APRESENTAÇÃO: ESPAÇOS DO EDUCAR: conhecimento histórico e Ensino de História

A Equipe Editorial da Revista Espacialidades tem o enorme prazer de divulgar o seu Vol. 18, n° 1, com o Dossiê Temático Espaços do educar: conhecimento histórico e Ensino de História. Diante do cenário de crise política, econômica e social vivenciado pelo mundo e, sobretudo, pelo Brasil nos últimos...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Espacialidades, Revista
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/28714
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-28714
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-287142022-04-18T21:32:00Z APRESENTAÇÃO: ESPAÇOS DO EDUCAR: conhecimento histórico e Ensino de História Espacialidades, Revista A Equipe Editorial da Revista Espacialidades tem o enorme prazer de divulgar o seu Vol. 18, n° 1, com o Dossiê Temático Espaços do educar: conhecimento histórico e Ensino de História. Diante do cenário de crise política, econômica e social vivenciado pelo mundo e, sobretudo, pelo Brasil nos últimos anos, à equipe editorial da Espacialidades, por meio deste volume, sentiu a necessidade urgente de refletir sobre os caminhos da educação brasileira. O dossiê temático “Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História” reúne 17 trabalhos que buscam, por meio de diferentes abordagens e perspectivas, tratar da relação entre o espaço, esta construção humana e produto das relações sociais, e o ensino de história, que se constitui enquanto uma ferramenta importante para o debate sobre as novas perspectivas historiográficas, assim como para os debates de natureza epistemológica, contribuindo com importantes reflexões para processo educativo, produção de materiais didáticos e projetos curriculares. Os artigos tratam desde questões relacionadas aos espaços ocupados pelas diversas metodologias e instrumentos pedagógicos, assim como estudos dedicados a refletirem sobre as territorialidades do Ensino de História e os vários espaços a partir dos quais o conhecimento deste campo é produzido e divulgado. Na Seção Livre, a Espacialidades apresenta 5 artigos em que categorias espaciais são trabalhadas e que contribuem para a difusão da área de História e Espaços. Além disso, o volume ainda conta com 3 entrevistas inéditas, que analisam e discutem o Ensino de História por múltiplos vieses. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-04-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Apresentação application/pdf https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/28714 Espacialidades Journal; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 1-16 Revista Espacialidades; Vol. 18 Núm. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 1-16 Revue Espacialidades; Vol. 18 No. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 1-16 Revista Espacialidades; v. 18 n. 1 (2022): Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História; 1-16 1984-817X 10.21680/1984-817X.2022v18n1 por https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/28714/15623 Copyright (c) 2022 Revista Espacialidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Espacialidades, Revista
spellingShingle Espacialidades, Revista
APRESENTAÇÃO: ESPAÇOS DO EDUCAR: conhecimento histórico e Ensino de História
author_facet Espacialidades, Revista
author_sort Espacialidades, Revista
title APRESENTAÇÃO: ESPAÇOS DO EDUCAR: conhecimento histórico e Ensino de História
title_short APRESENTAÇÃO: ESPAÇOS DO EDUCAR: conhecimento histórico e Ensino de História
title_full APRESENTAÇÃO: ESPAÇOS DO EDUCAR: conhecimento histórico e Ensino de História
title_fullStr APRESENTAÇÃO: ESPAÇOS DO EDUCAR: conhecimento histórico e Ensino de História
title_full_unstemmed APRESENTAÇÃO: ESPAÇOS DO EDUCAR: conhecimento histórico e Ensino de História
title_sort apresentação: espaços do educar: conhecimento histórico e ensino de história
description A Equipe Editorial da Revista Espacialidades tem o enorme prazer de divulgar o seu Vol. 18, n° 1, com o Dossiê Temático Espaços do educar: conhecimento histórico e Ensino de História. Diante do cenário de crise política, econômica e social vivenciado pelo mundo e, sobretudo, pelo Brasil nos últimos anos, à equipe editorial da Espacialidades, por meio deste volume, sentiu a necessidade urgente de refletir sobre os caminhos da educação brasileira. O dossiê temático “Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História” reúne 17 trabalhos que buscam, por meio de diferentes abordagens e perspectivas, tratar da relação entre o espaço, esta construção humana e produto das relações sociais, e o ensino de história, que se constitui enquanto uma ferramenta importante para o debate sobre as novas perspectivas historiográficas, assim como para os debates de natureza epistemológica, contribuindo com importantes reflexões para processo educativo, produção de materiais didáticos e projetos curriculares. Os artigos tratam desde questões relacionadas aos espaços ocupados pelas diversas metodologias e instrumentos pedagógicos, assim como estudos dedicados a refletirem sobre as territorialidades do Ensino de História e os vários espaços a partir dos quais o conhecimento deste campo é produzido e divulgado. Na Seção Livre, a Espacialidades apresenta 5 artigos em que categorias espaciais são trabalhadas e que contribuem para a difusão da área de História e Espaços. Além disso, o volume ainda conta com 3 entrevistas inéditas, que analisam e discutem o Ensino de História por múltiplos vieses.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/28714
work_keys_str_mv AT espacialidadesrevista apresentacaoespacosdoeducarconhecimentohistoricoeensinodehistoria
_version_ 1766683534140899328