OS DESAFIOS DO SER PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS PANDÊMICOS
Este artigo busca analisar as experiências que as docentes propunham as crianças da Educação Infantil, durante o ensino remoto. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de um questionário online, no Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, para professores da região Agreste-PE. Inicialm...
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Publicado em: |
UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-296022022-12-06T13:23:17Z OS DESAFIOS DO SER PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS PANDÊMICOS Lira da Silva, Maria Conceição De Lira, Flávia Luíza Educação Infantil. Formação. Pandemia. Professores. Ensino Remoto. Este artigo busca analisar as experiências que as docentes propunham as crianças da Educação Infantil, durante o ensino remoto. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de um questionário online, no Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, para professores da região Agreste-PE. Inicialmente recebemos 39 respostas, mas adotamos os critérios de analisarmos apenas os professores com cinco anos ou mais na docência da Educação Infantil, professores que tivessem estudado disciplinas relacionados a Educação Infantil na formação inicial e, professores com participação em formação continuada com temas relacionados a essa etapa. Após a aplicação dos critérios, chegamos aos 20 sujeitos participantes da pesquisa.Com base nos dados presentes nos questionários iniciamos nossas análises, tabulando-os a partir de duas categorias: a identidade docente na Educação Infantil e a atuação docente durante a pandemia. O tratamento dos dados, que se apoiou na análise temática de conteúdo Bardin (2011), revelou que o fazer profissional requer uma base de conhecimentos. As docentes apontaram que estudaram temas específicos da Educação Infantil em sua trajetória formativa e isso repercutiu em sua prática. Mesmo sem os meios tecnológicos necessários para o ensino remoto, havia uma preocupação das professoras em promover atividades prazerosas. No entanto, compreendemos que o ensino remoto é inadequado para a Educação Infantil, diante da necessidade das interações e das brincadeiras na prática pedagógica com as crianças dessa etapa da Educação Básica. UFRN 2022-12-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29602 Revista Educação e Infâncias ; v. 1 n. 2 (2022): Edição Semestral da Revista Educação e Infâncias 2764-6076 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29602/16317 Copyright (c) 2022 Revista Educação e Infâncias https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
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Este artigo busca analisar as experiências que as docentes propunham as crianças da Educação Infantil, durante o ensino remoto. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de um questionário online, no Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, para professores da região Agreste-PE. Inicialmente recebemos 39 respostas, mas adotamos os critérios de analisarmos apenas os professores com cinco anos ou mais na docência da Educação Infantil, professores que tivessem estudado disciplinas relacionados a Educação Infantil na formação inicial e, professores com participação em formação continuada com temas relacionados a essa etapa. Após a aplicação dos critérios, chegamos aos 20 sujeitos participantes da pesquisa.Com base nos dados presentes nos questionários iniciamos nossas análises, tabulando-os a partir de duas categorias: a identidade docente na Educação Infantil e a atuação docente durante a pandemia. O tratamento dos dados, que se apoiou na análise temática de conteúdo Bardin (2011), revelou que o fazer profissional requer uma base de conhecimentos. As docentes apontaram que estudaram temas específicos da Educação Infantil em sua trajetória formativa e isso repercutiu em sua prática. Mesmo sem os meios tecnológicos necessários para o ensino remoto, havia uma preocupação das professoras em promover atividades prazerosas. No entanto, compreendemos que o ensino remoto é inadequado para a Educação Infantil, diante da necessidade das interações e das brincadeiras na prática pedagógica com as crianças dessa etapa da Educação Básica. |
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