APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO

Textbooks are important tools for support in formal education, and widely used by teachers and students. Therefore, research on textbooks evaluation is relevant to better guide the school community in the choice and use of this curriculum material. In this qualitative, documentary and exploratory re...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Matias Miranda, Elisangela, Conrado, Dalia Melissa, Nunes Neto, Nei de Freitas Nunes Neto
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29780
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-29780
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-297802024-02-07T17:21:41Z APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO Matias Miranda, Elisangela Conrado, Dalia Melissa Nunes Neto, Nei de Freitas Nunes Neto Avaliação de Livro Didático; Relações CTSA; Educação Crítica; PNLD. CTSA, educação Textbook Review; STSE relationships; Critical Education; PNLD. Textbooks are important tools for support in formal education, and widely used by teachers and students. Therefore, research on textbooks evaluation is relevant to better guide the school community in the choice and use of this curriculum material. In this qualitative, documentary and exploratory research work, we analyzed an approved textbook for the three years of high school, in the area of natural sciences and its technologies. We used an evaluative tool on the STS perspective and concluded that the book still needs to be complemented by other materials and topics for discussion, in order to better provide grounds for the achievement of STSE education’s goals. We also recommend other tools for evaluating STSE relationships present in curriculum materials. Livros didáticos são ferramentas importantes para apoio na educação formal, e muito utilizados por docentes e discentes. Portanto, pesquisas sobre avaliação de livros didáticos são relevantes para melhor orientar a comunidade escolar na escolha e no uso deste material curricular. Neste trabalho de pesquisa qualitativa, documental e exploratória, analisamos um livro didático aprovado para os três anos do Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Utilizamos uma ferramenta avaliativa sobre a perspectiva CTS e concluímos que o livro ainda precisa ser complementado por outros materiais e temas para discussão, a fim de melhor fornecer subsídios para o alcance dos objetivos da educação CTSA. Também recomendamos outras ferramentas para avaliação das relações CTSA presentes em materiais curriculares. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2024-02-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29780 Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education; Vol. 23 No. 1 (2023): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; 72-96 Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación; Vol. 23 Núm. 1 (2023): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; 72-96 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 23 n. 1 (2023): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; 72-96 1984-3879 10.21680/1984-3879.2023v23n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29780/18275 Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Matias Miranda, Elisangela
Conrado, Dalia Melissa
Nunes Neto, Nei de Freitas Nunes Neto
spellingShingle Matias Miranda, Elisangela
Conrado, Dalia Melissa
Nunes Neto, Nei de Freitas Nunes Neto
APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
author_facet Matias Miranda, Elisangela
Conrado, Dalia Melissa
Nunes Neto, Nei de Freitas Nunes Neto
author_sort Matias Miranda, Elisangela
title APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
title_short APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
title_full APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
title_sort aplicando uma ferramenta avaliativa no contexto da educação ctsa: análise de um livro didático do ensino médio
description Textbooks are important tools for support in formal education, and widely used by teachers and students. Therefore, research on textbooks evaluation is relevant to better guide the school community in the choice and use of this curriculum material. In this qualitative, documentary and exploratory research work, we analyzed an approved textbook for the three years of high school, in the area of natural sciences and its technologies. We used an evaluative tool on the STS perspective and concluded that the book still needs to be complemented by other materials and topics for discussion, in order to better provide grounds for the achievement of STSE education’s goals. We also recommend other tools for evaluating STSE relationships present in curriculum materials.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2024
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29780
work_keys_str_mv AT matiasmirandaelisangela aplicandoumaferramentaavaliativanocontextodaeducacaoctsaanalisedeumlivrodidaticodoensinomedio
AT conradodaliamelissa aplicandoumaferramentaavaliativanocontextodaeducacaoctsaanalisedeumlivrodidaticodoensinomedio
AT nunesnetoneidefreitasnunesneto aplicandoumaferramentaavaliativanocontextodaeducacaoctsaanalisedeumlivrodidaticodoensinomedio
_version_ 1791961231396962304