Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos

Este trabalho refere-se às experiências compartilhadas durante o estágio em Ensino Fundamental I, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A experiência dividiu-se em momentos de observação e prática docente, nos quais f...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pinheiro Rosa, Alexandra Maria
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/28294
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-28294
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-282942022-06-30T10:59:47Z Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos Pinheiro Rosa, Alexandra Maria Estágio Curricular. Ensino e aprendizagem. EJA. Aula como acontecimento. Este trabalho refere-se às experiências compartilhadas durante o estágio em Ensino Fundamental I, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A experiência dividiu-se em momentos de observação e prática docente, nos quais foi possível refletir sobre os recursos pedagógicos utilizados tanto para a participação da turma quanto para avaliação da prática docente proporcionada, levando em consideração a proposta freireana de atuação na EJA. Os interlocutores principais dessa experiência foram Freire (1983, 2011); Ponte e Clark (2016), Geraldi (2010), entre outros, numa perspectiva de inclusão de uma leitura de mundo própria, a qual se contrapõem a negação de direitos vivenciada pelos sujeitos da EJA, e da compreensão da aula como acontecimento, respectivamente. Esse relato está dividido em três momentos, onde apresento o contexto da experiência e seus atores, as atividades desenvolvidas fazendo a interlocução com os autores e por fim, e as considerações acerca de uma experiência tão rica e necessária: o estágio curricular. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2022-06-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/28294 Cadernos de Estágio; v. 4 n. 1 (2022): Transições: tempos e saberes 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/28294/15808 Copyright (c) 2022 Cadernos de Estágio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Pinheiro Rosa, Alexandra Maria
spellingShingle Pinheiro Rosa, Alexandra Maria
Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos
author_facet Pinheiro Rosa, Alexandra Maria
author_sort Pinheiro Rosa, Alexandra Maria
title Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos
title_short Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos
title_full Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos
title_sort educação de jovens e adultos: uma experiência de ensino e aprendizagem entre adultos
description Este trabalho refere-se às experiências compartilhadas durante o estágio em Ensino Fundamental I, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. A experiência dividiu-se em momentos de observação e prática docente, nos quais foi possível refletir sobre os recursos pedagógicos utilizados tanto para a participação da turma quanto para avaliação da prática docente proporcionada, levando em consideração a proposta freireana de atuação na EJA. Os interlocutores principais dessa experiência foram Freire (1983, 2011); Ponte e Clark (2016), Geraldi (2010), entre outros, numa perspectiva de inclusão de uma leitura de mundo própria, a qual se contrapõem a negação de direitos vivenciada pelos sujeitos da EJA, e da compreensão da aula como acontecimento, respectivamente. Esse relato está dividido em três momentos, onde apresento o contexto da experiência e seus atores, as atividades desenvolvidas fazendo a interlocução com os autores e por fim, e as considerações acerca de uma experiência tão rica e necessária: o estágio curricular.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2022
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/28294
work_keys_str_mv AT pinheirorosaalexandramaria educacaodejovenseadultosumaexperienciadeensinoeaprendizagementreadultos
_version_ 1766683795681968128