The Sacred Dance that Comes from Angola: a Savoir-Être Dancing in the Reinado de Nossa Senhora do Rosário

In this article, we work with the Festa do Rosário, a manifestation of popular religiosity, of Bantu origin, very present in the territory of Minas Gerais, Brazil. We refer particularly to the Guarda de Moçambique and Congo of Reino Treze de Maio, groups that practice the Massamba, “sacred dance tha...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Madeira, Thaíse Valentim, Odier, Felipe Saldanha
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: ABRACE / ANDA / ANPAP / ANPPOM
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28914
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-289142023-05-25T18:11:00Z The Sacred Dance that Comes from Angola: a Savoir-Être Dancing in the Reinado de Nossa Senhora do Rosário A dança sagrada que vem de Angola: um saber-ser dançante no Reinado de Nossa Senhora do Rosário Madeira, Thaíse Valentim Odier, Felipe Saldanha Reinado de Nossa Senhora do Rosário Reino Treze de Maio dançante Guarda de Moçambique Guarda de Congo Reinado de Nossa Senhora do Rosário Reino Treze de Maio dancing Guarda de Moçambique Guarda de Congo In this article, we work with the Festa do Rosário, a manifestation of popular religiosity, of Bantu origin, very present in the territory of Minas Gerais, Brazil. We refer particularly to the Guarda de Moçambique and Congo of Reino Treze de Maio, groups that practice the Massamba, “sacred dance that comes from Angola”, among other toadas (dancing songs), rhythms and movements that make up the images, knowledge, flavors, and Reinado sounds. The movements of this festival designate what the bodies do in the tradition of the Reinado and the way these bodies interact with the public. To carry out this work, field research was carried out with the Reino Treze de Maio, whose reports are expressed in the perspective of a festival participant and a dancing of the Reino. Neste artigo, tratamos sobre a Festa do Rosário, manifestação da religiosidade popular, de origem Bantu, muito presentes no território mineiro. Nos referimos particularmente à Guarda de Moçambique e Congo do Reino Treze de Maio, grupos que praticam a Massamba, “dança sagrada que vem de Angola”, entre outras toadas (cantos dançados), ritmos e movimentos que compõem as imagens, saberes, sabores e sonoridades do Reinado. As movências desta festa designam o que fazem os corpos na tradição do Reinado e a forma como esses corpos interagem com o público. Para realizar este trabalho, foram feitas pesquisas de campo junto ao Reino Treze de Maio, cujos relatos se expressam na perspectiva de uma participante da festa e de um dançante do Reino.  ABRACE / ANDA / ANPAP / ANPPOM 2023-05-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed article Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28914 Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes; Vol. 10 No. 1 (2023): Dossier “Insurgent Dramaturgies and Epistemologies in Dance” ; Articles ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes; v. 10 n. 1 (2023): Dossiê “Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga” ; Artigos 2357-9978 10.36025/arj.v10i1 por https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/28914/16933 Copyright (c) 2023 Thaíse Valentim, Mamutte (Autor) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
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