O DESENHO COMO TESTEMUNHO E MEMÓRIA DA ARQUITETURA

RESUMOEste artigo aborda a relação intrínseca e perene entre Desenho e Arquitetura, e as múltiplas formas desta se expressar ao longo do tempo. O ensaio tem como objetivo reafirmar o desenho como  forma de desenvolvimento, conhecimento e aprendizagem da Arquitetura e sua História, s...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Faria, Eduarda
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/29267
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-29267
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-292672022-09-28T23:30:17Z O DESENHO COMO TESTEMUNHO E MEMÓRIA DA ARQUITETURA Faria, Eduarda PALAVRAS-CHAVE: desenho; arquitetura; concepção; história da adesenhorquitetura; arqueologia. RESUMOEste artigo aborda a relação intrínseca e perene entre Desenho e Arquitetura, e as múltiplas formas desta se expressar ao longo do tempo. O ensaio tem como objetivo reafirmar o desenho como  forma de desenvolvimento, conhecimento e aprendizagem da Arquitetura e sua História, sublinhando o seu papel fundamental como testemunho e memória da Arquitetura. O desenho permite desvendar, desde logo, o percurso de uma obra de arquitetura, acompanhar o raciocínio do arquiteto e o longo caminho da ideia à obra, através do traço (a lápis ou no ecrâ do computador), documentar as diferentes fases da concepção, expressar a ideia em sucessivos croquis que vão ganhando forma, objetividade e sentido. O desenho, como excelência na arte da representação, revela-se um instrumento universal poderoso, capaz de preservar o património da arquitetura do passado, e a sua memória, quer de arquiteturas existentes ou já desaparecidas. Num mundo privado da fotografia, o desenho desempenhou um papel determinante no levantamento, na preservação e divulgação de obras de arquitetura que se descobriram, por muitos dos talentos que se entregaram ao estudo da Antiguidade, da arquitetura, como Giovanni Battista Piranesi, Jean-Nicolas Huyot, Louis- Hippolyte Lebas, Charles-Robert Cockerell, Michael Gandy, que deixaram no mundo da Arquitetura e do Desenho uma importante obra gráfica. De salientar ainda a relevância do desenho para a História da arquitetura, como testemunho de arquiteturas desenhadas imaginadas não construídas, e imortalizadas em desenhos de mundos fantásticos enigmáticos em Piranesi, ou cidades futuristas muito à frente no seu tempo, como em Antonio Sant’ Elia. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-09-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado/não avaliado pelos pares imagem e texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/29267 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 7 n. 3 (2022): Edição de Setembro de 2022; 27-39 2448-296X 10.21680/2448-296X.2022v7n3 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/29267/16138 Copyright (c) 2022 Eduarda Faria http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Faria, Eduarda
spellingShingle Faria, Eduarda
O DESENHO COMO TESTEMUNHO E MEMÓRIA DA ARQUITETURA
author_facet Faria, Eduarda
author_sort Faria, Eduarda
title O DESENHO COMO TESTEMUNHO E MEMÓRIA DA ARQUITETURA
title_short O DESENHO COMO TESTEMUNHO E MEMÓRIA DA ARQUITETURA
title_full O DESENHO COMO TESTEMUNHO E MEMÓRIA DA ARQUITETURA
title_fullStr O DESENHO COMO TESTEMUNHO E MEMÓRIA DA ARQUITETURA
title_full_unstemmed O DESENHO COMO TESTEMUNHO E MEMÓRIA DA ARQUITETURA
title_sort o desenho como testemunho e memória da arquitetura
description RESUMOEste artigo aborda a relação intrínseca e perene entre Desenho e Arquitetura, e as múltiplas formas desta se expressar ao longo do tempo. O ensaio tem como objetivo reafirmar o desenho como  forma de desenvolvimento, conhecimento e aprendizagem da Arquitetura e sua História, sublinhando o seu papel fundamental como testemunho e memória da Arquitetura. O desenho permite desvendar, desde logo, o percurso de uma obra de arquitetura, acompanhar o raciocínio do arquiteto e o longo caminho da ideia à obra, através do traço (a lápis ou no ecrâ do computador), documentar as diferentes fases da concepção, expressar a ideia em sucessivos croquis que vão ganhando forma, objetividade e sentido. O desenho, como excelência na arte da representação, revela-se um instrumento universal poderoso, capaz de preservar o património da arquitetura do passado, e a sua memória, quer de arquiteturas existentes ou já desaparecidas. Num mundo privado da fotografia, o desenho desempenhou um papel determinante no levantamento, na preservação e divulgação de obras de arquitetura que se descobriram, por muitos dos talentos que se entregaram ao estudo da Antiguidade, da arquitetura, como Giovanni Battista Piranesi, Jean-Nicolas Huyot, Louis- Hippolyte Lebas, Charles-Robert Cockerell, Michael Gandy, que deixaram no mundo da Arquitetura e do Desenho uma importante obra gráfica. De salientar ainda a relevância do desenho para a História da arquitetura, como testemunho de arquiteturas desenhadas imaginadas não construídas, e imortalizadas em desenhos de mundos fantásticos enigmáticos em Piranesi, ou cidades futuristas muito à frente no seu tempo, como em Antonio Sant’ Elia.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/29267
work_keys_str_mv AT fariaeduarda odesenhocomotestemunhoememoriadaarquitetura
_version_ 1766683643634253824