as pessoas e a sociedade utilizam para aprimorarem seu conhecimento e administrarem os recursos financeiros da melhor maneira possível. Neste sentido este estudo busca analisar a percepção dos estudantes do ensino médio profissionalizante de Iguatu-CE a respeito deste objeto. A pesquisa consiste em um estudo exploratório e descritivo de origem quanti-qualitativo, com informações coletadas por meio de questionários estruturados e analisados fazendo uso da estatística descritiva. Os resultados indicam que não há uma educação financeira efetiva entre esses estudantes, o que é validado pelos resultados da pesquisa como: parte dos estudantes não são obrigados a explicar aos pais como estão gastando seus recursos financeiros; o conhecimento financeiro proveniente da escola ainda é baixo; os alunos têm adquirido em boa parte, conhecimentos financeiros com pais e parentes, embora haja pouco dialogo no ambiente familiar, pois o principal ponto abordado pelas famílias desses estudantes é estudos e carreiras. Assim, seria de grande valor a participação dos alunos em cursos de curta duração sobre a importância da educação financeira.