PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO

A aplicabilidade da sustentabilidade com conceitos da Análise do Ciclo de Vida nas disciplinas de arquitetura será relacionada às estratégias didático-pedagógicas para o alcance das competências pelo estudante e pelo acompanhamento do professor. A distribuição do conteúdo estruturado e proposto para...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Witicovski, Lilian, Tavares, Sergio, Freitas, Maria do Carmo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28643
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-28643
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-286432023-01-24T19:25:14Z PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO Witicovski, Lilian Tavares, Sergio Freitas, Maria do Carmo ensino de arquitetura; berço ao berço; projetos sustentáveis. A aplicabilidade da sustentabilidade com conceitos da Análise do Ciclo de Vida nas disciplinas de arquitetura será relacionada às estratégias didático-pedagógicas para o alcance das competências pelo estudante e pelo acompanhamento do professor. A distribuição do conteúdo estruturado e proposto para desenvolver as competências nos estudantes e que vão avaliar a compreensão destes sobre projetos mais sustentáveis é inspirado na CEN EN 15804. A fase pós-operacional, relacionada ao estágio Além do Ciclo de Vida, possui uma abordagem do berço ao berço. Para isso, propõe-se um projeto arquitetônico para montagem e desmontagem desenvolvido na disciplina de Tecnologia da Construção III no ano de 2019, inserindo a prática em uma disciplina teórica. Para que ocorra mudanças reais, é fundamental uma aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade no processo projetual, uma vez que se faça uma adequação dos planos de ensino, das instalações dos ateliês e salas de estudos para que haja integração entre as habilidades manuais e as novas tecnologias possam ser efetivamente implementadas. Conclui-se que, ao inserir os conceitos de ACV no ensino de Arquitetura e Urbanismo, gradualmente, os estudantes teriam condições de desenvolver projetos mais sustentáveis, melhorando assim, as condições urgentes do planeta. Ao mesmo tempo, frisando a importância das questões ambientais e das necessidades dos usuários, não enfatizando apenas as questões mercadológicas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-01-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto do Artigo application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28643 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 8 n. 1 (2023): Edição de Janeiro de 2023; 28-39 2448-296X 10.21680/2448-296X.2023v8n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28643/16677 Copyright (c) 2023 Lilian Witicovski, Sergio Tavares, Maria do Carmo Freitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Witicovski, Lilian
Tavares, Sergio
Freitas, Maria do Carmo
spellingShingle Witicovski, Lilian
Tavares, Sergio
Freitas, Maria do Carmo
PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO
author_facet Witicovski, Lilian
Tavares, Sergio
Freitas, Maria do Carmo
author_sort Witicovski, Lilian
title PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO
title_short PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO
title_full PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO
title_fullStr PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO
title_full_unstemmed PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO
title_sort projeto arquitetônico do berço ao berço
description A aplicabilidade da sustentabilidade com conceitos da Análise do Ciclo de Vida nas disciplinas de arquitetura será relacionada às estratégias didático-pedagógicas para o alcance das competências pelo estudante e pelo acompanhamento do professor. A distribuição do conteúdo estruturado e proposto para desenvolver as competências nos estudantes e que vão avaliar a compreensão destes sobre projetos mais sustentáveis é inspirado na CEN EN 15804. A fase pós-operacional, relacionada ao estágio Além do Ciclo de Vida, possui uma abordagem do berço ao berço. Para isso, propõe-se um projeto arquitetônico para montagem e desmontagem desenvolvido na disciplina de Tecnologia da Construção III no ano de 2019, inserindo a prática em uma disciplina teórica. Para que ocorra mudanças reais, é fundamental uma aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade no processo projetual, uma vez que se faça uma adequação dos planos de ensino, das instalações dos ateliês e salas de estudos para que haja integração entre as habilidades manuais e as novas tecnologias possam ser efetivamente implementadas. Conclui-se que, ao inserir os conceitos de ACV no ensino de Arquitetura e Urbanismo, gradualmente, os estudantes teriam condições de desenvolver projetos mais sustentáveis, melhorando assim, as condições urgentes do planeta. Ao mesmo tempo, frisando a importância das questões ambientais e das necessidades dos usuários, não enfatizando apenas as questões mercadológicas.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28643
work_keys_str_mv AT witicovskililian projetoarquitetonicodobercoaoberco
AT tavaressergio projetoarquitetonicodobercoaoberco
AT freitasmariadocarmo projetoarquitetonicodobercoaoberco
_version_ 1766683641782468608