Português
O presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com professores em serviço egressos do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Dourados, dos anos de 2011, 2012 e 2013. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário on-line, com perguntas abe...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29966 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-29966 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-299662023-02-10T12:34:42Z Português O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ATUAÇÃO DOCENTE DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEMS de Souza Mulinari , Maria Bruna Souza Pereira, Ademir de Fiorucci, Antonio Rogério Ensino de Química TICs Professores em Serviço Tecnologia Brasil O presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com professores em serviço egressos do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Dourados, dos anos de 2011, 2012 e 2013. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário on-line, com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa possui caráter qualitativo descritivo e interpretativo com objetivo de investigar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e entender o papel exercido por essas tecnologias na prática docente. Os resultados apontaram que os professores realizam atividades por meio das TICs, mas que possuem dificuldades e limitação no uso devido aos condicionantes da escola como falta de estrutura, velocidade e acesso à internet, entre outros. Por meio da pesquisa foi avaliado que há resultados positivos quando se utiliza alguma dessas tecnologias no trabalho docente. Os professores consideram importante a utilização das TICs em sua prática informando seu uso em sala de aula com frequência e apoio da coordenação pedagógica e direção das escolas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-10-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29966 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 20 n. 1 (2020): Saberes: Filosofia e Educação; 25-43 1984-3879 10.21680/1984-3879.2020v20n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29966/16101 Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
de Souza Mulinari , Maria Bruna Souza Pereira, Ademir de Fiorucci, Antonio Rogério |
spellingShingle |
de Souza Mulinari , Maria Bruna Souza Pereira, Ademir de Fiorucci, Antonio Rogério Português |
author_facet |
de Souza Mulinari , Maria Bruna Souza Pereira, Ademir de Fiorucci, Antonio Rogério |
author_sort |
de Souza Mulinari , Maria Bruna |
title |
Português |
title_short |
Português |
title_full |
Português |
title_fullStr |
Português |
title_full_unstemmed |
Português |
title_sort |
português |
description |
O presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com professores em serviço egressos do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Dourados, dos anos de 2011, 2012 e 2013. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário on-line, com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa possui caráter qualitativo descritivo e interpretativo com objetivo de investigar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e entender o papel exercido por essas tecnologias na prática docente. Os resultados apontaram que os professores realizam atividades por meio das TICs, mas que possuem dificuldades e limitação no uso devido aos condicionantes da escola como falta de estrutura, velocidade e acesso à internet, entre outros. Por meio da pesquisa foi avaliado que há resultados positivos quando se utiliza alguma dessas tecnologias no trabalho docente. Os professores consideram importante a utilização das TICs em sua prática informando seu uso em sala de aula com frequência e apoio da coordenação pedagógica e direção das escolas. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2022 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29966 |
work_keys_str_mv |
AT desouzamulinarimariabruna portugues AT souzapereiraademirde portugues AT fiorucciantoniorogerio portugues AT desouzamulinarimariabruna ousodastecnologiasdeinformacaoecomunicacaonaatuacaodocentedosegressosdocursodelicenciaturaemquimicadauems AT souzapereiraademirde ousodastecnologiasdeinformacaoecomunicacaonaatuacaodocentedosegressosdocursodelicenciaturaemquimicadauems AT fiorucciantoniorogerio ousodastecnologiasdeinformacaoecomunicacaonaatuacaodocentedosegressosdocursodelicenciaturaemquimicadauems |
_version_ |
1766681717787066368 |