A relação teoria e prática nas orientações de estágios curriculares em cursos de Licenciatura em Geografia

O texto apresenta uma compreensão de formação docente em Geografia que propiciebases teórico-práticas ao professor para que ele possa se instrumentalizar e formular propostas deensinar Geografia para que seus alunos tenham aprendizagem efetiva e transformadora. Para desenvolver as ideias, o texto in...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: de Souza Cavalcanti, Lana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/27582
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Descrição
Resumo:O texto apresenta uma compreensão de formação docente em Geografia que propiciebases teórico-práticas ao professor para que ele possa se instrumentalizar e formular propostas deensinar Geografia para que seus alunos tenham aprendizagem efetiva e transformadora. Para desenvolver as ideias, o texto inicia com argumentos a favor de princípios da formação docente comoum desenvolvimento profissional contínuo, que sustente um trabalho com autoria e autonomia. Otexto segue destacando a orientação de integração teoria e prática nessa formação, o que pode serfeito na formação inicial por um eixo articulador em torno da problematização da Geografia escolar.Para finalizar, são apresentados a síntese de uma compreensão do papel do Estágio Curricularnesse processo de formação inicial e as dificuldades para efetivá-lo.