A IOGA, A CRIANÇA PEQUENA E O AMBIENTE VIRTUAL:: RELATO DE EXPERIÊNCIA

O presente relato de experiência abordará o trabalho desenvolvido durante o primeiro trimestre letivo de 2021 em uma turma de Educação Infantil no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O movimento que a humanidade vivia, em decorrência d...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Adele, Carvalho da Silva, Sanderson, Bezerra Pinheiro, Luana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29799
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente relato de experiência abordará o trabalho desenvolvido durante o primeiro trimestre letivo de 2021 em uma turma de Educação Infantil no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O movimento que a humanidade vivia, em decorrência da pandemia, trouxe o afastamento social da maioria da população, principalmente das crianças. O corpo e a mente anunciavam o desconforto vivido pela necessidade da reclusão, seja do adulto ou da criança. Pensando em levar experiências corporais positivas, mesmo que de maneira remota, os professores da turma lançaram mão de apresentar para as crianças, nos primeiros encontros do ano, algumas posturas da Ioga, tema instigante que gerou questões que justificaram o desenvolvimento de um “tema de pesquisa”. Os caminhos de nossa pesquisa partiram da escuta das ideias iniciais das crianças a respeito do tema. As ideias iniciais das crianças nos possibilitaram convidar objetivos e planejar possíveis experiências que puderam referendar ou refutar as ideias apresentadas nas falas iniciais das crianças. Finalizamos o presente relato de experiência com a certeza de que a vivência do ensino remoto possibilitou a construção de um trabalho pedagógico de qualidade com crianças de 4 e 5 anos por meio de um ambiente virtual.