Sobre o ato de educar: um breve olhar
A educação como já foi dito várias vezes, principalmente por aqueles que dedicam seus estudos e pesquisas no sentido de compreendê-la, trata-se de uma atividade humana imprescindível, indispensável e necessária. Para alguns, somos o que somos, graças à educação, nesse sentido, refletir sobre a ativi...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-304062023-02-10T12:14:28Z Sobre o ato de educar: um breve olhar Neves Barbosa Vicente, José Jõao Lopes da Rocha, Maria Felix Diálogo. Educação. Liberdade. Sociedade. A educação como já foi dito várias vezes, principalmente por aqueles que dedicam seus estudos e pesquisas no sentido de compreendê-la, trata-se de uma atividade humana imprescindível, indispensável e necessária. Para alguns, somos o que somos, graças à educação, nesse sentido, refletir sobre a atividade educativa é, em termos gerais, refletir sobre o próprio ser humano. Ao longo da história do pensamento ocidental, não é difícil encontrar observações que apontam para o ato de educar como sendo uma atividade capaz de colaborar efetivamente para a construção de uma sociedade que tende a valorizar a justiça, a harmonia e a igualdade entre seus membros. Mas, para isso, não se pode dispensar o diálogo; além disso, é preciso também entender o indivíduo como ele é e preservar a sua liberdade de início ao fim. Neste pequeno estudo, a proposta não é fazer uma análise aprofundada sobre o ato de educar, elaborar uma teoria modelo e nem apresentar uma ideia conclusiva sobre esse tema, o objetivo aqui é apenas colaborar com essa atividade humana através de uma breve contribuição no formato de uma reflexão introdutória. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-02-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30406 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 22 n. 1 (2022): Saberes: Filosofia e Educação; 78-93 1984-3879 10.21680/1984-3879.2022v22n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30406/16635 Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
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