INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís
Para entender se São Luís - MA seria uma “cidade amiga da criança”, buscou-se por dados sobre a situação dos espaços urbanos locais, principalmente, no entorno de escolas municipais de ensino infantil em aglomerados subnormais. No entanto, não foi encontrada nenhuma informação a respeito; dentre os...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28085 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-28085 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-280852023-01-24T19:25:20Z INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís LOPES, JANA MIRANDA MENDES ROLAND, DIEGO VICTOR MOREIRA COSTA, LYA RACHELL PEREIRA Primeira infância; indicadores espaciais; aglomerados subnormais; espaços públicos; políticas públicas. Para entender se São Luís - MA seria uma “cidade amiga da criança”, buscou-se por dados sobre a situação dos espaços urbanos locais, principalmente, no entorno de escolas municipais de ensino infantil em aglomerados subnormais. No entanto, não foi encontrada nenhuma informação a respeito; dentre os dados voltados à primeira infância destacam apenas aspectos da saúde, da nutrição, da educação e da assistência social. Desse modo, decidiu-se realizar levantamentos para produzir dados próprios e gerar indicadores sobre a qualidade espacial urbana no entorno de algumas dessas escolas. Os levantamentos evidenciaram: calçadas inacessíveis e estreitas, ausência de espaços públicos para permanecer e brincar livremente, pouca arborização pública, e segurança viária deficiente. Notou-se, também, que a falta de diversidade de usos nos bairros não favorece uma ambiência segura. A análise dos resultados comprovou que os aglomerados subnormais de São Luís estão longe de serem acolhedores às crianças, uma vez que não apresentam qualidade nem segurança para o deslocamento delas até as escolas. A partir dessa experiência, percebeu-se a importância de se trabalhar com métricas e indicadores para tornar a realidade mais concreta, retratar uma situação num tempo e lugar específicos, e, assim, pressionar pela inserção da temática urbana nas políticas públicas para primeira infância. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2023-01-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto do Artigo application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28085 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 8 n. 1 (2023): Edição de Janeiro de 2023; 86-102 2448-296X 10.21680/2448-296X.2023v8n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28085/16681 Copyright (c) 2023 JANA MIRANDA MENDES LOPES, DIEGO VICTOR MOREIRA ROLAND, LYA RACHELL PEREIRA COSTA http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
LOPES, JANA MIRANDA MENDES ROLAND, DIEGO VICTOR MOREIRA COSTA, LYA RACHELL PEREIRA |
spellingShingle |
LOPES, JANA MIRANDA MENDES ROLAND, DIEGO VICTOR MOREIRA COSTA, LYA RACHELL PEREIRA INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís |
author_facet |
LOPES, JANA MIRANDA MENDES ROLAND, DIEGO VICTOR MOREIRA COSTA, LYA RACHELL PEREIRA |
author_sort |
LOPES, JANA MIRANDA MENDES |
title |
INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís |
title_short |
INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís |
title_full |
INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís |
title_fullStr |
INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís |
title_full_unstemmed |
INFÂNCIAS URBANAS: O espaço público no entorno de escolas infantis em São Luís |
title_sort |
infâncias urbanas: o espaço público no entorno de escolas infantis em são luís |
description |
Para entender se São Luís - MA seria uma “cidade amiga da criança”, buscou-se por dados sobre a situação dos espaços urbanos locais, principalmente, no entorno de escolas municipais de ensino infantil em aglomerados subnormais. No entanto, não foi encontrada nenhuma informação a respeito; dentre os dados voltados à primeira infância destacam apenas aspectos da saúde, da nutrição, da educação e da assistência social. Desse modo, decidiu-se realizar levantamentos para produzir dados próprios e gerar indicadores sobre a qualidade espacial urbana no entorno de algumas dessas escolas. Os levantamentos evidenciaram: calçadas inacessíveis e estreitas, ausência de espaços públicos para permanecer e brincar livremente, pouca arborização pública, e segurança viária deficiente. Notou-se, também, que a falta de diversidade de usos nos bairros não favorece uma ambiência segura. A análise dos resultados comprovou que os aglomerados subnormais de São Luís estão longe de serem acolhedores às crianças, uma vez que não apresentam qualidade nem segurança para o deslocamento delas até as escolas. A partir dessa experiência, percebeu-se a importância de se trabalhar com métricas e indicadores para tornar a realidade mais concreta, retratar uma situação num tempo e lugar específicos, e, assim, pressionar pela inserção da temática urbana nas políticas públicas para primeira infância. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/28085 |
work_keys_str_mv |
AT lopesjanamirandamendes infanciasurbanasoespacopubliconoentornodeescolasinfantisemsaoluis AT rolanddiegovictormoreira infanciasurbanasoespacopubliconoentornodeescolasinfantisemsaoluis AT costalyarachellpereira infanciasurbanasoespacopubliconoentornodeescolasinfantisemsaoluis |
_version_ |
1766683641018056704 |