Estágio Supervisionado em Matemática: potencialidades e desafios do ensino remoto

O ensino remoto foi implementado nos espaços educativos para garantir o prosseguimento das atividades pedagógicas, nesse contexto permeado de dificuldades e desafios aconteceu o Estágio Supervisionado em Matemática. Assim, esse artigo tem como objetivo problematizar as potencialidades e desafios do...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Novello, Tanise Paula, Andrejew Ferreira, André Luis, Ott Felcher, Carla Denize
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29252
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O ensino remoto foi implementado nos espaços educativos para garantir o prosseguimento das atividades pedagógicas, nesse contexto permeado de dificuldades e desafios aconteceu o Estágio Supervisionado em Matemática. Assim, esse artigo tem como objetivo problematizar as potencialidades e desafios do estágio supervisionado em Matemática, durante o ensino remoto, a partir de relatos dos estagiários.  Os registros analisados foram produzidos na disciplina de Estágio Supervisionado IV, desenvolvido no ensino médio, ofertado de forma remota no 1º semestre/2022, com a participação de seis estagiários. A partir da análise dos registros definiu-se dois eixos de discussão: potencialidades e desafios. Entre as potencialidades destacam-se planejamento, interação, tecnologias e avaliação, já entre os desafios as limitações digitais tanto na mediação com o estudante como na articulação metodológica, além das lacunas conceituais em matemática. Por fim, percebe-se que o que inicialmente se configurava em desafios, com o passar do tempo se transformou em potencialidades e aprendizados.