UM MAPEAMENTO DE HABILIDADES, APRENDIZADOS E PERFIL DO MERCADO FORMAL DE TRABALHO PARA ESTADOS BRASILEIROS SELECIONADOS (2008-2017)

As capacitações aliadas aos investimentos em educação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias condicionam o desenvolvimento regional. Esta pesquisa, de abrangência amostral das 14 unidades da federação brasileiras mais industrializadas, possui como objetivo investigar o perfil dos trabalhadores f...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dias, Lázaro, dos Santos, Priscila Soares
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/30044
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:As capacitações aliadas aos investimentos em educação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias condicionam o desenvolvimento regional. Esta pesquisa, de abrangência amostral das 14 unidades da federação brasileiras mais industrializadas, possui como objetivo investigar o perfil dos trabalhadores formais conforme o sexo, a escolaridade e o nível de salários, discutindo habilidades, aprendizados e conhecimento. Foi possível observar a existência de heterogeneidade na composição do mercado formal de trabalho, com diferentes arranjos, e concentração no eixo Sul-Sudeste de empregos qualificados e associados à ciência, tecnologia e inovação. Durante o período 2008-2017, houve acréscimo de conhecimento formal em todos os estados analisados e maior inserção feminina em grupos demandantes de maiores capacitações dos trabalhadores. Esses avanços, contudo, não transbordam, do ponto de vista relativo, em ganhos salariais, o que sugere e demanda políticas setoriais e estratégicas na correção das assimetrias vigentes.