Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar

Esse artigo apresenta o relato da experiência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizado no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar, que atende alunas e alunos, com d...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Kely, Fernandes Alves , Jefferson, de França Maia, Maria Luiza
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/30271
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-30271
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-302712023-04-14T18:51:06Z Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar Araújo, Kely Fernandes Alves , Jefferson de França Maia, Maria Luiza Deficiência visual; Ensino de teatro; Audiocena; Contação de história. Esse artigo apresenta o relato da experiência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizado no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar, que atende alunas e alunos, com deficiência visual, da rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte. Nessa vivência, o principal  objetivo era possibilitar um teatro que pudesse ser feito para e por pessoas com deficiência visual. Se estabelece aqui um caminho e experimentam-se estratégias para uma educação na área do teatro que considere todas as singularidades e os diversos sentidos que proporcionam uma experiência estética orientada pela não vidência. A partir da contação de história e da audiocena, explora-se a multissensorialidade como campo de fruição no viés da não vidência, ressaltando a importância da acessibilidade que inclua as alunas(os) como agentes no processo de ensino-aprendizagem.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-04-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/30271 Cadernos de Estágio; v. 4 n. 2 (2022): Transições: cenários e perspectivas 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/30271/16822 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Araújo, Kely
Fernandes Alves , Jefferson
de França Maia, Maria Luiza
spellingShingle Araújo, Kely
Fernandes Alves , Jefferson
de França Maia, Maria Luiza
Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar
author_facet Araújo, Kely
Fernandes Alves , Jefferson
de França Maia, Maria Luiza
author_sort Araújo, Kely
title Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar
title_short Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar
title_full Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar
title_fullStr Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar
title_full_unstemmed Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar
title_sort teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no centro de apoio pedagógico iapissara aguiar
description Esse artigo apresenta o relato da experiência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizado no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar, que atende alunas e alunos, com deficiência visual, da rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte. Nessa vivência, o principal  objetivo era possibilitar um teatro que pudesse ser feito para e por pessoas com deficiência visual. Se estabelece aqui um caminho e experimentam-se estratégias para uma educação na área do teatro que considere todas as singularidades e os diversos sentidos que proporcionam uma experiência estética orientada pela não vidência. A partir da contação de história e da audiocena, explora-se a multissensorialidade como campo de fruição no viés da não vidência, ressaltando a importância da acessibilidade que inclua as alunas(os) como agentes no processo de ensino-aprendizagem. 
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/30271
work_keys_str_mv AT araujokely teatrodemuitossentidosaexperienciadeensinonocentrodeapoiopedagogicoiapissaraaguiar
AT fernandesalvesjefferson teatrodemuitossentidosaexperienciadeensinonocentrodeapoiopedagogicoiapissaraaguiar
AT defrancamaiamarialuiza teatrodemuitossentidosaexperienciadeensinonocentrodeapoiopedagogicoiapissaraaguiar
_version_ 1766683803440381952