Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: percepções de uma estagiária

Resumo: Este trabalho faz parte da vivência na pandemia ocasionada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), no cenário de retorno dos alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, para as salas de aula. Com esse cenário incerto, que foi realizado pela autora dois estágios obrigatórios, do infantil...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Andrade, Jocasta
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29111
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Descrição
Resumo:Resumo: Este trabalho faz parte da vivência na pandemia ocasionada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), no cenário de retorno dos alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, para as salas de aula. Com esse cenário incerto, que foi realizado pela autora dois estágios obrigatórios, do infantil e do fundamental, em instituições públicas de Natal/RN. O objetivo da pesquisa é explorar o universo de transição das crianças da educação infantil que se transformam em alunos no ensino fundamental, sob a perspectiva do estágio obrigatório. Realizando uma pesquisa qualitativa, através de uma revisão bibliográfica, trazendo a experiência da autora nos seus estágios obrigatórios I e II. Percebemos que o sistema educacional ainda separa a criança do aluno, no fundamental, retirando consideravelmente os fatores táteis, lúdicos e interconectados do ensino infantil que busca um aprendizado conectado à experimentação.