Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar
Esse artigo apresenta o relato da experiência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizado no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar, que atende alunas e alunos, com d...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/30271 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-30271 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-302712023-04-14T18:51:06Z Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar Araújo, Kely Fernandes Alves , Jefferson de França Maia, Maria Luiza Deficiência visual; Ensino de teatro; Audiocena; Contação de história. Esse artigo apresenta o relato da experiência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizado no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar, que atende alunas e alunos, com deficiência visual, da rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte. Nessa vivência, o principal objetivo era possibilitar um teatro que pudesse ser feito para e por pessoas com deficiência visual. Se estabelece aqui um caminho e experimentam-se estratégias para uma educação na área do teatro que considere todas as singularidades e os diversos sentidos que proporcionam uma experiência estética orientada pela não vidência. A partir da contação de história e da audiocena, explora-se a multissensorialidade como campo de fruição no viés da não vidência, ressaltando a importância da acessibilidade que inclua as alunas(os) como agentes no processo de ensino-aprendizagem. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-04-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/30271 Cadernos de Estágio; v. 4 n. 2 (2022): Transições: cenários e perspectivas 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/30271/16822 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Araújo, Kely Fernandes Alves , Jefferson de França Maia, Maria Luiza |
spellingShingle |
Araújo, Kely Fernandes Alves , Jefferson de França Maia, Maria Luiza Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar |
author_facet |
Araújo, Kely Fernandes Alves , Jefferson de França Maia, Maria Luiza |
author_sort |
Araújo, Kely |
title |
Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar |
title_short |
Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar |
title_full |
Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar |
title_fullStr |
Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar |
title_full_unstemmed |
Teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar |
title_sort |
teatro de muitos sentidos: a experiência de ensino no centro de apoio pedagógico iapissara aguiar |
description |
Esse artigo apresenta o relato da experiência do Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizado no Centro de Apoio Pedagógico Iapissara Aguiar, que atende alunas e alunos, com deficiência visual, da rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte. Nessa vivência, o principal objetivo era possibilitar um teatro que pudesse ser feito para e por pessoas com deficiência visual. Se estabelece aqui um caminho e experimentam-se estratégias para uma educação na área do teatro que considere todas as singularidades e os diversos sentidos que proporcionam uma experiência estética orientada pela não vidência. A partir da contação de história e da audiocena, explora-se a multissensorialidade como campo de fruição no viés da não vidência, ressaltando a importância da acessibilidade que inclua as alunas(os) como agentes no processo de ensino-aprendizagem. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/30271 |
work_keys_str_mv |
AT araujokely teatrodemuitossentidosaexperienciadeensinonocentrodeapoiopedagogicoiapissaraaguiar AT fernandesalvesjefferson teatrodemuitossentidosaexperienciadeensinonocentrodeapoiopedagogicoiapissaraaguiar AT defrancamaiamarialuiza teatrodemuitossentidosaexperienciadeensinonocentrodeapoiopedagogicoiapissaraaguiar |
_version_ |
1766683803440381952 |