Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária

Resumo: Este trabalho faz parte da vivência na pandemia ocasionada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), no cenário de retorno dos alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, para as salas de aula. Com esse cenário incerto, que foi realizado pela autora dois estágios obrigatórios, do infantil...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Andrade, Jocasta
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29111
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-29111
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-291112023-04-14T18:51:06Z Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária Andrade, Jocasta Anos iniciais COVID 19 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Resumo: Este trabalho faz parte da vivência na pandemia ocasionada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), no cenário de retorno dos alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, para as salas de aula. Com esse cenário incerto, que foi realizado pela autora dois estágios obrigatórios, do infantil e do fundamental, em instituições públicas de Natal/RN. O objetivo da pesquisa é explorar o universo de transição das crianças da educação infantil que se transformam em alunos no ensino fundamental, sob a perspectiva do estágio obrigatório. Realizando uma pesquisa qualitativa, através de uma revisão bibliográfica, trazendo a experiência da autora nos seus estágios obrigatórios I e II. Percebemos que o sistema educacional ainda separa a criança do aluno, no fundamental, retirando consideravelmente os fatores táteis, lúdicos e interconectados do ensino infantil que busca um aprendizado conectado à experimentação.                           Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-04-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29111 Cadernos de Estágio; v. 4 n. 2 (2022): Transições: cenários e perspectivas 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29111/16802 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Andrade, Jocasta
spellingShingle Andrade, Jocasta
Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária
author_facet Andrade, Jocasta
author_sort Andrade, Jocasta
title Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária
title_short Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária
title_full Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária
title_fullStr Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária
title_full_unstemmed Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária
title_sort da educação infantil ao ensino fundamental: percepções de uma estagiária
description Resumo: Este trabalho faz parte da vivência na pandemia ocasionada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), no cenário de retorno dos alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, para as salas de aula. Com esse cenário incerto, que foi realizado pela autora dois estágios obrigatórios, do infantil e do fundamental, em instituições públicas de Natal/RN. O objetivo da pesquisa é explorar o universo de transição das crianças da educação infantil que se transformam em alunos no ensino fundamental, sob a perspectiva do estágio obrigatório. Realizando uma pesquisa qualitativa, através de uma revisão bibliográfica, trazendo a experiência da autora nos seus estágios obrigatórios I e II. Percebemos que o sistema educacional ainda separa a criança do aluno, no fundamental, retirando consideravelmente os fatores táteis, lúdicos e interconectados do ensino infantil que busca um aprendizado conectado à experimentação.                          
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29111
work_keys_str_mv AT andradejocasta daeducacaoinfantilaoensinofundamentalpercepcoesdeumaestagiaria
_version_ 1766683798084255744