OS DESAFIOS DO SER PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS PANDÊMICOS

Este artigo busca analisar as experiências que as docentes propunham as crianças da Educação Infantil, durante o ensino remoto. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de um questionário online, no Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, para professores da região Agreste-PE. Inicialm...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lira da Silva, Maria Conceição, De Lira, Flávia Luíza
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29602
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Descrição
Resumo:Este artigo busca analisar as experiências que as docentes propunham as crianças da Educação Infantil, durante o ensino remoto. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de um questionário online, no Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, para professores da região Agreste-PE. Inicialmente recebemos 39 respostas, mas adotamos os critérios de analisarmos apenas os professores com cinco anos ou mais na docência da Educação Infantil, professores que tivessem estudado disciplinas relacionados a Educação Infantil na formação inicial e, professores com participação em formação continuada com temas relacionados a essa etapa. Após a aplicação dos critérios, chegamos aos 20 sujeitos participantes da pesquisa.Com base nos dados presentes nos questionários iniciamos nossas análises, tabulando-os a partir de duas categorias: a identidade docente na Educação Infantil e a atuação docente durante a pandemia. O tratamento dos dados, que se apoiou na análise temática de conteúdo Bardin (2011), revelou que o fazer profissional requer uma base de conhecimentos. As docentes apontaram que estudaram temas específicos da Educação Infantil em sua trajetória formativa e isso repercutiu em sua prática. Mesmo sem os meios tecnológicos necessários para o ensino remoto, havia uma preocupação das professoras em promover atividades prazerosas.  No entanto, compreendemos que o ensino remoto é inadequado para a Educação Infantil, diante da necessidade das interações e das brincadeiras na prática pedagógica com as crianças dessa etapa da Educação Básica.