O estado do conhecimento sobre questões sociocientíficas na educação em ciências

En el presente trabajo, presentamos una investigación de revisión bibliográfica, en periódicos del área de Enseñanza, sobre la inserción de las Cuestiones Sociocientíficas en Educación en Ciencias (CSC) y Formación Docente. Para ello, utilizamos como metodología la investigación documental. Encontra...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Cruz, Henrique do Amaral, Pereira de Queirós, Wellington, Roversi Genovese, Cinthia Letícia de Carvalho, Affonseca Jardim, Maria Inês de, Nunes , Ricardo Capiberibe
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30144
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-30144
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-301442023-02-10T12:03:25Z O estado do conhecimento sobre questões sociocientíficas na educação em ciências Cruz, Henrique do Amaral Pereira de Queirós, Wellington Roversi Genovese, Cinthia Letícia de Carvalho Affonseca Jardim, Maria Inês de Nunes , Ricardo Capiberibe En el presente trabajo, presentamos una investigación de revisión bibliográfica, en periódicos del área de Enseñanza, sobre la inserción de las Cuestiones Sociocientíficas en Educación en Ciencias (CSC) y Formación Docente. Para ello, utilizamos como metodología la investigación documental. Encontramos que la mayor parte de la investigación se centra en la Educación Secundaria y la Formación del Profesorado; los componentes curriculares que más abordan la Temática Sociocientífica en el aula son Ciencias Biológicas y Física; mientras que los temas son la “energía” y la ética del uso de animales en la investigación científica. Investigaciones sobre encuestas de concepciones informan que los docentes tienen mayor dificultad para abordar las dimensiones social y ética con los temas del CSC, ya que el estudio de estos temas en los cursos de pregrado es todavía muy tímido. Aún así, las investigaciones muestran que los docentes reconocen en los CSC el potencial para realizar alfabetización científica para la democracia. No presente trabalho, apresentamos uma pesquisa de revisão bibliográfica, em periódicos da área de Ensino, sobre a inserção das Questões Sociocientíficas na Educação (QSC) em Ciências. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa documental. Encontramos que a maior parte das pesquisas se concentra no Ensino Médio e na Formação de Professores; os componentes curriculares, que mais abordam as Questões Sociocientíficas, em sala de aula, são as Ciências Biológicas e a Física; enquanto os temas são “energia” e a ética do uso de animais em pesquisa científica. As pesquisas sobre levantamento de concepções relatam que os professores apresentam maior dificuldade em abordar as dimensões sociais e éticas com as temáticas QSC, pois ainda é muito tímido o estudo dessas questões nos cursos de licenciatura.  Mesmo assim, as pesquisas mostram que os professores reconhecem nas QSC o potencial para a realizar uma alfabetização científica para a democracia. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-02-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30144 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 22 n. 1 (2022): Saberes: Filosofia e Educação; 36-54 1984-3879 10.21680/1984-3879.2022v22n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30144/16725 Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Cruz, Henrique do Amaral
Pereira de Queirós, Wellington
Roversi Genovese, Cinthia Letícia de Carvalho
Affonseca Jardim, Maria Inês de
Nunes , Ricardo Capiberibe
spellingShingle Cruz, Henrique do Amaral
Pereira de Queirós, Wellington
Roversi Genovese, Cinthia Letícia de Carvalho
Affonseca Jardim, Maria Inês de
Nunes , Ricardo Capiberibe
O estado do conhecimento sobre questões sociocientíficas na educação em ciências
author_facet Cruz, Henrique do Amaral
Pereira de Queirós, Wellington
Roversi Genovese, Cinthia Letícia de Carvalho
Affonseca Jardim, Maria Inês de
Nunes , Ricardo Capiberibe
author_sort Cruz, Henrique do Amaral
title O estado do conhecimento sobre questões sociocientíficas na educação em ciências
title_short O estado do conhecimento sobre questões sociocientíficas na educação em ciências
title_full O estado do conhecimento sobre questões sociocientíficas na educação em ciências
title_fullStr O estado do conhecimento sobre questões sociocientíficas na educação em ciências
title_full_unstemmed O estado do conhecimento sobre questões sociocientíficas na educação em ciências
title_sort o estado do conhecimento sobre questões sociocientíficas na educação em ciências
description En el presente trabajo, presentamos una investigación de revisión bibliográfica, en periódicos del área de Enseñanza, sobre la inserción de las Cuestiones Sociocientíficas en Educación en Ciencias (CSC) y Formación Docente. Para ello, utilizamos como metodología la investigación documental. Encontramos que la mayor parte de la investigación se centra en la Educación Secundaria y la Formación del Profesorado; los componentes curriculares que más abordan la Temática Sociocientífica en el aula son Ciencias Biológicas y Física; mientras que los temas son la “energía” y la ética del uso de animales en la investigación científica. Investigaciones sobre encuestas de concepciones informan que los docentes tienen mayor dificultad para abordar las dimensiones social y ética con los temas del CSC, ya que el estudio de estos temas en los cursos de pregrado es todavía muy tímido. Aún así, las investigaciones muestran que los docentes reconocen en los CSC el potencial para realizar alfabetización científica para la democracia.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30144
work_keys_str_mv AT cruzhenriquedoamaral oestadodoconhecimentosobrequestoessociocientificasnaeducacaoemciencias
AT pereiradequeiroswellington oestadodoconhecimentosobrequestoessociocientificasnaeducacaoemciencias
AT roversigenovesecinthialeticiadecarvalho oestadodoconhecimentosobrequestoessociocientificasnaeducacaoemciencias
AT affonsecajardimmariainesde oestadodoconhecimentosobrequestoessociocientificasnaeducacaoemciencias
AT nunesricardocapiberibe oestadodoconhecimentosobrequestoessociocientificasnaeducacaoemciencias
_version_ 1766681718726590464