ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE
Empresas comerciais buscam ampliar seus lucros, sobretudo, expandindo suas operações no território. No Brasil isso tem ocorrido intensamente nas últimas décadas, alcançando cidades médias e de porte médio. Este artigo objetiva discutir estratégias espaciais de empresas supermercadistas nesse process...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/30348 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-30348 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-303482023-04-21T15:34:37Z ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE RICARDO SILVA DE CARVALHO, MAGNO Empresas comerciais buscam ampliar seus lucros, sobretudo, expandindo suas operações no território. No Brasil isso tem ocorrido intensamente nas últimas décadas, alcançando cidades médias e de porte médio. Este artigo objetiva discutir estratégias espaciais de empresas supermercadistas nesse processo de desconcentração espacial. Para tal, além de contribuições teóricas, elegemos para aproximação empírica, o sudeste paraense, especificamente a Região Geográfica Intermediária de Marabá (IBGE, 2017). Realizamos entrevistas com gerentes de supermercados, o que robora o caráter qualitativo da pesquisa. Compreendemos o que os grupos pesaram nas escolhas locacionais, na escala da rede urbana e na escala da cidade. Optam pelas cidades com maior centralidade e influência regional, enquanto no intraurbano, vários fatores são cruciais, estando a maioria relacionados com a acessibilidade. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-04-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/30348 Sociedade e Território; v. 34 n. 3 (2022): Sociedade e Território; 113-137 2177-8396 10.21680/2177-8396.2022v34n3 por https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/30348/16859 Copyright (c) 2023 Sociedade e Território http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
RICARDO SILVA DE CARVALHO, MAGNO |
spellingShingle |
RICARDO SILVA DE CARVALHO, MAGNO ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE |
author_facet |
RICARDO SILVA DE CARVALHO, MAGNO |
author_sort |
RICARDO SILVA DE CARVALHO, MAGNO |
title |
ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE |
title_short |
ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE |
title_full |
ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE |
title_sort |
estratégias espaciais de empresas: articulações interescalares do setor supermercadista no sudeste paraense |
description |
Empresas comerciais buscam ampliar seus lucros, sobretudo, expandindo suas operações no território. No Brasil isso tem ocorrido intensamente nas últimas décadas, alcançando cidades médias e de porte médio. Este artigo objetiva discutir estratégias espaciais de empresas supermercadistas nesse processo de desconcentração espacial. Para tal, além de contribuições teóricas, elegemos para aproximação empírica, o sudeste paraense, especificamente a Região Geográfica Intermediária de Marabá (IBGE, 2017). Realizamos entrevistas com gerentes de supermercados, o que robora o caráter qualitativo da pesquisa. Compreendemos o que os grupos pesaram nas escolhas locacionais, na escala da rede urbana e na escala da cidade. Optam pelas cidades com maior centralidade e influência regional, enquanto no intraurbano, vários fatores são cruciais, estando a maioria relacionados com a acessibilidade. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/30348 |
work_keys_str_mv |
AT ricardosilvadecarvalhomagno estrategiasespaciaisdeempresasarticulacoesinterescalaresdosetorsupermercadistanosudesteparaense |
_version_ |
1766682588578054144 |