ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL

O presente artigo tem como objetivo discutir, a partir de um experimento didático em ambiente computacional, as implicações de duas sistematizações da informação gráfica no ensino de representação gráfica arquitetônica. Nesse sentido, foi realizado um experimento didático no curso de Engenharia Elét...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fulgencio, Vinicius, Carvalho, Gisele, Putinni, Carolina
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28762
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-28762
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-287622023-01-24T19:24:53Z ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL Fulgencio, Vinicius Carvalho, Gisele Putinni, Carolina representação gráfica ensino de engenharia CAD O presente artigo tem como objetivo discutir, a partir de um experimento didático em ambiente computacional, as implicações de duas sistematizações da informação gráfica no ensino de representação gráfica arquitetônica. Nesse sentido, foi realizado um experimento didático no curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Pernambuco, utilizando exclusivamente a mídia digital (computacional). A partir dos dados obtidos, foram investigados os limites e potencialidades dessas duas sistematizações por meio da aplicação de um questionário com os estudantes, bem como pela verificação do desempenho nos exercícios. Em termos didáticos, o conteúdo foi abordado de duas maneiras: 1) de acordo com os parâmetros do manual AsBEA e 2) de acordo com os parâmetros da NBR 6492, então vigente. O trabalho se justifica pela necessidade de investigar as possibilidades didáticas no ensino de representação gráfica arquitetônica utilizando-se de diferentes tipos de sistematização da informação gráfica digital. Em última instância, o trabalho busca investigar qual o melhor sistema de informação gráfica para o ensino-aprendizagem de representação gráfica arquitetônica aplicada às Engenharias. Os principais resultados mostraram que cada sistema tem seus limites e potencialidades e saber qual utilizar depende do contexto e objetivos da disciplina. No entanto, no experimento realizado, verificou-se uma preferência dos discentes pela utilização do sistema AsBEA, tendo como reflexo um melhor desempenho na atividade proposta que se utilizou desse sistema. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-01-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto do Artigo application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28762 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 8 n. 1 (2023): Edição de Janeiro de 2023; 40-51 2448-296X 10.21680/2448-296X.2023v8n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28762/16678 Copyright (c) 2023 Vinicius Fulgencio, Gisele Carvalho, Carolina Putinni http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Fulgencio, Vinicius
Carvalho, Gisele
Putinni, Carolina
spellingShingle Fulgencio, Vinicius
Carvalho, Gisele
Putinni, Carolina
ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL
author_facet Fulgencio, Vinicius
Carvalho, Gisele
Putinni, Carolina
author_sort Fulgencio, Vinicius
title ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL
title_short ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL
title_full ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL
title_fullStr ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL
title_full_unstemmed ENSINO DE DESENHO TÉCNICO : COMPARANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRÁFICA DIGITAL
title_sort ensino de desenho técnico : comparando sistemas de informação gráfica digital
description O presente artigo tem como objetivo discutir, a partir de um experimento didático em ambiente computacional, as implicações de duas sistematizações da informação gráfica no ensino de representação gráfica arquitetônica. Nesse sentido, foi realizado um experimento didático no curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Pernambuco, utilizando exclusivamente a mídia digital (computacional). A partir dos dados obtidos, foram investigados os limites e potencialidades dessas duas sistematizações por meio da aplicação de um questionário com os estudantes, bem como pela verificação do desempenho nos exercícios. Em termos didáticos, o conteúdo foi abordado de duas maneiras: 1) de acordo com os parâmetros do manual AsBEA e 2) de acordo com os parâmetros da NBR 6492, então vigente. O trabalho se justifica pela necessidade de investigar as possibilidades didáticas no ensino de representação gráfica arquitetônica utilizando-se de diferentes tipos de sistematização da informação gráfica digital. Em última instância, o trabalho busca investigar qual o melhor sistema de informação gráfica para o ensino-aprendizagem de representação gráfica arquitetônica aplicada às Engenharias. Os principais resultados mostraram que cada sistema tem seus limites e potencialidades e saber qual utilizar depende do contexto e objetivos da disciplina. No entanto, no experimento realizado, verificou-se uma preferência dos discentes pela utilização do sistema AsBEA, tendo como reflexo um melhor desempenho na atividade proposta que se utilizou desse sistema.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28762
work_keys_str_mv AT fulgenciovinicius ensinodedesenhotecnicocomparandosistemasdeinformacaograficadigital
AT carvalhogisele ensinodedesenhotecnicocomparandosistemasdeinformacaograficadigital
AT putinnicarolina ensinodedesenhotecnicocomparandosistemasdeinformacaograficadigital
_version_ 1766683642349748224