A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA
O presente relato de experiência abordará o trabalho desenvolvido durante o primeiro trimestre letivo de 2021 em uma turma de Educação Infantil no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O movimento que a humanidade vivia, em decorrência d...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29799 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-29799 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-297992022-12-06T13:22:49Z A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA Santos, Adele Carvalho da Silva, Sanderson Bezerra Pinheiro, Luana O presente relato de experiência abordará o trabalho desenvolvido durante o primeiro trimestre letivo de 2021 em uma turma de Educação Infantil no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O movimento que a humanidade vivia, em decorrência da pandemia, trouxe o afastamento social da maioria da população, principalmente das crianças. O corpo e a mente anunciavam o desconforto vivido pela necessidade da reclusão, seja do adulto ou da criança. Pensando em levar experiências corporais positivas, mesmo que de maneira remota, os professores da turma lançaram mão de apresentar para as crianças, nos primeiros encontros do ano, algumas posturas da Ioga, tema instigante que gerou questões que justificaram o desenvolvimento de um “tema de pesquisa”. Os caminhos de nossa pesquisa partiram da escuta das ideias iniciais das crianças a respeito do tema. As ideias iniciais das crianças nos possibilitaram convidar objetivos e planejar possíveis experiências que puderam referendar ou refutar as ideias apresentadas nas falas iniciais das crianças. Finalizamos o presente relato de experiência com a certeza de que a vivência do ensino remoto possibilitou a construção de um trabalho pedagógico de qualidade com crianças de 4 e 5 anos por meio de um ambiente virtual. UFRN 2022-12-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29799 Revista Educação e Infâncias ; v. 1 n. 2 (2022): Edição Semestral da Revista Educação e Infâncias 2764-6076 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29799/16309 Copyright (c) 2022 Revista Educação e Infâncias https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Santos, Adele Carvalho da Silva, Sanderson Bezerra Pinheiro, Luana |
spellingShingle |
Santos, Adele Carvalho da Silva, Sanderson Bezerra Pinheiro, Luana A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author_facet |
Santos, Adele Carvalho da Silva, Sanderson Bezerra Pinheiro, Luana |
author_sort |
Santos, Adele |
title |
A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_short |
A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
ioga, a criança pequena e o ambiente virtual:: relato de experiência |
description |
O presente relato de experiência abordará o trabalho desenvolvido durante o primeiro trimestre letivo de 2021 em uma turma de Educação Infantil no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O movimento que a humanidade vivia, em decorrência da pandemia, trouxe o afastamento social da maioria da população, principalmente das crianças. O corpo e a mente anunciavam o desconforto vivido pela necessidade da reclusão, seja do adulto ou da criança. Pensando em levar experiências corporais positivas, mesmo que de maneira remota, os professores da turma lançaram mão de apresentar para as crianças, nos primeiros encontros do ano, algumas posturas da Ioga, tema instigante que gerou questões que justificaram o desenvolvimento de um “tema de pesquisa”. Os caminhos de nossa pesquisa partiram da escuta das ideias iniciais das crianças a respeito do tema. As ideias iniciais das crianças nos possibilitaram convidar objetivos e planejar possíveis experiências que puderam referendar ou refutar as ideias apresentadas nas falas iniciais das crianças. Finalizamos o presente relato de experiência com a certeza de que a vivência do ensino remoto possibilitou a construção de um trabalho pedagógico de qualidade com crianças de 4 e 5 anos por meio de um ambiente virtual. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2022 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29799 |
work_keys_str_mv |
AT santosadele aiogaacriancapequenaeoambientevirtualrelatodeexperiencia AT carvalhodasilvasanderson aiogaacriancapequenaeoambientevirtualrelatodeexperiencia AT bezerrapinheiroluana aiogaacriancapequenaeoambientevirtualrelatodeexperiencia AT santosadele iogaacriancapequenaeoambientevirtualrelatodeexperiencia AT carvalhodasilvasanderson iogaacriancapequenaeoambientevirtualrelatodeexperiencia AT bezerrapinheiroluana iogaacriancapequenaeoambientevirtualrelatodeexperiencia |
_version_ |
1766683752063303680 |