ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL
O presente artigo tem como objetivo discutir, a partir de um experimento didático em ambiente computacional, as implicações de duas sistematizações da informação gráfica no ensino de representação gráfica arquitetônica. Nesse sentido, foi realizado um experimento didático no curso de Engenharia Elét...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28762 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-28762 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-287622023-01-24T19:24:53Z ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL Fulgencio, Vinicius Carvalho, Gisele Putinni, Carolina representação gráfica ensino de engenharia CAD O presente artigo tem como objetivo discutir, a partir de um experimento didático em ambiente computacional, as implicações de duas sistematizações da informação gráfica no ensino de representação gráfica arquitetônica. Nesse sentido, foi realizado um experimento didático no curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Pernambuco, utilizando exclusivamente a mídia digital (computacional). A partir dos dados obtidos, foram investigados os limites e potencialidades dessas duas sistematizações por meio da aplicação de um questionário com os estudantes, bem como pela verificação do desempenho nos exercícios. Em termos didáticos, o conteúdo foi abordado de duas maneiras: 1) de acordo com os parâmetros do manual AsBEA e 2) de acordo com os parâmetros da NBR 6492, então vigente. O trabalho se justifica pela necessidade de investigar as possibilidades didáticas no ensino de representação gráfica arquitetônica utilizando-se de diferentes tipos de sistematização da informação gráfica digital. Em última instância, o trabalho busca investigar qual o melhor sistema de informação gráfica para o ensino-aprendizagem de representação gráfica arquitetônica aplicada às Engenharias. Os principais resultados mostraram que cada sistema tem seus limites e potencialidades e saber qual utilizar depende do contexto e objetivos da disciplina. No entanto, no experimento realizado, verificou-se uma preferência dos discentes pela utilização do sistema AsBEA, tendo como reflexo um melhor desempenho na atividade proposta que se utilizou desse sistema. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-01-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto do Artigo application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28762 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 8 n. 1 (2023): Edição de Janeiro de 2023; 40-51 2448-296X 10.21680/2448-296X.2023v8n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28762/16678 Copyright (c) 2023 Vinicius Fulgencio, Gisele Carvalho, Carolina Putinni http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Fulgencio, Vinicius Carvalho, Gisele Putinni, Carolina |
spellingShingle |
Fulgencio, Vinicius Carvalho, Gisele Putinni, Carolina ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL |
author_facet |
Fulgencio, Vinicius Carvalho, Gisele Putinni, Carolina |
author_sort |
Fulgencio, Vinicius |
title |
ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL |
title_short |
ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL |
title_full |
ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL |
title_fullStr |
ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL |
title_sort |
ensino de desenho técnico : comparando sistemas de informação gráfica digital |
description |
O presente artigo tem como objetivo discutir, a partir de um experimento didático em ambiente computacional, as implicações de duas sistematizações da informação gráfica no ensino de representação gráfica arquitetônica. Nesse sentido, foi realizado um experimento didático no curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Pernambuco, utilizando exclusivamente a mídia digital (computacional). A partir dos dados obtidos, foram investigados os limites e potencialidades dessas duas sistematizações por meio da aplicação de um questionário com os estudantes, bem como pela verificação do desempenho nos exercícios. Em termos didáticos, o conteúdo foi abordado de duas maneiras: 1) de acordo com os parâmetros do manual AsBEA e 2) de acordo com os parâmetros da NBR 6492, então vigente. O trabalho se justifica pela necessidade de investigar as possibilidades didáticas no ensino de representação gráfica arquitetônica utilizando-se de diferentes tipos de sistematização da informação gráfica digital. Em última instância, o trabalho busca investigar qual o melhor sistema de informação gráfica para o ensino-aprendizagem de representação gráfica arquitetônica aplicada às Engenharias. Os principais resultados mostraram que cada sistema tem seus limites e potencialidades e saber qual utilizar depende do contexto e objetivos da disciplina. No entanto, no experimento realizado, verificou-se uma preferência dos discentes pela utilização do sistema AsBEA, tendo como reflexo um melhor desempenho na atividade proposta que se utilizou desse sistema. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28762 |
work_keys_str_mv |
AT fulgenciovinicius ensinodedesenhotecnicocomparandosistemasdeinformacaograficadigital AT carvalhogisele ensinodedesenhotecnicocomparandosistemasdeinformacaograficadigital AT putinnicarolina ensinodedesenhotecnicocomparandosistemasdeinformacaograficadigital |
_version_ |
1766683642349748224 |