ORIENTAÇÃO ESPACIAL E LEGIBILIDADE EM ESPAÇOS ABERTOS E EDIFICAÇÕES COMPLEXAS

Este artigo pretende, com base nas percepções dos usuários, destacar as características do processo de orientação espacial em espaços abertos e em edificações complexas, e ressaltar características espaciais que facilitam ou dificultam a legibilidade em tais espaços, considerando a literatura releva...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lima, Márcia Azevedo de, Antocheviz, Fabiana Bugs, Reis, Antônio Tarcísio da Luz, Gregoletto, Debora
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/29030
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Descrição
Resumo:Este artigo pretende, com base nas percepções dos usuários, destacar as características do processo de orientação espacial em espaços abertos e em edificações complexas, e ressaltar características espaciais que facilitam ou dificultam a legibilidade em tais espaços, considerando a literatura relevante sobre o tema. Orientação espacial trata da habilidade do indivíduo em identificar sua localização e se locomover de maneira eficaz a algum destino, através de decisões tomadas com base em informações espaciais. A importância da orientação espacial e de sua consideração no ensino e na prática da arquitetura e do desenho urbano tem sido evidenciada. Contudo, a orientação espacial em espaços abertos e no interior de edificações complexas tem sido pouco considerada no ensino de arquitetura e urbanismo e, consequentemente, na prática profissional, o que justifica a elaboração deste artigo. Espera-se que as informações apresentadas contribuam para a compreensão do processo de orientação espacial, das características espaciais que facilitam ou dificultam a legibilidade para diferentes usuários, assim como para a relevância da consideração dessas características na formação de arquitetos e urbanistas e nos projetos de arquitetura e desenho urbano. Adicionalmente, este artigo reforça a importância desses projetos serem elaborados a partir das necessidades de seus usuários, incluindo a de orientação espacial, que podem estar baseadas em resultados de pesquisas já existentes e/ou novas pesquisas envolvendo tema pertinente e grupos de usuários similares.