Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária
Resumo: Este trabalho faz parte da vivência na pandemia ocasionada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), no cenário de retorno dos alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, para as salas de aula. Com esse cenário incerto, que foi realizado pela autora dois estágios obrigatórios, do infantil...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29111 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-29111 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-291112023-04-14T18:51:06Z Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária Andrade, Jocasta Anos iniciais COVID 19 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Resumo: Este trabalho faz parte da vivência na pandemia ocasionada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), no cenário de retorno dos alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, para as salas de aula. Com esse cenário incerto, que foi realizado pela autora dois estágios obrigatórios, do infantil e do fundamental, em instituições públicas de Natal/RN. O objetivo da pesquisa é explorar o universo de transição das crianças da educação infantil que se transformam em alunos no ensino fundamental, sob a perspectiva do estágio obrigatório. Realizando uma pesquisa qualitativa, através de uma revisão bibliográfica, trazendo a experiência da autora nos seus estágios obrigatórios I e II. Percebemos que o sistema educacional ainda separa a criança do aluno, no fundamental, retirando consideravelmente os fatores táteis, lúdicos e interconectados do ensino infantil que busca um aprendizado conectado à experimentação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-04-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29111 Cadernos de Estágio; v. 4 n. 2 (2022): Transições: cenários e perspectivas 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29111/16802 Copyright (c) 2023 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Andrade, Jocasta |
spellingShingle |
Andrade, Jocasta Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária |
author_facet |
Andrade, Jocasta |
author_sort |
Andrade, Jocasta |
title |
Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária |
title_short |
Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária |
title_full |
Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária |
title_fullStr |
Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária |
title_full_unstemmed |
Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária |
title_sort |
da educação infantil ao ensino fundamental: percepções de uma estagiária |
description |
Resumo: Este trabalho faz parte da vivência na pandemia ocasionada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), no cenário de retorno dos alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, para as salas de aula. Com esse cenário incerto, que foi realizado pela autora dois estágios obrigatórios, do infantil e do fundamental, em instituições públicas de Natal/RN. O objetivo da pesquisa é explorar o universo de transição das crianças da educação infantil que se transformam em alunos no ensino fundamental, sob a perspectiva do estágio obrigatório. Realizando uma pesquisa qualitativa, através de uma revisão bibliográfica, trazendo a experiência da autora nos seus estágios obrigatórios I e II. Percebemos que o sistema educacional ainda separa a criança do aluno, no fundamental, retirando consideravelmente os fatores táteis, lúdicos e interconectados do ensino infantil que busca um aprendizado conectado à experimentação.
|
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29111 |
work_keys_str_mv |
AT andradejocasta daeducacaoinfantilaoensinofundamentalpercepcoesdeumaestagiaria |
_version_ |
1766683798084255744 |