O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial
O Estágio Supervisionado é uma atividade prática e reflexiva fundamental para formação dos estagiários futuros professores de Geografia, no qual as aprendizagens essenciais ao exercício docente são desenvolvidas. Os objetivos desta pesquisa são: a) Entender a importância do Estágio Supervisionado pa...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29509 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-29509 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-295092023-04-14T18:51:06Z O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial Cardoso Silva Cansanção, Leonardo dos Santos Silva, Marcus Vinícius Costa Gomes, Renata César de Oliveira, Paulo O Estágio Supervisionado é uma atividade prática e reflexiva fundamental para formação dos estagiários futuros professores de Geografia, no qual as aprendizagens essenciais ao exercício docente são desenvolvidas. Os objetivos desta pesquisa são: a) Entender a importância do Estágio Supervisionado para formação dos licenciandos em Geografia; b) Compreender como o Estágio Supervisionado em Geografia na Universidade de Pernambuco (UPE), campus Mata Norte, pode influenciar na formação dos estagiários, considerando o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Essa pesquisa tem uma metodologia qualitativa de cunho dedutivo exploratório a partir da utilização do Google Formulário (questionário misto) e revisão bibliográfica. Os resultados constataram que os estagiários são conhecedores da importância do Estágio Supervisionado e das suas dificuldades considerando o ERE; mobilizam os conhecimentos geográficos de forma diversificada; acreditam que o Estágio Supervisionado foi contribuidor para formação inicial docente na pandemia e que influenciou positivamente para a atuação do magistério ainda no contexto do ERE. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-04-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29509 Cadernos de Estágio; v. 4 n. 2 (2022): Transições: cenários e perspectivas 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29509/16825 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Cardoso Silva Cansanção, Leonardo dos Santos Silva, Marcus Vinícius Costa Gomes, Renata César de Oliveira, Paulo |
spellingShingle |
Cardoso Silva Cansanção, Leonardo dos Santos Silva, Marcus Vinícius Costa Gomes, Renata César de Oliveira, Paulo O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial |
author_facet |
Cardoso Silva Cansanção, Leonardo dos Santos Silva, Marcus Vinícius Costa Gomes, Renata César de Oliveira, Paulo |
author_sort |
Cardoso Silva Cansanção, Leonardo |
title |
O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial |
title_short |
O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial |
title_full |
O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial |
title_fullStr |
O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial |
title_full_unstemmed |
O Estágio Supervisionado para Formação do Professor de Geografia no ensino remoto emergencial |
title_sort |
o estágio supervisionado para formação do professor de geografia no ensino remoto emergencial |
description |
O Estágio Supervisionado é uma atividade prática e reflexiva fundamental para formação dos estagiários futuros professores de Geografia, no qual as aprendizagens essenciais ao exercício docente são desenvolvidas. Os objetivos desta pesquisa são: a) Entender a importância do Estágio Supervisionado para formação dos licenciandos em Geografia; b) Compreender como o Estágio Supervisionado em Geografia na Universidade de Pernambuco (UPE), campus Mata Norte, pode influenciar na formação dos estagiários, considerando o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Essa pesquisa tem uma metodologia qualitativa de cunho dedutivo exploratório a partir da utilização do Google Formulário (questionário misto) e revisão bibliográfica. Os resultados constataram que os estagiários são conhecedores da importância do Estágio Supervisionado e das suas dificuldades considerando o ERE; mobilizam os conhecimentos geográficos de forma diversificada; acreditam que o Estágio Supervisionado foi contribuidor para formação inicial docente na pandemia e que influenciou positivamente para a atuação do magistério ainda no contexto do ERE. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29509 |
work_keys_str_mv |
AT cardososilvacansancaoleonardo oestagiosupervisionadoparaformacaodoprofessordegeografianoensinoremotoemergencial AT dossantossilvamarcusvinicius oestagiosupervisionadoparaformacaodoprofessordegeografianoensinoremotoemergencial AT costagomesrenata oestagiosupervisionadoparaformacaodoprofessordegeografianoensinoremotoemergencial AT cesardeoliveirapaulo oestagiosupervisionadoparaformacaodoprofessordegeografianoensinoremotoemergencial |
_version_ |
1766683800335548416 |