PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO
A aplicabilidade da sustentabilidade com conceitos da Análise do Ciclo de Vida nas disciplinas de arquitetura será relacionada às estratégias didático-pedagógicas para o alcance das competências pelo estudante e pelo acompanhamento do professor. A distribuição do conteúdo estruturado e proposto para...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28643 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-28643 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-286432023-01-24T19:25:14Z PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO Witicovski, Lilian Tavares, Sergio Freitas, Maria do Carmo ensino de arquitetura; berço ao berço; projetos sustentáveis. A aplicabilidade da sustentabilidade com conceitos da Análise do Ciclo de Vida nas disciplinas de arquitetura será relacionada às estratégias didático-pedagógicas para o alcance das competências pelo estudante e pelo acompanhamento do professor. A distribuição do conteúdo estruturado e proposto para desenvolver as competências nos estudantes e que vão avaliar a compreensão destes sobre projetos mais sustentáveis é inspirado na CEN EN 15804. A fase pós-operacional, relacionada ao estágio Além do Ciclo de Vida, possui uma abordagem do berço ao berço. Para isso, propõe-se um projeto arquitetônico para montagem e desmontagem desenvolvido na disciplina de Tecnologia da Construção III no ano de 2019, inserindo a prática em uma disciplina teórica. Para que ocorra mudanças reais, é fundamental uma aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade no processo projetual, uma vez que se faça uma adequação dos planos de ensino, das instalações dos ateliês e salas de estudos para que haja integração entre as habilidades manuais e as novas tecnologias possam ser efetivamente implementadas. Conclui-se que, ao inserir os conceitos de ACV no ensino de Arquitetura e Urbanismo, gradualmente, os estudantes teriam condições de desenvolver projetos mais sustentáveis, melhorando assim, as condições urgentes do planeta. Ao mesmo tempo, frisando a importância das questões ambientais e das necessidades dos usuários, não enfatizando apenas as questões mercadológicas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-01-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto do Artigo application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28643 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 8 n. 1 (2023): Edição de Janeiro de 2023; 28-39 2448-296X 10.21680/2448-296X.2023v8n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28643/16677 Copyright (c) 2023 Lilian Witicovski, Sergio Tavares, Maria do Carmo Freitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Witicovski, Lilian Tavares, Sergio Freitas, Maria do Carmo |
spellingShingle |
Witicovski, Lilian Tavares, Sergio Freitas, Maria do Carmo PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO |
author_facet |
Witicovski, Lilian Tavares, Sergio Freitas, Maria do Carmo |
author_sort |
Witicovski, Lilian |
title |
PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO |
title_short |
PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO |
title_full |
PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO |
title_fullStr |
PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO |
title_full_unstemmed |
PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO |
title_sort |
projeto arquitetônico do berço ao berço |
description |
A aplicabilidade da sustentabilidade com conceitos da Análise do Ciclo de Vida nas disciplinas de arquitetura será relacionada às estratégias didático-pedagógicas para o alcance das competências pelo estudante e pelo acompanhamento do professor. A distribuição do conteúdo estruturado e proposto para desenvolver as competências nos estudantes e que vão avaliar a compreensão destes sobre projetos mais sustentáveis é inspirado na CEN EN 15804. A fase pós-operacional, relacionada ao estágio Além do Ciclo de Vida, possui uma abordagem do berço ao berço. Para isso, propõe-se um projeto arquitetônico para montagem e desmontagem desenvolvido na disciplina de Tecnologia da Construção III no ano de 2019, inserindo a prática em uma disciplina teórica. Para que ocorra mudanças reais, é fundamental uma aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade no processo projetual, uma vez que se faça uma adequação dos planos de ensino, das instalações dos ateliês e salas de estudos para que haja integração entre as habilidades manuais e as novas tecnologias possam ser efetivamente implementadas. Conclui-se que, ao inserir os conceitos de ACV no ensino de Arquitetura e Urbanismo, gradualmente, os estudantes teriam condições de desenvolver projetos mais sustentáveis, melhorando assim, as condições urgentes do planeta. Ao mesmo tempo, frisando a importância das questões ambientais e das necessidades dos usuários, não enfatizando apenas as questões mercadológicas. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28643 |
work_keys_str_mv |
AT witicovskililian projetoarquitetonicodobercoaoberco AT tavaressergio projetoarquitetonicodobercoaoberco AT freitasmariadocarmo projetoarquitetonicodobercoaoberco |
_version_ |
1766683641782468608 |