Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto

O ensino remoto foi implementado nos espaços educativos para garantir o prosseguimento das atividades pedagógicas, nesse contexto permeado de dificuldades e desafios aconteceu o Estágio Supervisionado em Matemática. Assim, esse artigo tem como objetivo problematizar as potencialidades e desafios do...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Novello, Tanise Paula, Andrejew Ferreira, André Luis, Ott Felcher, Carla Denize
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29252
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-29252
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-292522023-04-14T18:51:06Z Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto Novello, Tanise Paula Andrejew Ferreira, André Luis Ott Felcher, Carla Denize Desafios Potencialidades Estágio Supervisionado Matemática Ensino Remoto O ensino remoto foi implementado nos espaços educativos para garantir o prosseguimento das atividades pedagógicas, nesse contexto permeado de dificuldades e desafios aconteceu o Estágio Supervisionado em Matemática. Assim, esse artigo tem como objetivo problematizar as potencialidades e desafios do estágio supervisionado em Matemática, durante o ensino remoto, a partir de relatos dos estagiários.  Os registros analisados foram produzidos na disciplina de Estágio Supervisionado IV, desenvolvido no ensino médio, ofertado de forma remota no 1º semestre/2022, com a participação de seis estagiários. A partir da análise dos registros definiu-se dois eixos de discussão: potencialidades e desafios. Entre as potencialidades destacam-se planejamento, interação, tecnologias e avaliação, já entre os desafios as limitações digitais tanto na mediação com o estudante como na articulação metodológica, além das lacunas conceituais em matemática. Por fim, percebe-se que o que inicialmente se configurava em desafios, com o passar do tempo se transformou em potencialidades e aprendizados. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-04-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29252 Cadernos de Estágio; v. 4 n. 2 (2022): Transições: cenários e perspectivas 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29252/16803 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Novello, Tanise Paula
Andrejew Ferreira, André Luis
Ott Felcher, Carla Denize
spellingShingle Novello, Tanise Paula
Andrejew Ferreira, André Luis
Ott Felcher, Carla Denize
Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto
author_facet Novello, Tanise Paula
Andrejew Ferreira, André Luis
Ott Felcher, Carla Denize
author_sort Novello, Tanise Paula
title Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto
title_short Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto
title_full Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto
title_fullStr Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto
title_full_unstemmed Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto
title_sort estágio supervisionado em matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto
description O ensino remoto foi implementado nos espaços educativos para garantir o prosseguimento das atividades pedagógicas, nesse contexto permeado de dificuldades e desafios aconteceu o Estágio Supervisionado em Matemática. Assim, esse artigo tem como objetivo problematizar as potencialidades e desafios do estágio supervisionado em Matemática, durante o ensino remoto, a partir de relatos dos estagiários.  Os registros analisados foram produzidos na disciplina de Estágio Supervisionado IV, desenvolvido no ensino médio, ofertado de forma remota no 1º semestre/2022, com a participação de seis estagiários. A partir da análise dos registros definiu-se dois eixos de discussão: potencialidades e desafios. Entre as potencialidades destacam-se planejamento, interação, tecnologias e avaliação, já entre os desafios as limitações digitais tanto na mediação com o estudante como na articulação metodológica, além das lacunas conceituais em matemática. Por fim, percebe-se que o que inicialmente se configurava em desafios, com o passar do tempo se transformou em potencialidades e aprendizados.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29252
work_keys_str_mv AT novellotanisepaula estagiosupervisionadoemmatematicapotencialidadesedesafiosdoensinoremoto
AT andrejewferreiraandreluis estagiosupervisionadoemmatematicapotencialidadesedesafiosdoensinoremoto
AT ottfelchercarladenize estagiosupervisionadoemmatematicapotencialidadesedesafiosdoensinoremoto
_version_ 1766683799530242048