ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC

O estágio se configura como um dos elementos mais importantes da formação inicial de professores, pois aproxima o estagiário do seu campo de trabalho e proporciona reflexões importantes sobre suas ações ainda em formação. Dessa maneira, a escolha do tema de pesquisa se deu pela necessidade de destac...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pantano Souza, Gahelyka Aghta
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29957
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-29957
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-299572023-02-10T12:44:13Z ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC Pantano Souza, Gahelyka Aghta Regências Formação Inicial Contexto Escolar Prática de Ensino O estágio se configura como um dos elementos mais importantes da formação inicial de professores, pois aproxima o estagiário do seu campo de trabalho e proporciona reflexões importantes sobre suas ações ainda em formação. Dessa maneira, a escolha do tema de pesquisa se deu pela necessidade de destacar a importância do Estágio Supervisionado na formação do futuro docente e, por isso, o objetivo do estudo é discutir aspectos relativos às vivências e concepções dos estagiários, a partir de relatos de professor-supervisor e estudantes matriculados no Estágio Supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo exploratória e teve como instrumento de coleta de dados questionários não estruturados, aplicados junto ao professor-supervisor e ao estudante-estagiário. Os resultados indicam que o estágio tem sido a “porta de entrada” para que os licenciando conheçam o futuro local de trabalho e a realidade do contexto escolar. Além disso, o Estágio Supervisionado tem contribuído para o processo de formação dos futuros docentes, ainda que existam algumas limitações. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-09-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29957 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 19 n. 1 (2019): Saberes: Filosofia e Educação; 72-94 1984-3879 10.21680/1984-3879.2019v19n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29957/16103 Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Pantano Souza, Gahelyka Aghta
spellingShingle Pantano Souza, Gahelyka Aghta
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC
author_facet Pantano Souza, Gahelyka Aghta
author_sort Pantano Souza, Gahelyka Aghta
title ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC
title_short ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC
title_full ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC
title_fullStr ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC
title_full_unstemmed ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC
title_sort estágio supervisionado e formação de professores: vivências e concepções no curso de licenciatura em química da ufac
description O estágio se configura como um dos elementos mais importantes da formação inicial de professores, pois aproxima o estagiário do seu campo de trabalho e proporciona reflexões importantes sobre suas ações ainda em formação. Dessa maneira, a escolha do tema de pesquisa se deu pela necessidade de destacar a importância do Estágio Supervisionado na formação do futuro docente e, por isso, o objetivo do estudo é discutir aspectos relativos às vivências e concepções dos estagiários, a partir de relatos de professor-supervisor e estudantes matriculados no Estágio Supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo exploratória e teve como instrumento de coleta de dados questionários não estruturados, aplicados junto ao professor-supervisor e ao estudante-estagiário. Os resultados indicam que o estágio tem sido a “porta de entrada” para que os licenciando conheçam o futuro local de trabalho e a realidade do contexto escolar. Além disso, o Estágio Supervisionado tem contribuído para o processo de formação dos futuros docentes, ainda que existam algumas limitações.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29957
work_keys_str_mv AT pantanosouzagahelykaaghta estagiosupervisionadoeformacaodeprofessoresvivenciaseconcepcoesnocursodelicenciaturaemquimicadaufac
_version_ 1766681717417967616