A relação teoria e prática nas orientações de estágios curriculares em cursos de Licenciatura em Geografia

O texto apresenta uma compreensão de formação docente em Geografia que propiciebases teórico-práticas ao professor para que ele possa se instrumentalizar e formular propostas deensinar Geografia para que seus alunos tenham aprendizagem efetiva e transformadora. Para desenvolver as ideias, o texto in...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: de Souza Cavalcanti, Lana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/27582
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-27582
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-275822021-12-22T14:19:52Z A relação teoria e prática nas orientações de estágios curriculares em cursos de Licenciatura em Geografia de Souza Cavalcanti, Lana Formação e atuação docentes; Relação teoria-prática; Estágio Curricular; Ensino de Geografia. O texto apresenta uma compreensão de formação docente em Geografia que propiciebases teórico-práticas ao professor para que ele possa se instrumentalizar e formular propostas deensinar Geografia para que seus alunos tenham aprendizagem efetiva e transformadora. Para desenvolver as ideias, o texto inicia com argumentos a favor de princípios da formação docente comoum desenvolvimento profissional contínuo, que sustente um trabalho com autoria e autonomia. Otexto segue destacando a orientação de integração teoria e prática nessa formação, o que pode serfeito na formação inicial por um eixo articulador em torno da problematização da Geografia escolar.Para finalizar, são apresentados a síntese de uma compreensão do papel do Estágio Curricularnesse processo de formação inicial e as dificuldades para efetivá-lo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2021-12-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/27582 Cadernos de Estágio; v. 3 n. 2 (2021): Diálogos Formativos em Geografia 2763-6488 por https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/27582/15134 Copyright (c) 2021 Cadernos de Estágio
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author de Souza Cavalcanti, Lana
spellingShingle de Souza Cavalcanti, Lana
A relação teoria e prática nas orientações de estágios curriculares em cursos de Licenciatura em Geografia
author_facet de Souza Cavalcanti, Lana
author_sort de Souza Cavalcanti, Lana
title A relação teoria e prática nas orientações de estágios curriculares em cursos de Licenciatura em Geografia
title_short A relação teoria e prática nas orientações de estágios curriculares em cursos de Licenciatura em Geografia
title_full A relação teoria e prática nas orientações de estágios curriculares em cursos de Licenciatura em Geografia
title_fullStr A relação teoria e prática nas orientações de estágios curriculares em cursos de Licenciatura em Geografia
title_full_unstemmed A relação teoria e prática nas orientações de estágios curriculares em cursos de Licenciatura em Geografia
title_sort relação teoria e prática nas orientações de estágios curriculares em cursos de licenciatura em geografia
description O texto apresenta uma compreensão de formação docente em Geografia que propiciebases teórico-práticas ao professor para que ele possa se instrumentalizar e formular propostas deensinar Geografia para que seus alunos tenham aprendizagem efetiva e transformadora. Para desenvolver as ideias, o texto inicia com argumentos a favor de princípios da formação docente comoum desenvolvimento profissional contínuo, que sustente um trabalho com autoria e autonomia. Otexto segue destacando a orientação de integração teoria e prática nessa formação, o que pode serfeito na formação inicial por um eixo articulador em torno da problematização da Geografia escolar.Para finalizar, são apresentados a síntese de uma compreensão do papel do Estágio Curricularnesse processo de formação inicial e as dificuldades para efetivá-lo.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2021
url https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/27582
work_keys_str_mv AT desouzacavalcantilana arelacaoteoriaepraticanasorientacoesdeestagioscurricularesemcursosdelicenciaturaemgeografia
AT desouzacavalcantilana relacaoteoriaepraticanasorientacoesdeestagioscurricularesemcursosdelicenciaturaemgeografia
_version_ 1766683792029777920