Ensino plural pelo viés da interculturalidade

O presente estudo propõe analisar as contribuições da interculturalidade no ensino básico brasileiro pensando na diversidade. Esse objetivo geral sinaliza três nortes: conhecer as principais concepções da teoria intercultural para a educação básica; investigar como o processo de globalização transit...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Tischer Seraglio, Maruana Kássia, Kunrath, Zenaide Borre
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/30014
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-30014
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-300142024-02-21T13:27:59Z Ensino plural pelo viés da interculturalidade Tischer Seraglio, Maruana Kássia Kunrath, Zenaide Borre Interculturalidade Ensino Diversidade O presente estudo propõe analisar as contribuições da interculturalidade no ensino básico brasileiro pensando na diversidade. Esse objetivo geral sinaliza três nortes: conhecer as principais concepções da teoria intercultural para a educação básica; investigar como o processo de globalização transita nesse espaço intercultural; e identificar a interculturalidade na Base Nacional Comum Curricular (2017). A metodologia é qualitativa e bibliográfica. Os resultados apontaram para uma concepção de interculturalidade enquanto teoria que deve ser mobilizada em sala de aula, no âmbito das discussões sobre movimentos, culturas, povos e etnias. Teoria esta que compõe a heterogeneidade global e combater principalmente os preconceitos que envolvem as sociedades contemporâneas. Além disso, a globalização se apresenta como movimento que, por um lado, busca a conexão entre diferentes culturas mas, por outro limita e define o que e quem pode fazer parte dessa sociedade global. Já a BNCC, a partir de dois recortes discursivos, representa as novas orientações educacionais do país que percebem essa nova perspectiva educacional e buscam orientar professores e diretores. Contudo, para que se tenha realmente educação intercultural, mudanças significativas devem começar a ocorrer imediatamente dentro das instituições do Estado, das escolas, e na sociedade de modo geral. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-12-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/30014 Revista Saridh – Linguagem e Discurso; v. 4 n. 2 (2022): Sujeito e discurso no espaço intervalar das práticas políticas do presente; 155 - 168 2674-6131 por https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/30014/16426 Copyright (c) 2022 Revista Saridh – Linguagem e Discurso http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Tischer Seraglio, Maruana Kássia
Kunrath, Zenaide Borre
spellingShingle Tischer Seraglio, Maruana Kássia
Kunrath, Zenaide Borre
Ensino plural pelo viés da interculturalidade
author_facet Tischer Seraglio, Maruana Kássia
Kunrath, Zenaide Borre
author_sort Tischer Seraglio, Maruana Kássia
title Ensino plural pelo viés da interculturalidade
title_short Ensino plural pelo viés da interculturalidade
title_full Ensino plural pelo viés da interculturalidade
title_fullStr Ensino plural pelo viés da interculturalidade
title_full_unstemmed Ensino plural pelo viés da interculturalidade
title_sort ensino plural pelo viés da interculturalidade
description O presente estudo propõe analisar as contribuições da interculturalidade no ensino básico brasileiro pensando na diversidade. Esse objetivo geral sinaliza três nortes: conhecer as principais concepções da teoria intercultural para a educação básica; investigar como o processo de globalização transita nesse espaço intercultural; e identificar a interculturalidade na Base Nacional Comum Curricular (2017). A metodologia é qualitativa e bibliográfica. Os resultados apontaram para uma concepção de interculturalidade enquanto teoria que deve ser mobilizada em sala de aula, no âmbito das discussões sobre movimentos, culturas, povos e etnias. Teoria esta que compõe a heterogeneidade global e combater principalmente os preconceitos que envolvem as sociedades contemporâneas. Além disso, a globalização se apresenta como movimento que, por um lado, busca a conexão entre diferentes culturas mas, por outro limita e define o que e quem pode fazer parte dessa sociedade global. Já a BNCC, a partir de dois recortes discursivos, representa as novas orientações educacionais do país que percebem essa nova perspectiva educacional e buscam orientar professores e diretores. Contudo, para que se tenha realmente educação intercultural, mudanças significativas devem começar a ocorrer imediatamente dentro das instituições do Estado, das escolas, e na sociedade de modo geral.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/30014
work_keys_str_mv AT tischerseragliomaruanakassia ensinopluralpeloviesdainterculturalidade
AT kunrathzenaideborre ensinopluralpeloviesdainterculturalidade
_version_ 1791961254454099968