INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís

Para entender se São Luís - MA seria uma “cidade amiga da criança”, buscou-se por dados sobre a situação dos espaços urbanos locais, principalmente, no entorno de escolas municipais de ensino infantil em aglomerados subnormais. No entanto, não foi encontrada nenhuma informação a respeito; dentre os...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: LOPES, JANA MIRANDA MENDES, ROLAND, DIEGO VICTOR MOREIRA, COSTA, LYA RACHELL PEREIRA
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28085
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-28085
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-280852023-01-24T19:25:20Z INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís LOPES, JANA MIRANDA MENDES ROLAND, DIEGO VICTOR MOREIRA COSTA, LYA RACHELL PEREIRA Primeira infância; indicadores espaciais; aglomerados subnormais; espaços públicos; políticas públicas. Para entender se São Luís - MA seria uma “cidade amiga da criança”, buscou-se por dados sobre a situação dos espaços urbanos locais, principalmente, no entorno de escolas municipais de ensino infantil em aglomerados subnormais. No entanto, não foi encontrada nenhuma informação a respeito; dentre os dados voltados à primeira infância destacam apenas aspectos da saúde, da nutrição, da educação e da assistência social. Desse modo, decidiu-se realizar levantamentos para produzir dados próprios e gerar indicadores sobre a qualidade espacial urbana no entorno de algumas dessas escolas. Os levantamentos evidenciaram: calçadas inacessíveis e estreitas, ausência de espaços públicos para permanecer e brincar livremente, pouca arborização pública, e segurança viária deficiente. Notou-se, também, que a falta de diversidade de usos nos bairros não favorece uma ambiência segura. A análise dos resultados comprovou que os aglomerados subnormais de São Luís estão longe de serem acolhedores às crianças, uma vez que não apresentam qualidade nem segurança para o deslocamento delas até as escolas. A partir dessa experiência, percebeu-se a importância de se trabalhar com métricas e indicadores para tornar a realidade mais concreta, retratar uma situação num tempo e lugar específicos, e, assim, pressionar pela inserção da temática urbana nas políticas públicas para primeira infância. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-01-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto do Artigo application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28085 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 8 n. 1 (2023): Edição de Janeiro de 2023; 86-102 2448-296X 10.21680/2448-296X.2023v8n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28085/16681 Copyright (c) 2023 JANA MIRANDA MENDES LOPES, DIEGO VICTOR MOREIRA ROLAND, LYA RACHELL PEREIRA COSTA http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author LOPES, JANA MIRANDA MENDES
ROLAND, DIEGO VICTOR MOREIRA
COSTA, LYA RACHELL PEREIRA
spellingShingle LOPES, JANA MIRANDA MENDES
ROLAND, DIEGO VICTOR MOREIRA
COSTA, LYA RACHELL PEREIRA
INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís
author_facet LOPES, JANA MIRANDA MENDES
ROLAND, DIEGO VICTOR MOREIRA
COSTA, LYA RACHELL PEREIRA
author_sort LOPES, JANA MIRANDA MENDES
title INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís
title_short INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís
title_full INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís
title_fullStr INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís
title_full_unstemmed INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís
title_sort infâncias urbanas: o espaço público no entorno de escolas infantis em são luís
description Para entender se São Luís - MA seria uma “cidade amiga da criança”, buscou-se por dados sobre a situação dos espaços urbanos locais, principalmente, no entorno de escolas municipais de ensino infantil em aglomerados subnormais. No entanto, não foi encontrada nenhuma informação a respeito; dentre os dados voltados à primeira infância destacam apenas aspectos da saúde, da nutrição, da educação e da assistência social. Desse modo, decidiu-se realizar levantamentos para produzir dados próprios e gerar indicadores sobre a qualidade espacial urbana no entorno de algumas dessas escolas. Os levantamentos evidenciaram: calçadas inacessíveis e estreitas, ausência de espaços públicos para permanecer e brincar livremente, pouca arborização pública, e segurança viária deficiente. Notou-se, também, que a falta de diversidade de usos nos bairros não favorece uma ambiência segura. A análise dos resultados comprovou que os aglomerados subnormais de São Luís estão longe de serem acolhedores às crianças, uma vez que não apresentam qualidade nem segurança para o deslocamento delas até as escolas. A partir dessa experiência, percebeu-se a importância de se trabalhar com métricas e indicadores para tornar a realidade mais concreta, retratar uma situação num tempo e lugar específicos, e, assim, pressionar pela inserção da temática urbana nas políticas públicas para primeira infância.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2023
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28085
work_keys_str_mv AT lopesjanamirandamendes infanciasurbanasoespacopubliconoentornodeescolasinfantisemsaoluis
AT rolanddiegovictormoreira infanciasurbanasoespacopubliconoentornodeescolasinfantisemsaoluis
AT costalyarachellpereira infanciasurbanasoespacopubliconoentornodeescolasinfantisemsaoluis
_version_ 1766683641018056704