BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado e busca analisar uma vivência com crianças de 3 a 5 anos, para compreender o processo de desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida após a realização de estudos a respeito do Letramento Estatístico,...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29585 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-29585 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-295852022-12-06T13:23:27Z BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO de Lira, Flávia Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima de Educação Infantil Letramento Estatístico Brincadeiras Investigação Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado e busca analisar uma vivência com crianças de 3 a 5 anos, para compreender o processo de desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida após a realização de estudos a respeito do Letramento Estatístico, com professoras que trabalhavam em turmas de Educação Infantil. Nesse artigo, analisamos a prática de uma das professoras que participou dos estudos, e desenvolveu uma pesquisa sobre brincadeiras com as crianças, a partir das etapas do ciclo investigativo. O ciclo investigativo parte de um problema cujo tema tenha significado para as crianças. Realizamos a análise de cada etapa vivenciada pela professora, a partir das etapas do ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999). Os resultados apontam que houve um engajamento das crianças em todas as etapas da pesquisa. Ressaltamos a relevância de um fazer pedagógico que valorize aspectos que estão presentes no cotidiano das crianças, que abranja elementos sociais e envolva a vida das crianças em movimentos de investigações. UFRN 2022-12-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29585 Revista Educação e Infâncias ; v. 1 n. 2 (2022): Edição Semestral da Revista Educação e Infâncias 2764-6076 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29585/16313 Copyright (c) 2022 Revista Educação e Infâncias https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
de Lira, Flávia Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima de |
spellingShingle |
de Lira, Flávia Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima de BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
author_facet |
de Lira, Flávia Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima de |
author_sort |
de Lira, Flávia |
title |
BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
title_short |
BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
title_full |
BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
title_fullStr |
BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
title_full_unstemmed |
BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
title_sort |
brincadeiras e investigações: desafio para o desenvolvimento do letramento estatístico |
description |
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado e busca analisar uma vivência com crianças de 3 a 5 anos, para compreender o processo de desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida após a realização de estudos a respeito do Letramento Estatístico, com professoras que trabalhavam em turmas de Educação Infantil. Nesse artigo, analisamos a prática de uma das professoras que participou dos estudos, e desenvolveu uma pesquisa sobre brincadeiras com as crianças, a partir das etapas do ciclo investigativo. O ciclo investigativo parte de um problema cujo tema tenha significado para as crianças. Realizamos a análise de cada etapa vivenciada pela professora, a partir das etapas do ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999). Os resultados apontam que houve um engajamento das crianças em todas as etapas da pesquisa. Ressaltamos a relevância de um fazer pedagógico que valorize aspectos que estão presentes no cotidiano das crianças, que abranja elementos sociais e envolva a vida das crianças em movimentos de investigações. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2022 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29585 |
work_keys_str_mv |
AT deliraflavia brincadeiraseinvestigacoesdesafioparaodesenvolvimentodoletramentoestatistico AT carvalholilianemariateixeiralimade brincadeiraseinvestigacoesdesafioparaodesenvolvimentodoletramentoestatistico |
_version_ |
1766683750952861696 |