Sobre o ato de educar: um breve olhar

A educação como já foi dito várias vezes, principalmente por aqueles que dedicam seus estudos e pesquisas no sentido de compreendê-la, trata-se de uma atividade humana imprescindível, indispensável e necessária. Para alguns, somos o que somos, graças à educação, nesse sentido, refletir sobre a ativi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Neves Barbosa Vicente, José Jõao, Lopes da Rocha, Maria Felix
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30406
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-30406
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-304062023-02-10T12:14:28Z Sobre o ato de educar: um breve olhar Neves Barbosa Vicente, José Jõao Lopes da Rocha, Maria Felix Diálogo. Educação. Liberdade. Sociedade. A educação como já foi dito várias vezes, principalmente por aqueles que dedicam seus estudos e pesquisas no sentido de compreendê-la, trata-se de uma atividade humana imprescindível, indispensável e necessária. Para alguns, somos o que somos, graças à educação, nesse sentido, refletir sobre a atividade educativa é, em termos gerais, refletir sobre o próprio ser humano.  Ao longo da história do pensamento ocidental, não é difícil encontrar observações que apontam para o ato de educar como sendo uma atividade capaz de colaborar efetivamente para a construção de uma sociedade que tende a valorizar a justiça, a harmonia e a igualdade entre seus membros. Mas, para isso, não se pode dispensar o diálogo; além disso, é preciso também entender o indivíduo como ele é e preservar a sua liberdade de início ao fim. Neste pequeno estudo, a proposta não é fazer uma análise aprofundada sobre o ato de educar, elaborar uma teoria modelo e nem apresentar uma ideia conclusiva sobre esse tema, o objetivo aqui é apenas colaborar com essa atividade humana através de uma breve contribuição no formato de uma reflexão introdutória. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-02-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30406 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 22 n. 1 (2022): Saberes: Filosofia e Educação; 78-93 1984-3879 10.21680/1984-3879.2022v22n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30406/16635 Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Neves Barbosa Vicente, José Jõao
Lopes da Rocha, Maria Felix
spellingShingle Neves Barbosa Vicente, José Jõao
Lopes da Rocha, Maria Felix
Sobre o ato de educar: um breve olhar
author_facet Neves Barbosa Vicente, José Jõao
Lopes da Rocha, Maria Felix
author_sort Neves Barbosa Vicente, José Jõao
title Sobre o ato de educar: um breve olhar
title_short Sobre o ato de educar: um breve olhar
title_full Sobre o ato de educar: um breve olhar
title_fullStr Sobre o ato de educar: um breve olhar
title_full_unstemmed Sobre o ato de educar: um breve olhar
title_sort sobre o ato de educar: um breve olhar
description A educação como já foi dito várias vezes, principalmente por aqueles que dedicam seus estudos e pesquisas no sentido de compreendê-la, trata-se de uma atividade humana imprescindível, indispensável e necessária. Para alguns, somos o que somos, graças à educação, nesse sentido, refletir sobre a atividade educativa é, em termos gerais, refletir sobre o próprio ser humano.  Ao longo da história do pensamento ocidental, não é difícil encontrar observações que apontam para o ato de educar como sendo uma atividade capaz de colaborar efetivamente para a construção de uma sociedade que tende a valorizar a justiça, a harmonia e a igualdade entre seus membros. Mas, para isso, não se pode dispensar o diálogo; além disso, é preciso também entender o indivíduo como ele é e preservar a sua liberdade de início ao fim. Neste pequeno estudo, a proposta não é fazer uma análise aprofundada sobre o ato de educar, elaborar uma teoria modelo e nem apresentar uma ideia conclusiva sobre esse tema, o objetivo aqui é apenas colaborar com essa atividade humana através de uma breve contribuição no formato de uma reflexão introdutória.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30406
work_keys_str_mv AT nevesbarbosavicentejosejoao sobreoatodeeducarumbreveolhar
AT lopesdarochamariafelix sobreoatodeeducarumbreveolhar
_version_ 1766681719653531648