ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE

Empresas comerciais buscam ampliar seus lucros, sobretudo, expandindo suas operações no território. No Brasil isso tem ocorrido intensamente nas últimas décadas, alcançando cidades médias e de porte médio. Este artigo objetiva discutir estratégias espaciais de empresas supermercadistas nesse process...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: RICARDO SILVA DE CARVALHO, MAGNO
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/30348
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-30348
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-303482023-04-21T15:34:37Z ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE RICARDO SILVA DE CARVALHO, MAGNO Empresas comerciais buscam ampliar seus lucros, sobretudo, expandindo suas operações no território. No Brasil isso tem ocorrido intensamente nas últimas décadas, alcançando cidades médias e de porte médio. Este artigo objetiva discutir estratégias espaciais de empresas supermercadistas nesse processo de desconcentração espacial. Para tal, além de contribuições teóricas, elegemos para aproximação empírica, o sudeste paraense, especificamente a Região Geográfica Intermediária de Marabá (IBGE, 2017). Realizamos entrevistas com gerentes de supermercados, o que robora o caráter qualitativo da pesquisa. Compreendemos o que os grupos pesaram nas escolhas locacionais, na escala da rede urbana e na escala da cidade. Optam pelas cidades com maior centralidade e influência regional, enquanto no intraurbano, vários fatores são cruciais, estando a maioria relacionados com a acessibilidade. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-04-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/30348 Sociedade e Território; v. 34 n. 3 (2022): Sociedade e Território; 113-137 2177-8396 10.21680/2177-8396.2022v34n3 por https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/30348/16859 Copyright (c) 2023 Sociedade e Território http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author RICARDO SILVA DE CARVALHO, MAGNO
spellingShingle RICARDO SILVA DE CARVALHO, MAGNO
ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE
author_facet RICARDO SILVA DE CARVALHO, MAGNO
author_sort RICARDO SILVA DE CARVALHO, MAGNO
title ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE
title_short ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE
title_full ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE
title_fullStr ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE
title_sort estratégias espaciais de empresas: articulações interescalares do setor supermercadista no sudeste paraense
description Empresas comerciais buscam ampliar seus lucros, sobretudo, expandindo suas operações no território. No Brasil isso tem ocorrido intensamente nas últimas décadas, alcançando cidades médias e de porte médio. Este artigo objetiva discutir estratégias espaciais de empresas supermercadistas nesse processo de desconcentração espacial. Para tal, além de contribuições teóricas, elegemos para aproximação empírica, o sudeste paraense, especificamente a Região Geográfica Intermediária de Marabá (IBGE, 2017). Realizamos entrevistas com gerentes de supermercados, o que robora o caráter qualitativo da pesquisa. Compreendemos o que os grupos pesaram nas escolhas locacionais, na escala da rede urbana e na escala da cidade. Optam pelas cidades com maior centralidade e influência regional, enquanto no intraurbano, vários fatores são cruciais, estando a maioria relacionados com a acessibilidade.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/30348
work_keys_str_mv AT ricardosilvadecarvalhomagno estrategiasespaciaisdeempresasarticulacoesinterescalaresdosetorsupermercadistanosudesteparaense
_version_ 1766682588578054144