APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
Textbooks are important tools for support in formal education, and widely used by teachers and students. Therefore, research on textbooks evaluation is relevant to better guide the school community in the choice and use of this curriculum material. In this qualitative, documentary and exploratory re...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29780 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-29780 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-297802024-02-07T17:21:41Z APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO Matias Miranda, Elisangela Conrado, Dalia Melissa Nunes Neto, Nei de Freitas Nunes Neto Avaliação de Livro Didático; Relações CTSA; Educação Crítica; PNLD. CTSA, educação Textbook Review; STSE relationships; Critical Education; PNLD. Textbooks are important tools for support in formal education, and widely used by teachers and students. Therefore, research on textbooks evaluation is relevant to better guide the school community in the choice and use of this curriculum material. In this qualitative, documentary and exploratory research work, we analyzed an approved textbook for the three years of high school, in the area of natural sciences and its technologies. We used an evaluative tool on the STS perspective and concluded that the book still needs to be complemented by other materials and topics for discussion, in order to better provide grounds for the achievement of STSE education’s goals. We also recommend other tools for evaluating STSE relationships present in curriculum materials. Livros didáticos são ferramentas importantes para apoio na educação formal, e muito utilizados por docentes e discentes. Portanto, pesquisas sobre avaliação de livros didáticos são relevantes para melhor orientar a comunidade escolar na escolha e no uso deste material curricular. Neste trabalho de pesquisa qualitativa, documental e exploratória, analisamos um livro didático aprovado para os três anos do Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Utilizamos uma ferramenta avaliativa sobre a perspectiva CTS e concluímos que o livro ainda precisa ser complementado por outros materiais e temas para discussão, a fim de melhor fornecer subsídios para o alcance dos objetivos da educação CTSA. Também recomendamos outras ferramentas para avaliação das relações CTSA presentes em materiais curriculares. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2024-02-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29780 Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education; Vol. 23 No. 1 (2023): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; 72-96 Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación; Vol. 23 Núm. 1 (2023): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; 72-96 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 23 n. 1 (2023): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação; 72-96 1984-3879 10.21680/1984-3879.2023v23n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29780/18275 Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Matias Miranda, Elisangela Conrado, Dalia Melissa Nunes Neto, Nei de Freitas Nunes Neto |
spellingShingle |
Matias Miranda, Elisangela Conrado, Dalia Melissa Nunes Neto, Nei de Freitas Nunes Neto APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO |
author_facet |
Matias Miranda, Elisangela Conrado, Dalia Melissa Nunes Neto, Nei de Freitas Nunes Neto |
author_sort |
Matias Miranda, Elisangela |
title |
APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO |
title_short |
APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
aplicando uma ferramenta avaliativa no contexto da educação ctsa: análise de um livro didático do ensino médio |
description |
Textbooks are important tools for support in formal education, and widely used by teachers and students. Therefore, research on textbooks evaluation is relevant to better guide the school community in the choice and use of this curriculum material. In this qualitative, documentary and exploratory research work, we analyzed an approved textbook for the three years of high school, in the area of natural sciences and its technologies. We used an evaluative tool on the STS perspective and concluded that the book still needs to be complemented by other materials and topics for discussion, in order to better provide grounds for the achievement of STSE education’s goals. We also recommend other tools for evaluating STSE relationships present in curriculum materials. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2024 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29780 |
work_keys_str_mv |
AT matiasmirandaelisangela aplicandoumaferramentaavaliativanocontextodaeducacaoctsaanalisedeumlivrodidaticodoensinomedio AT conradodaliamelissa aplicandoumaferramentaavaliativanocontextodaeducacaoctsaanalisedeumlivrodidaticodoensinomedio AT nunesnetoneidefreitasnunesneto aplicandoumaferramentaavaliativanocontextodaeducacaoctsaanalisedeumlivrodidaticodoensinomedio |
_version_ |
1791961231396962304 |