Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha

The purpose of this paper is to present a brief investigation and analysis, through a questionnaire of linguistic beliefs and attitudes, of how students in the 6th grade of elementary school and students in the 1st grade of high school think and evaluate the Portuguese language and its variations, a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira de Souza, Damares, Nunes Barreiros, Patrício
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29788
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-29788
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-297882023-04-05T19:15:03Z Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha Oliveira de Souza, Damares Nunes Barreiros, Patrício The purpose of this paper is to present a brief investigation and analysis, through a questionnaire of linguistic beliefs and attitudes, of how students in the 6th grade of elementary school and students in the 1st grade of high school think and evaluate the Portuguese language and its variations, as well as the teaching of mother tongue through literary works that cover a colloquial and regionalist language, in this case, the novel Maria Dusá. As a theoretical and methodological basis, we rely mainly on the assumptions of Variationist Sociolinguistics, led by Labov's studies ([1972] 2008) and on the studies on linguistic beliefs and attitudes by Lambert and Lambert (1972); Santos (1996); Moreno Fernández; (1998); López Morales (1993); Corbari (2012), among others, as well as Educational Sociolinguistics, based on Bagno (2007, 2008); Marques and Baronas (2015); Cyranka (2015, 2016); Pinto and Ribeiro (2018). Thus, we believe that this research contributes to the sociolinguistic mapping of Brazilian Portuguese and to the development of educational policies that provide a reflective, critical and investigative teaching in the classroom, considering the heterogeneity of the language and its dynamics. Keywords: Beliefs. Linguistic Attitudes. Teaching. Maria Dusá. Objetivamos, através do presente artigo, apresentar uma breve investigação e análise, por meio de um questionário de crenças e atitudes linguísticas, de como alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e alunos do 1º ano do Ensino Médio pensam e avaliam a Língua Portuguesa e suas variações, como também o ensino de língua materna através de obras literárias que abranjam uma linguagem coloquial e regionalista, nesse caso, o romance Maria Dusá. Como fundamentação teórico-metodológica, nos embasamos, principalmente, nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista, liderada pelos estudos de Labov (2008 [1972]) e nos estudos sobre crenças e atitudes linguísticas de Lambert e Lambert (1968); Santos (1996); Moreno Fernández; (1998); López Morales (1993); Corbari (2012), dentre outros, bem como da Sociolinguística Educacional, com base em Bagno (2007); Marques e Baronas (2015); Cyranka (2007, 2016); Ribeiro e Pinto (2018). Dessa forma, acreditamos que esta pesquisa contribui para o mapeamento sociolinguístico do português brasileiro na literatura e para o desenvolvimento de políticas educacionais que proporcionam um ensino reflexivo, crítico e investigativo em sala de aula, considerando a heterogeneidade da língua e sua dinamicidade. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-04-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29788 Revista do GELNE; v. 25 n. 1 (2023); e29788 2236-0883 10.21680/1517-7874.2023v25n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29788/16768 Copyright (c) 2023 Revista do GELNE http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Oliveira de Souza, Damares
Nunes Barreiros, Patrício
spellingShingle Oliveira de Souza, Damares
Nunes Barreiros, Patrício
Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha
author_facet Oliveira de Souza, Damares
Nunes Barreiros, Patrício
author_sort Oliveira de Souza, Damares
title Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha
title_short Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha
title_full Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha
title_fullStr Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha
title_full_unstemmed Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha
title_sort crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "maria dusá", de lindolfo rocha
description The purpose of this paper is to present a brief investigation and analysis, through a questionnaire of linguistic beliefs and attitudes, of how students in the 6th grade of elementary school and students in the 1st grade of high school think and evaluate the Portuguese language and its variations, as well as the teaching of mother tongue through literary works that cover a colloquial and regionalist language, in this case, the novel Maria Dusá. As a theoretical and methodological basis, we rely mainly on the assumptions of Variationist Sociolinguistics, led by Labov's studies ([1972] 2008) and on the studies on linguistic beliefs and attitudes by Lambert and Lambert (1972); Santos (1996); Moreno Fernández; (1998); López Morales (1993); Corbari (2012), among others, as well as Educational Sociolinguistics, based on Bagno (2007, 2008); Marques and Baronas (2015); Cyranka (2015, 2016); Pinto and Ribeiro (2018). Thus, we believe that this research contributes to the sociolinguistic mapping of Brazilian Portuguese and to the development of educational policies that provide a reflective, critical and investigative teaching in the classroom, considering the heterogeneity of the language and its dynamics. Keywords: Beliefs. Linguistic Attitudes. Teaching. Maria Dusá.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29788
work_keys_str_mv AT oliveiradesouzadamares crencasatitudeslinguisticaseensinoumolharsobreoromancemariadusadelindolforocha
AT nunesbarreirospatricio crencasatitudeslinguisticaseensinoumolharsobreoromancemariadusadelindolforocha
_version_ 1766683437770473472