Português

O presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com professores em serviço egressos do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Dourados, dos anos de 2011, 2012 e 2013. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário on-line, com perguntas abe...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Souza Mulinari , Maria Bruna, Souza Pereira, Ademir de, Fiorucci, Antonio Rogério
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29966
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-29966
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-299662023-02-10T12:34:42Z Português O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ATUAÇÃO DOCENTE DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEMS de Souza Mulinari , Maria Bruna Souza Pereira, Ademir de Fiorucci, Antonio Rogério Ensino de Química TICs Professores em Serviço Tecnologia Brasil O presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com professores em serviço egressos do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Dourados, dos anos de 2011, 2012 e 2013. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário on-line, com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa possui caráter qualitativo descritivo e interpretativo com objetivo de investigar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e entender o papel exercido por essas tecnologias na prática docente. Os resultados apontaram que os professores realizam atividades por meio das TICs, mas que possuem dificuldades e limitação no uso devido aos condicionantes da escola como falta de estrutura, velocidade e acesso à internet, entre outros. Por meio da pesquisa foi avaliado que há resultados positivos quando se utiliza alguma dessas tecnologias no trabalho docente. Os professores consideram importante a utilização das TICs em sua prática informando seu uso em sala de aula com frequência e apoio da coordenação pedagógica e direção das escolas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-10-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29966 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 20 n. 1 (2020): Saberes: Filosofia e Educação; 25-43 1984-3879 10.21680/1984-3879.2020v20n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29966/16101 Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author de Souza Mulinari , Maria Bruna
Souza Pereira, Ademir de
Fiorucci, Antonio Rogério
spellingShingle de Souza Mulinari , Maria Bruna
Souza Pereira, Ademir de
Fiorucci, Antonio Rogério
Português
author_facet de Souza Mulinari , Maria Bruna
Souza Pereira, Ademir de
Fiorucci, Antonio Rogério
author_sort de Souza Mulinari , Maria Bruna
title Português
title_short Português
title_full Português
title_fullStr Português
title_full_unstemmed Português
title_sort português
description O presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com professores em serviço egressos do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Dourados, dos anos de 2011, 2012 e 2013. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário on-line, com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa possui caráter qualitativo descritivo e interpretativo com objetivo de investigar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e entender o papel exercido por essas tecnologias na prática docente. Os resultados apontaram que os professores realizam atividades por meio das TICs, mas que possuem dificuldades e limitação no uso devido aos condicionantes da escola como falta de estrutura, velocidade e acesso à internet, entre outros. Por meio da pesquisa foi avaliado que há resultados positivos quando se utiliza alguma dessas tecnologias no trabalho docente. Os professores consideram importante a utilização das TICs em sua prática informando seu uso em sala de aula com frequência e apoio da coordenação pedagógica e direção das escolas.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29966
work_keys_str_mv AT desouzamulinarimariabruna portugues
AT souzapereiraademirde portugues
AT fiorucciantoniorogerio portugues
AT desouzamulinarimariabruna ousodastecnologiasdeinformacaoecomunicacaonaatuacaodocentedosegressosdocursodelicenciaturaemquimicadauems
AT souzapereiraademirde ousodastecnologiasdeinformacaoecomunicacaonaatuacaodocentedosegressosdocursodelicenciaturaemquimicadauems
AT fiorucciantoniorogerio ousodastecnologiasdeinformacaoecomunicacaonaatuacaodocentedosegressosdocursodelicenciaturaemquimicadauems
_version_ 1766681717787066368