O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial

O Estágio Supervisionado é uma atividade prática e reflexiva fundamental para formação dos estagiários futuros professores de Geografia, no qual as aprendizagens essenciais ao exercício docente são desenvolvidas. Os objetivos desta pesquisa são: a) Entender a importância do Estágio Supervisionado pa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Cardoso Silva Cansanção, Leonardo, dos Santos Silva, Marcus Vinícius, Costa Gomes, Renata, César de Oliveira, Paulo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29509
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-29509
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-295092023-04-14T18:51:06Z O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial Cardoso Silva Cansanção, Leonardo dos Santos Silva, Marcus Vinícius Costa Gomes, Renata César de Oliveira, Paulo O Estágio Supervisionado é uma atividade prática e reflexiva fundamental para formação dos estagiários futuros professores de Geografia, no qual as aprendizagens essenciais ao exercício docente são desenvolvidas. Os objetivos desta pesquisa são: a) Entender a importância do Estágio Supervisionado para formação dos licenciandos em Geografia; b) Compreender como o Estágio Supervisionado em Geografia na Universidade de Pernambuco (UPE), campus Mata Norte, pode influenciar na formação dos estagiários, considerando o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Essa pesquisa tem uma metodologia qualitativa de cunho dedutivo exploratório a partir da utilização do Google Formulário (questionário misto) e revisão bibliográfica. Os resultados constataram que os estagiários são conhecedores da importância do Estágio Supervisionado e das suas dificuldades considerando o ERE; mobilizam os conhecimentos geográficos de forma diversificada; acreditam que o Estágio Supervisionado foi contribuidor para formação inicial docente na pandemia e que influenciou positivamente para a atuação do magistério ainda no contexto do ERE. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-04-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29509 Cadernos de Estágio; v. 4 n. 2 (2022): Transições: cenários e perspectivas 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29509/16825 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Cardoso Silva Cansanção, Leonardo
dos Santos Silva, Marcus Vinícius
Costa Gomes, Renata
César de Oliveira, Paulo
spellingShingle Cardoso Silva Cansanção, Leonardo
dos Santos Silva, Marcus Vinícius
Costa Gomes, Renata
César de Oliveira, Paulo
O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial
author_facet Cardoso Silva Cansanção, Leonardo
dos Santos Silva, Marcus Vinícius
Costa Gomes, Renata
César de Oliveira, Paulo
author_sort Cardoso Silva Cansanção, Leonardo
title O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial
title_short O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial
title_full O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial
title_fullStr O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial
title_sort o estágio supervisionado para formação do professor de geografia no ensino remoto emergencial
description O Estágio Supervisionado é uma atividade prática e reflexiva fundamental para formação dos estagiários futuros professores de Geografia, no qual as aprendizagens essenciais ao exercício docente são desenvolvidas. Os objetivos desta pesquisa são: a) Entender a importância do Estágio Supervisionado para formação dos licenciandos em Geografia; b) Compreender como o Estágio Supervisionado em Geografia na Universidade de Pernambuco (UPE), campus Mata Norte, pode influenciar na formação dos estagiários, considerando o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Essa pesquisa tem uma metodologia qualitativa de cunho dedutivo exploratório a partir da utilização do Google Formulário (questionário misto) e revisão bibliográfica. Os resultados constataram que os estagiários são conhecedores da importância do Estágio Supervisionado e das suas dificuldades considerando o ERE; mobilizam os conhecimentos geográficos de forma diversificada; acreditam que o Estágio Supervisionado foi contribuidor para formação inicial docente na pandemia e que influenciou positivamente para a atuação do magistério ainda no contexto do ERE.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29509
work_keys_str_mv AT cardososilvacansancaoleonardo oestagiosupervisionadoparaformacaodoprofessordegeografianoensinoremotoemergencial
AT dossantossilvamarcusvinicius oestagiosupervisionadoparaformacaodoprofessordegeografianoensinoremotoemergencial
AT costagomesrenata oestagiosupervisionadoparaformacaodoprofessordegeografianoensinoremotoemergencial
AT cesardeoliveirapaulo oestagiosupervisionadoparaformacaodoprofessordegeografianoensinoremotoemergencial
_version_ 1766683800335548416