TELE-ESTUDO DE CASA: PROJETANDO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIA TELEPRESENCIAL
A pandemia desencadeada pelo vírus SARS-CoV-2 impactou diretamente a rotina de milhares de pessoas. Com a necessidade do isolamento e distanciamento social, muitas atividades externas foram levadas em grande demanda para dentro dos ambientes residenciais. As atividades educacionais presenciais, adot...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/30443 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-30443 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-304432023-05-24T15:18:33Z TELE-ESTUDO DE CASA: PROJETANDO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIA TELEPRESENCIAL Silva Loureiro, Priscilla Santos Araújo, Any análise de projeto A pandemia desencadeada pelo vírus SARS-CoV-2 impactou diretamente a rotina de milhares de pessoas. Com a necessidade do isolamento e distanciamento social, muitas atividades externas foram levadas em grande demanda para dentro dos ambientes residenciais. As atividades educacionais presenciais, adotaram como alternativa à paralização o ensino remoto emergencial, desencadeando diversos desafios. Dentre eles o espacial, que envolve o morar e estudar em um mesmo ambiente, com impacto adicional do uso de tecnologias de informação e comunicação. A partir da experiência vivenciada ao longo de 2020 e 2021, apoiado em revisões bibliográficas, entrevistas com estudantes e análises de peças gráficas de plantas de divulgação imobiliária, este artigo discute e ilustra aspectos de projeto para espaços de tele-estudo em ambiente residencial, voltados para educação superior, sob o enfoque da flexibilidade. Os resultados apontam e ilustram atributos para a concepção de projeto, considerando diversidade de possibilidades da infraestrutura, com aplicação projetual comentada. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-05-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares ou convidado (conforme edição) texto com imagens application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/30443 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 8 n. 2 (2023): Edição de Maio de 2023; 156-171 2448-296X 10.21680/2448-296X.2023v8n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/30443/16976 Copyright (c) 2023 Priscilla Silva Loureiro, Any Santos Araújo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Silva Loureiro, Priscilla Santos Araújo, Any |
spellingShingle |
Silva Loureiro, Priscilla Santos Araújo, Any TELE-ESTUDO DE CASA: PROJETANDO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIA TELEPRESENCIAL |
author_facet |
Silva Loureiro, Priscilla Santos Araújo, Any |
author_sort |
Silva Loureiro, Priscilla |
title |
TELE-ESTUDO DE CASA: PROJETANDO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIA TELEPRESENCIAL |
title_short |
TELE-ESTUDO DE CASA: PROJETANDO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIA TELEPRESENCIAL |
title_full |
TELE-ESTUDO DE CASA: PROJETANDO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIA TELEPRESENCIAL |
title_fullStr |
TELE-ESTUDO DE CASA: PROJETANDO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIA TELEPRESENCIAL |
title_full_unstemmed |
TELE-ESTUDO DE CASA: PROJETANDO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIA TELEPRESENCIAL |
title_sort |
tele-estudo de casa: projetando espaço para aprendizagem universitária telepresencial |
description |
A pandemia desencadeada pelo vírus SARS-CoV-2 impactou diretamente a rotina de milhares de pessoas. Com a necessidade do isolamento e distanciamento social, muitas atividades externas foram levadas em grande demanda para dentro dos ambientes residenciais. As atividades educacionais presenciais, adotaram como alternativa à paralização o ensino remoto emergencial, desencadeando diversos desafios. Dentre eles o espacial, que envolve o morar e estudar em um mesmo ambiente, com impacto adicional do uso de tecnologias de informação e comunicação. A partir da experiência vivenciada ao longo de 2020 e 2021, apoiado em revisões bibliográficas, entrevistas com estudantes e análises de peças gráficas de plantas de divulgação imobiliária, este artigo discute e ilustra aspectos de projeto para espaços de tele-estudo em ambiente residencial, voltados para educação superior, sob o enfoque da flexibilidade. Os resultados apontam e ilustram atributos para a concepção de projeto, considerando diversidade de possibilidades da infraestrutura, com aplicação projetual comentada. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/30443 |
work_keys_str_mv |
AT silvaloureiropriscilla teleestudodecasaprojetandoespacoparaaprendizagemuniversitariatelepresencial AT santosaraujoany teleestudodecasaprojetandoespacoparaaprendizagemuniversitariatelepresencial |
_version_ |
1766873501985144832 |