Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto
O ensino remoto foi implementado nos espaços educativos para garantir o prosseguimento das atividades pedagógicas, nesse contexto permeado de dificuldades e desafios aconteceu o Estágio Supervisionado em Matemática. Assim, esse artigo tem como objetivo problematizar as potencialidades e desafios do...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29252 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-29252 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-292522023-04-14T18:51:06Z Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto Novello, Tanise Paula Andrejew Ferreira, André Luis Ott Felcher, Carla Denize Desafios Potencialidades Estágio Supervisionado Matemática Ensino Remoto O ensino remoto foi implementado nos espaços educativos para garantir o prosseguimento das atividades pedagógicas, nesse contexto permeado de dificuldades e desafios aconteceu o Estágio Supervisionado em Matemática. Assim, esse artigo tem como objetivo problematizar as potencialidades e desafios do estágio supervisionado em Matemática, durante o ensino remoto, a partir de relatos dos estagiários. Os registros analisados foram produzidos na disciplina de Estágio Supervisionado IV, desenvolvido no ensino médio, ofertado de forma remota no 1º semestre/2022, com a participação de seis estagiários. A partir da análise dos registros definiu-se dois eixos de discussão: potencialidades e desafios. Entre as potencialidades destacam-se planejamento, interação, tecnologias e avaliação, já entre os desafios as limitações digitais tanto na mediação com o estudante como na articulação metodológica, além das lacunas conceituais em matemática. Por fim, percebe-se que o que inicialmente se configurava em desafios, com o passar do tempo se transformou em potencialidades e aprendizados. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-04-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29252 Cadernos de Estágio; v. 4 n. 2 (2022): Transições: cenários e perspectivas 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29252/16803 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Novello, Tanise Paula Andrejew Ferreira, André Luis Ott Felcher, Carla Denize |
spellingShingle |
Novello, Tanise Paula Andrejew Ferreira, André Luis Ott Felcher, Carla Denize Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto |
author_facet |
Novello, Tanise Paula Andrejew Ferreira, André Luis Ott Felcher, Carla Denize |
author_sort |
Novello, Tanise Paula |
title |
Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto |
title_short |
Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto |
title_full |
Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto |
title_fullStr |
Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto |
title_sort |
estágio supervisionado em matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto |
description |
O ensino remoto foi implementado nos espaços educativos para garantir o prosseguimento das atividades pedagógicas, nesse contexto permeado de dificuldades e desafios aconteceu o Estágio Supervisionado em Matemática. Assim, esse artigo tem como objetivo problematizar as potencialidades e desafios do estágio supervisionado em Matemática, durante o ensino remoto, a partir de relatos dos estagiários. Os registros analisados foram produzidos na disciplina de Estágio Supervisionado IV, desenvolvido no ensino médio, ofertado de forma remota no 1º semestre/2022, com a participação de seis estagiários. A partir da análise dos registros definiu-se dois eixos de discussão: potencialidades e desafios. Entre as potencialidades destacam-se planejamento, interação, tecnologias e avaliação, já entre os desafios as limitações digitais tanto na mediação com o estudante como na articulação metodológica, além das lacunas conceituais em matemática. Por fim, percebe-se que o que inicialmente se configurava em desafios, com o passar do tempo se transformou em potencialidades e aprendizados. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29252 |
work_keys_str_mv |
AT novellotanisepaula estagiosupervisionadoemmatematicapotencialidadesedesafiosdoensinoremoto AT andrejewferreiraandreluis estagiosupervisionadoemmatematicapotencialidadesedesafiosdoensinoremoto AT ottfelchercarladenize estagiosupervisionadoemmatematicapotencialidadesedesafiosdoensinoremoto |
_version_ |
1766683799530242048 |