Ensino plural pelo viés da interculturalidade
O presente estudo propõe analisar as contribuições da interculturalidade no ensino básico brasileiro pensando na diversidade. Esse objetivo geral sinaliza três nortes: conhecer as principais concepções da teoria intercultural para a educação básica; investigar como o processo de globalização transit...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/30014 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-30014 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-300142024-02-21T13:27:59Z Ensino plural pelo viés da interculturalidade Tischer Seraglio, Maruana Kássia Kunrath, Zenaide Borre Interculturalidade Ensino Diversidade O presente estudo propõe analisar as contribuições da interculturalidade no ensino básico brasileiro pensando na diversidade. Esse objetivo geral sinaliza três nortes: conhecer as principais concepções da teoria intercultural para a educação básica; investigar como o processo de globalização transita nesse espaço intercultural; e identificar a interculturalidade na Base Nacional Comum Curricular (2017). A metodologia é qualitativa e bibliográfica. Os resultados apontaram para uma concepção de interculturalidade enquanto teoria que deve ser mobilizada em sala de aula, no âmbito das discussões sobre movimentos, culturas, povos e etnias. Teoria esta que compõe a heterogeneidade global e combater principalmente os preconceitos que envolvem as sociedades contemporâneas. Além disso, a globalização se apresenta como movimento que, por um lado, busca a conexão entre diferentes culturas mas, por outro limita e define o que e quem pode fazer parte dessa sociedade global. Já a BNCC, a partir de dois recortes discursivos, representa as novas orientações educacionais do país que percebem essa nova perspectiva educacional e buscam orientar professores e diretores. Contudo, para que se tenha realmente educação intercultural, mudanças significativas devem começar a ocorrer imediatamente dentro das instituições do Estado, das escolas, e na sociedade de modo geral. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-12-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/30014 Revista Saridh – Linguagem e Discurso; v. 4 n. 2 (2022): Sujeito e discurso no espaço intervalar das práticas políticas do presente; 155 - 168 2674-6131 por https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/30014/16426 Copyright (c) 2022 Revista Saridh – Linguagem e Discurso http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Tischer Seraglio, Maruana Kássia Kunrath, Zenaide Borre |
spellingShingle |
Tischer Seraglio, Maruana Kássia Kunrath, Zenaide Borre Ensino plural pelo viés da interculturalidade |
author_facet |
Tischer Seraglio, Maruana Kássia Kunrath, Zenaide Borre |
author_sort |
Tischer Seraglio, Maruana Kássia |
title |
Ensino plural pelo viés da interculturalidade |
title_short |
Ensino plural pelo viés da interculturalidade |
title_full |
Ensino plural pelo viés da interculturalidade |
title_fullStr |
Ensino plural pelo viés da interculturalidade |
title_full_unstemmed |
Ensino plural pelo viés da interculturalidade |
title_sort |
ensino plural pelo viés da interculturalidade |
description |
O presente estudo propõe analisar as contribuições da interculturalidade no ensino básico brasileiro pensando na diversidade. Esse objetivo geral sinaliza três nortes: conhecer as principais concepções da teoria intercultural para a educação básica; investigar como o processo de globalização transita nesse espaço intercultural; e identificar a interculturalidade na Base Nacional Comum Curricular (2017). A metodologia é qualitativa e bibliográfica. Os resultados apontaram para uma concepção de interculturalidade enquanto teoria que deve ser mobilizada em sala de aula, no âmbito das discussões sobre movimentos, culturas, povos e etnias. Teoria esta que compõe a heterogeneidade global e combater principalmente os preconceitos que envolvem as sociedades contemporâneas. Além disso, a globalização se apresenta como movimento que, por um lado, busca a conexão entre diferentes culturas mas, por outro limita e define o que e quem pode fazer parte dessa sociedade global. Já a BNCC, a partir de dois recortes discursivos, representa as novas orientações educacionais do país que percebem essa nova perspectiva educacional e buscam orientar professores e diretores. Contudo, para que se tenha realmente educação intercultural, mudanças significativas devem começar a ocorrer imediatamente dentro das instituições do Estado, das escolas, e na sociedade de modo geral. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2022 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/30014 |
work_keys_str_mv |
AT tischerseragliomaruanakassia ensinopluralpeloviesdainterculturalidade AT kunrathzenaideborre ensinopluralpeloviesdainterculturalidade |
_version_ |
1791961254454099968 |