ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC
O estágio se configura como um dos elementos mais importantes da formação inicial de professores, pois aproxima o estagiário do seu campo de trabalho e proporciona reflexões importantes sobre suas ações ainda em formação. Dessa maneira, a escolha do tema de pesquisa se deu pela necessidade de destac...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29957 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-29957 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-299572023-02-10T12:44:13Z ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC Pantano Souza, Gahelyka Aghta Regências Formação Inicial Contexto Escolar Prática de Ensino O estágio se configura como um dos elementos mais importantes da formação inicial de professores, pois aproxima o estagiário do seu campo de trabalho e proporciona reflexões importantes sobre suas ações ainda em formação. Dessa maneira, a escolha do tema de pesquisa se deu pela necessidade de destacar a importância do Estágio Supervisionado na formação do futuro docente e, por isso, o objetivo do estudo é discutir aspectos relativos às vivências e concepções dos estagiários, a partir de relatos de professor-supervisor e estudantes matriculados no Estágio Supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo exploratória e teve como instrumento de coleta de dados questionários não estruturados, aplicados junto ao professor-supervisor e ao estudante-estagiário. Os resultados indicam que o estágio tem sido a “porta de entrada” para que os licenciando conheçam o futuro local de trabalho e a realidade do contexto escolar. Além disso, o Estágio Supervisionado tem contribuído para o processo de formação dos futuros docentes, ainda que existam algumas limitações. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-09-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29957 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 19 n. 1 (2019): Saberes: Filosofia e Educação; 72-94 1984-3879 10.21680/1984-3879.2019v19n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29957/16103 Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Pantano Souza, Gahelyka Aghta |
spellingShingle |
Pantano Souza, Gahelyka Aghta ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC |
author_facet |
Pantano Souza, Gahelyka Aghta |
author_sort |
Pantano Souza, Gahelyka Aghta |
title |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC |
title_short |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC |
title_full |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC |
title_fullStr |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC |
title_sort |
estágio supervisionado e formação de professores: vivências e concepções no curso de licenciatura em química da ufac |
description |
O estágio se configura como um dos elementos mais importantes da formação inicial de professores, pois aproxima o estagiário do seu campo de trabalho e proporciona reflexões importantes sobre suas ações ainda em formação. Dessa maneira, a escolha do tema de pesquisa se deu pela necessidade de destacar a importância do Estágio Supervisionado na formação do futuro docente e, por isso, o objetivo do estudo é discutir aspectos relativos às vivências e concepções dos estagiários, a partir de relatos de professor-supervisor e estudantes matriculados no Estágio Supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo exploratória e teve como instrumento de coleta de dados questionários não estruturados, aplicados junto ao professor-supervisor e ao estudante-estagiário. Os resultados indicam que o estágio tem sido a “porta de entrada” para que os licenciando conheçam o futuro local de trabalho e a realidade do contexto escolar. Além disso, o Estágio Supervisionado tem contribuído para o processo de formação dos futuros docentes, ainda que existam algumas limitações. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2022 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29957 |
work_keys_str_mv |
AT pantanosouzagahelykaaghta estagiosupervisionadoeformacaodeprofessoresvivenciaseconcepcoesnocursodelicenciaturaemquimicadaufac |
_version_ |
1766681717417967616 |