Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos
Este trabalho refere-se às experiências compartilhadas durante o estágio em Ensino Fundamental I, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A experiência dividiu-se em momentos de observação e prática docente, nos quais f...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/28294 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-28294 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-282942022-06-30T10:59:47Z Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos Pinheiro Rosa, Alexandra Maria Estágio Curricular. Ensino e aprendizagem. EJA. Aula como acontecimento. Este trabalho refere-se às experiências compartilhadas durante o estágio em Ensino Fundamental I, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A experiência dividiu-se em momentos de observação e prática docente, nos quais foi possível refletir sobre os recursos pedagógicos utilizados tanto para a participação da turma quanto para avaliação da prática docente proporcionada, levando em consideração a proposta freireana de atuação na EJA. Os interlocutores principais dessa experiência foram Freire (1983, 2011); Ponte e Clark (2016), Geraldi (2010), entre outros, numa perspectiva de inclusão de uma leitura de mundo própria, a qual se contrapõem a negação de direitos vivenciada pelos sujeitos da EJA, e da compreensão da aula como acontecimento, respectivamente. Esse relato está dividido em três momentos, onde apresento o contexto da experiência e seus atores, as atividades desenvolvidas fazendo a interlocução com os autores e por fim, e as considerações acerca de uma experiência tão rica e necessária: o estágio curricular. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-06-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/28294 Cadernos de Estágio; v. 4 n. 1 (2022): Transições: tempos e saberes 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/28294/15808 Copyright (c) 2022 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Pinheiro Rosa, Alexandra Maria |
spellingShingle |
Pinheiro Rosa, Alexandra Maria Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos |
author_facet |
Pinheiro Rosa, Alexandra Maria |
author_sort |
Pinheiro Rosa, Alexandra Maria |
title |
Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos |
title_short |
Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos |
title_full |
Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos |
title_fullStr |
Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos |
title_full_unstemmed |
Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos |
title_sort |
educação de jovens e adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos |
description |
Este trabalho refere-se às experiências compartilhadas durante o estágio em Ensino Fundamental I, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A experiência dividiu-se em momentos de observação e prática docente, nos quais foi possível refletir sobre os recursos pedagógicos utilizados tanto para a participação da turma quanto para avaliação da prática docente proporcionada, levando em consideração a proposta freireana de atuação na EJA. Os interlocutores principais dessa experiência foram Freire (1983, 2011); Ponte e Clark (2016), Geraldi (2010), entre outros, numa perspectiva de inclusão de uma leitura de mundo própria, a qual se contrapõem a negação de direitos vivenciada pelos sujeitos da EJA, e da compreensão da aula como acontecimento, respectivamente. Esse relato está dividido em três momentos, onde apresento o contexto da experiência e seus atores, as atividades desenvolvidas fazendo a interlocução com os autores e por fim, e as considerações acerca de uma experiência tão rica e necessária: o estágio curricular. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2022 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/28294 |
work_keys_str_mv |
AT pinheirorosaalexandramaria educacaodejovenseadultosumaexperienciadeensinoeaprendizagementreadultos |
_version_ |
1766683795681968128 |