Ensino remoto e isolamento social:: os impactos na trajetória acadêmica, psicológica e social de estudantes da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti – NATAL/RN
A propagação do coronavírus e sua doença derivativa ocasionaram em uma pandemia cujo consequente isolamento social trouxe mudanças bruscas e rápidas no cenário do ensino, através do fechamento imediato das escolas e adoção do ensino remoto em caráter emergencial. A Escola Estadual Desembargador Flor...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29837 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-29837 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-298372023-08-01T00:15:54Z Ensino remoto e isolamento social:: os impactos na trajetória acadêmica, psicológica e social de estudantes da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti – NATAL/RN Maria Soares, Lisabel Covid-19 FLOCA Ensino Remoto Saúde mental A propagação do coronavírus e sua doença derivativa ocasionaram em uma pandemia cujo consequente isolamento social trouxe mudanças bruscas e rápidas no cenário do ensino, através do fechamento imediato das escolas e adoção do ensino remoto em caráter emergencial. A Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, popularmente conhecida como “FLOCA”, é considerada uma das maiores escolas do Estado do Rio Grande do Norte. Diante dos relatos trazidos pelos alunos do ensino médio, durante o primeiro semestre letivo de 2022, este trabalho teve como objetivo investigar os impactos do ensino remoto na trajetória escolar, social e psicológica destes estudantes, diante da retomada das aulas presenciais. Os resultados demonstraram que, para a maioria dos alunos investigados, o ensino remoto e o isolamento social trouxeram impactos negativos. Conclui-se, portanto, que para além das salas de aula, questões como saúde mental e relações interpessoais dos indivíduos demonstraram urgência de discussão. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-07-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29837 Cadernos de Estágio; v. 5 n. 1 (2023): Docência durante e após a Pandemia: narrativas do possível 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29837/17283 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Maria Soares, Lisabel |
spellingShingle |
Maria Soares, Lisabel Ensino remoto e isolamento social:: os impactos na trajetória acadêmica, psicológica e social de estudantes da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti – NATAL/RN |
author_facet |
Maria Soares, Lisabel |
author_sort |
Maria Soares, Lisabel |
title |
Ensino remoto e isolamento social:: os impactos na trajetória acadêmica, psicológica e social de estudantes da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti – NATAL/RN |
title_short |
Ensino remoto e isolamento social:: os impactos na trajetória acadêmica, psicológica e social de estudantes da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti – NATAL/RN |
title_full |
Ensino remoto e isolamento social:: os impactos na trajetória acadêmica, psicológica e social de estudantes da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti – NATAL/RN |
title_fullStr |
Ensino remoto e isolamento social:: os impactos na trajetória acadêmica, psicológica e social de estudantes da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti – NATAL/RN |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto e isolamento social:: os impactos na trajetória acadêmica, psicológica e social de estudantes da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti – NATAL/RN |
title_sort |
ensino remoto e isolamento social:: os impactos na trajetória acadêmica, psicológica e social de estudantes da escola estadual desembargador floriano cavalcanti – natal/rn |
description |
A propagação do coronavírus e sua doença derivativa ocasionaram em uma pandemia cujo consequente isolamento social trouxe mudanças bruscas e rápidas no cenário do ensino, através do fechamento imediato das escolas e adoção do ensino remoto em caráter emergencial. A Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, popularmente conhecida como “FLOCA”, é considerada uma das maiores escolas do Estado do Rio Grande do Norte. Diante dos relatos trazidos pelos alunos do ensino médio, durante o primeiro semestre letivo de 2022, este trabalho teve como objetivo investigar os impactos do ensino remoto na trajetória escolar, social e psicológica destes estudantes, diante da retomada das aulas presenciais. Os resultados demonstraram que, para a maioria dos alunos investigados, o ensino remoto e o isolamento social trouxeram impactos negativos. Conclui-se, portanto, que para além das salas de aula, questões como saúde mental e relações interpessoais dos indivíduos demonstraram urgência de discussão. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29837 |
work_keys_str_mv |
AT mariasoareslisabel ensinoremotoeisolamentosocialosimpactosnatrajetoriaacademicapsicologicaesocialdeestudantesdaescolaestadualdesembargadorflorianocavalcantinatalrn |
_version_ |
1773582233533153280 |