BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado e busca analisar uma vivência com crianças de 3 a 5 anos, para compreender o processo de desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida após a realização de estudos a respeito do Letramento Estatístico,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Lira, Flávia, Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29585
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-29585
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-295852022-12-06T13:23:27Z BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO de Lira, Flávia Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima de Educação Infantil Letramento Estatístico Brincadeiras Investigação Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado e busca analisar uma vivência com crianças de 3 a 5 anos, para compreender o processo de desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida após a realização de estudos a respeito do Letramento Estatístico, com professoras que trabalhavam em turmas de Educação Infantil. Nesse artigo, analisamos a prática de uma das professoras que participou dos estudos, e desenvolveu uma pesquisa sobre brincadeiras com as crianças, a partir das etapas do ciclo investigativo. O ciclo investigativo parte de um problema cujo tema tenha significado para as crianças. Realizamos a análise de cada etapa vivenciada pela professora, a partir das etapas do ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999). Os resultados apontam que houve um engajamento das crianças em todas as etapas da pesquisa. Ressaltamos a relevância de um fazer pedagógico que valorize aspectos que estão presentes no cotidiano das crianças, que abranja elementos sociais e envolva a vida das crianças em movimentos de investigações. UFRN 2022-12-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29585 Revista Educação e Infâncias ; v. 1 n. 2 (2022): Edição Semestral da Revista Educação e Infâncias 2764-6076 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29585/16313 Copyright (c) 2022 Revista Educação e Infâncias https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author de Lira, Flávia
Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima de
spellingShingle de Lira, Flávia
Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima de
BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO
author_facet de Lira, Flávia
Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima de
author_sort de Lira, Flávia
title BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO
title_short BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO
title_full BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO
title_fullStr BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO
title_full_unstemmed BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO
title_sort brincadeiras e investigações: desafio para o desenvolvimento do letramento estatístico
description Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado e busca analisar uma vivência com crianças de 3 a 5 anos, para compreender o processo de desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida após a realização de estudos a respeito do Letramento Estatístico, com professoras que trabalhavam em turmas de Educação Infantil. Nesse artigo, analisamos a prática de uma das professoras que participou dos estudos, e desenvolveu uma pesquisa sobre brincadeiras com as crianças, a partir das etapas do ciclo investigativo. O ciclo investigativo parte de um problema cujo tema tenha significado para as crianças. Realizamos a análise de cada etapa vivenciada pela professora, a partir das etapas do ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999). Os resultados apontam que houve um engajamento das crianças em todas as etapas da pesquisa. Ressaltamos a relevância de um fazer pedagógico que valorize aspectos que estão presentes no cotidiano das crianças, que abranja elementos sociais e envolva a vida das crianças em movimentos de investigações.
publisher UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29585
work_keys_str_mv AT deliraflavia brincadeiraseinvestigacoesdesafioparaodesenvolvimentodoletramentoestatistico
AT carvalholilianemariateixeiralimade brincadeiraseinvestigacoesdesafioparaodesenvolvimentodoletramentoestatistico
_version_ 1766683750952861696