A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA

O presente relato de experiência abordará o trabalho desenvolvido durante o primeiro trimestre letivo de 2021 em uma turma de Educação Infantil no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O movimento que a humanidade vivia, em decorrência d...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Adele, Carvalho da Silva, Sanderson, Bezerra Pinheiro, Luana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29799
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-29799
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-297992022-12-06T13:22:49Z A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA Santos, Adele Carvalho da Silva, Sanderson Bezerra Pinheiro, Luana O presente relato de experiência abordará o trabalho desenvolvido durante o primeiro trimestre letivo de 2021 em uma turma de Educação Infantil no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O movimento que a humanidade vivia, em decorrência da pandemia, trouxe o afastamento social da maioria da população, principalmente das crianças. O corpo e a mente anunciavam o desconforto vivido pela necessidade da reclusão, seja do adulto ou da criança. Pensando em levar experiências corporais positivas, mesmo que de maneira remota, os professores da turma lançaram mão de apresentar para as crianças, nos primeiros encontros do ano, algumas posturas da Ioga, tema instigante que gerou questões que justificaram o desenvolvimento de um “tema de pesquisa”. Os caminhos de nossa pesquisa partiram da escuta das ideias iniciais das crianças a respeito do tema. As ideias iniciais das crianças nos possibilitaram convidar objetivos e planejar possíveis experiências que puderam referendar ou refutar as ideias apresentadas nas falas iniciais das crianças. Finalizamos o presente relato de experiência com a certeza de que a vivência do ensino remoto possibilitou a construção de um trabalho pedagógico de qualidade com crianças de 4 e 5 anos por meio de um ambiente virtual. UFRN 2022-12-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29799 Revista Educação e Infâncias ; v. 1 n. 2 (2022): Edição Semestral da Revista Educação e Infâncias 2764-6076 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29799/16309 Copyright (c) 2022 Revista Educação e Infâncias https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Santos, Adele
Carvalho da Silva, Sanderson
Bezerra Pinheiro, Luana
spellingShingle Santos, Adele
Carvalho da Silva, Sanderson
Bezerra Pinheiro, Luana
A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author_facet Santos, Adele
Carvalho da Silva, Sanderson
Bezerra Pinheiro, Luana
author_sort Santos, Adele
title A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_short A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort ioga, a criança pequena e o ambiente virtual:: relato de experiência
description O presente relato de experiência abordará o trabalho desenvolvido durante o primeiro trimestre letivo de 2021 em uma turma de Educação Infantil no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O movimento que a humanidade vivia, em decorrência da pandemia, trouxe o afastamento social da maioria da população, principalmente das crianças. O corpo e a mente anunciavam o desconforto vivido pela necessidade da reclusão, seja do adulto ou da criança. Pensando em levar experiências corporais positivas, mesmo que de maneira remota, os professores da turma lançaram mão de apresentar para as crianças, nos primeiros encontros do ano, algumas posturas da Ioga, tema instigante que gerou questões que justificaram o desenvolvimento de um “tema de pesquisa”. Os caminhos de nossa pesquisa partiram da escuta das ideias iniciais das crianças a respeito do tema. As ideias iniciais das crianças nos possibilitaram convidar objetivos e planejar possíveis experiências que puderam referendar ou refutar as ideias apresentadas nas falas iniciais das crianças. Finalizamos o presente relato de experiência com a certeza de que a vivência do ensino remoto possibilitou a construção de um trabalho pedagógico de qualidade com crianças de 4 e 5 anos por meio de um ambiente virtual.
publisher UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29799
work_keys_str_mv AT santosadele aiogaacriancapequenaeoambientevirtualrelatodeexperiencia
AT carvalhodasilvasanderson aiogaacriancapequenaeoambientevirtualrelatodeexperiencia
AT bezerrapinheiroluana aiogaacriancapequenaeoambientevirtualrelatodeexperiencia
AT santosadele iogaacriancapequenaeoambientevirtualrelatodeexperiencia
AT carvalhodasilvasanderson iogaacriancapequenaeoambientevirtualrelatodeexperiencia
AT bezerrapinheiroluana iogaacriancapequenaeoambientevirtualrelatodeexperiencia
_version_ 1766683752063303680